Discurso durante a 189ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Discurso de despedida do Senado Federal.

Autor
Rodrigo Rollemberg (PSB - Partido Socialista Brasileiro/DF)
Nome completo: Rodrigo Sobral Rollemberg
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Discurso de despedida do Senado Federal.
Aparteantes
Ana Amélia, Ana Rita, Antonio Aureliano, Armando Monteiro, Casildo Maldaner, Cristovam Buarque, Eduardo Braga, Eduardo Suplicy, Flexa Ribeiro, Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2014 - Página 757
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • DESPEDIDA, MANDATO PARLAMENTAR, AGRADECIMENTO, FUNCIONARIOS, SENADO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), POVO, DISTRITO FEDERAL (DF), EX SENADOR, SATURNINO BRAGA, PAULO BISOL, JAMIL HADDAD, LIDER, MIGUEL ARRAES, EDUARDO CAMPOS, BANCADA, SENADOR, FAMILIA, COMENTARIO, VIDA PUBLICA, ORADOR, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, APROVAÇÃO, CODIGO FLORESTAL, BENEFICIO, ENTE FEDERADO, LEI GERAL, CONCURSO PUBLICO.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Senador Jorge Viana, prezado amigo. Agradeço a V. Exª. Agradeço ao Senador Mozarildo Cavalcanti pela gentileza de trocar a ordem de inscrição comigo. Cumprimento meus colegas Senadores e Senadoras. Cumprimento todos os servidores desta Casa, os jornalistas que cobrem esta Casa, todos aqueles que nos assistem pela TV Senado e nos ouvem pela Rádio Senado.

            Confesso, Senador Jorge Viana, que, neste momento, sou tomado de emoção e já de certa saudade desta Casa; Casa que me acolheu há quatro anos na condição de Senador. Como todos sabem, sou servidor, com muita honra, desta Casa, e os meus primeiros agradecimentos, profundos agradecimentos, são aos servidores desta Casa, de todos os setores desta Casa, que contribuíram para que eu pudesse representar, de forma adequada, a população do Distrito Federal. O Senado Federal tem um corpo funcional da maior qualidade, e, se eu puder dar uma sugestão aos novos Senadores que tomarão posse proximamente nesta Casa, digo: valorizem os servidores da Casa, valorizem os órgãos da Casa porque eles têm muito a contribuir para o sucesso dos mandatos.

            Quero agradecer, de forma especial, aos servidores do meu gabinete, que, com muita dedicação, muito espírito público, muito sacrifício pessoal, nos ajudaram a fazer este mandato até aqui e alcançar também essa vitória. Por eu ser um Senador de Brasília, nós temos uma característica diferente: aqui nós trabalhamos final de semana, nossos expedientes entram pela noite, sempre começam muito cedo e não têm hora para terminar. Portanto, faço aqui, de coração, profundo agradecimento aos servidores.

            Agradeço também ao Partido Socialista Brasileiro, aos militantes do Partido Socialista Brasileiro, que me honraram, Senador Mozarildo, partido único da minha vida; já completo quase 30 anos de filiação partidária e me sinto muito honrado por isso.

            E, de forma especial, Senador Casildo, agradeço a confiança da população do Distrito Federal. Quando criança, nesta cidade - e cresci junto com ela -, cidade tão generosa com todos os que vieram para cá, jamais imaginei que um dia seria Deputado Distrital, depois Deputado Federal, Senador e agora Governador do Distrito Federal. Agradeço essa confiança da população do Distrito Federal, pedindo a Deus, todos os dias, que me proteja, que me ilumine, que me inspire e me dê discernimento para que eu esteja sempre à altura da confiança dessa população.

            Não posso, neste momento, deixar de homenagear algumas pessoas que foram muito importantes na minha trajetória política. Alguns Senadores com quem tive a oportunidade de trabalhar, que me deram oportunidade de trabalhar, como o Senador Saturnino Braga, como o Senador José Paulo Bisol.

            De forma muito especial, muito especial mesmo, quero homenagear a memória do Senador Jamil Haddad, que me confiou a chefia do seu gabinete; aprendi muito com o espírito humanista do nosso querido e saudoso Jamil Haddad.

            Não posso deixar de reverenciar também a memória de Miguel Arraes. Miguel Arraes que foi o líder, foi o amigo inspirador e que me impressionava, apesar da idade avançada, estar sempre pensando no futuro, acreditando no futuro, formulando para o futuro.

            E também, com muita saudade, quero reverenciar a memória do querido companheiro, amigo, presidente e Líder Eduardo Campos, tão tragicamente morto neste processo eleitoral. Eduardo Campos que carregava consigo a esperança de muitos brasileiros e brasileiras que queriam construir um futuro melhor para o nosso País, um futuro de mudança.

            Nós, do Partido Socialista Brasileiro, temos uma responsabilidade muito grande: a responsabilidade de carregar esses legados, de Jamil Haddad, de Miguel Arraes, de Eduardo Campos, pelo que representaram na luta do nosso povo por dias melhores.

            Quero agradecer a cada uma e a cada um dos Senadores com quem tive o privilégio de conviver ao longo desses quatro anos. Aprendi muito. Aprendi muito, nessa convivência, com a experiência, com a sabedoria, com o espírito público dos Senadores.

            Relatei há pouco que, antes de tomar posse do meu mandato, fui ao Presidente Sarney e perguntei que conselho ele daria a um Senador de primeiro mandato. E S. Exª me disse, com sua experiência, que eu deveria passar 60 dias ouvindo. E assim fiz, Jorge Viana. E tenho certeza que foi valioso esse período de observação do perfil dos Senadores, da trajetória dos Senadores, que contribuiu muito para o exercício do mandato.

            Quero dizer que fiquei muito honrado com a indicação e apoio dos meus colegas para, já no primeiro ano de mandato, assumir a Presidência de uma das comissões que considero das mais importantes desta Casa, a Comissão de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, no momento fundamental desta Comissão, em que discutiríamos o novo Código Florestal Brasileiro.

            Nessa Comissão, além de termos tido a capacidade de trabalhar juntos com a Comissão de Agricultura, com a Comissão de Ciência e Tecnologia, com a Comissão de Constituição e Justiça, foi-nos possível examinar, com profundidade e com muito equilíbrio, um tema da maior importância para o futuro do Brasil.

     Essa Comissão, além de permitir-nos a possibilidade de trabalharmos juntos com a Comissão de Agricultura, com a Comissão de Ciência e Tecnologia, com a Comissão de Constituição e Justiça, permitiu-nos, com profundidade, examinar e, com muito equilíbrio, um tema da maior importância para o futuro do Brasil, construindo um texto equilibrado, que não era o texto dos meus sonhos - uma pessoa com um perfil ambientalista gostaria de um Código Florestal muito mais ambientalista -, mas aprendi que, nesta Casa, nós temos que buscar o equilíbrio: o equilíbrio entre opiniões, o equilíbrio entre os interesses legítimos dos diversos Estados da Federação. E tenho convicção absoluta de que o texto produzido na Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, o texto produzido no Senado Federal, foi o melhor possível para aquela correlação de forças. E até, Senador Jorge Viana, muitos daqueles que foram críticos do texto produzido no Senado reconheceram, em seguida, como esse texto representava um avanço após a Câmara dos Deputados e setores mais conservadores, representados ali na Câmara dos Deputados, promoverem transformações que desfiguraram o texto do Código Florestal produzido no Senado.

            Além do próprio produto do Código Florestal, eu tive a graça de obter, nas discussões do Código Florestal, outros produtos, talvez ainda mais importantes do que o próprio texto do Código Florestal, que foram as amizades que tive a oportunidade de fazer neste processo de discussões profundas, de discussões leais, em que as pessoas colocavam as suas posições com muita clareza. Nesse sentido, quero aqui registrar a contribuição dos dois Relatores dessa matéria, que se transformaram em dois grandes amigos, dois grandes conselheiros, dois ex-Governadores experientes e respeitados nos seus Estados e no País: amigo e companheiro Senador Jorge Viana; e amigo e companheiro Senador Luiz Henrique. Ali também tivemos a oportunidade, com os demais Senadores, de aprofundar a relação, de viajar pelo Brasil e de conhecer, com mais profundidade, a imensa diversidade deste País, diversidade preciosa, que devemos ter como valor dos mais importantes. E esta Comissão também teve o papel de preparar a participação do Brasil, ou de contribuir com a participação do Brasil na Rio+20.

            Tive a honra também de ter sido, ainda no primeiro ano de mandato, Coordenador da Bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional. E, com isso, buscamos trazer recursos significativos para ajudar o Distrito Federal a superar os enormes desafios que tem pela frente, que tinha pela frente.

            Agradeço, também, aos meus colegas de Partido: Senador Antonio Carlos Valadares, Senadora Lídice da Mata, Senador João Capiberibe, que me deram a honra de liderar a Bancada do Partido Socialista Brasileiro no Senado Federal, nesses últimos dois anos. É claro que, além da honra, a qualidade destes Senadores, o espírito público destes Senadores contribuíram muito para o exercício dessa minha missão de liderar o Partido Socialista Brasileiro no Senado, no momento em que o Partido construía uma candidatura a Presidente da República.

            Ouço, com alegria, o Senador Mozarildo Cavalcanti.

            O Sr. Mozarildo Cavalcanti (Bloco União e Força/PTB - RR) - Senador Rollemberg, o Senado perde um grande Senador. Conheci o trabalho de V. Exª, todos nós aqui acompanhamos o seu trabalho, que é determinado, sério, produtivo. Realmente o povo de Brasília estava muito bem representado, aqui no Senado, por V. Exª, mas acho que o povo ganhou mais ainda, ao ter V. Exª sido eleito Governador do Distrito Federal, porque não só com a sua seriedade, mas também com a sua competência e vontade de fazer, com certeza, vai permitir que o Distrito Federal viva um novo momento de prosperidade e de bem-estar social para toda a sua população. Portanto, quero deixar registrado, no seu pronunciamento, este meu aparte de aplausos e de desejo de sucesso à frente do Governo do Distrito Federal!

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Mozarildo Cavalcanti.

            Quero registrar, também, que, todas as vezes em que percebi ou que entendi que o processo democrático estava sendo ameaçado, busquei recorrer aos órgãos da Justiça, para prevalecer a democracia no nosso País. Foi assim que, ao entender que a ação do Congresso Nacional, na apreciação do projeto que buscava criar dificuldades para organização da Rede, Partido presidido pela ex-Ministra Marina Silva, fui ao Supremo Tribunal Federal. E entramos com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal, buscando interromper a apreciação daquele projeto.

            Perdemos no campo jurídico, depois de ganharmos uma liminar, mas tivemos uma vitória no campo político, porque, pela própria expressão de diversos Ministros, ao longo do julgamento, que disseram que não cabia ao Supremo Tribunal julgar preventivamente aquela matéria, sem dúvida, ela tinha como objetivo restringir a organização partidária de um determinado partido. Quis o destino, com o não registro pelo Tribunal Superior Eleitoral da Rede, que também coubesse a mim essa articulação para que a ex-Ministra Marina Silva na véspera do prazo eleitoral se filiasse ao Partido Socialista Brasileiro, compondo a chapa para Presidência da República junto com o nosso querido e saudoso companheiro Eduardo Campos.

            Mas quero dizer que alguns trabalhos realizados nesta Casa, em que apresentei mais 50 proposições, em que aprovei aqui no Senado mais de 10 proposições, honraram-me especialmente: o fato de ter sido Relator e ter aprovado, por unanimidade, a Lei Geral do Concurso Público.

            O Sr. Eduardo Braga (Bloco Maioria/PMDB - AM) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Com muita alegria, eu passo a palavra ao Líder do Governo, Senador Eduardo Braga. Em seguida, ao Senador Cristovam e ao Senador Casildo.

            O Sr. Eduardo Braga (Bloco Maioria/PMDB - AM) - Senador Rodrigo Rollemberg, primeiro, quero cumprimentá-lo pela sua eleição para o Governo do Distrito Federal. Tenho certeza de que V. Exª cumprirá, com competência, com dedicação, com transparência, com enorme compromisso com a verdade e com as causas sociais, o mandato que o povo do Distrito Federal, de forma brilhante, concedeu a V. Exª. Segundo, quero dizer da alegria que foi para mim, nos últimos quatro anos, poder ter convivido com V. Exª nesta Casa. Tive a oportunidade de conviver com V. Exª, ganhar a amizade e o respeito de V.Exª e, mais do que isso, podermos, juntos, encontrar soluções para problemas tão desafiadores. Eu estava a caminho do plenário, a caminho do Senado, ouvindo o discurso de V. Exª, quando eu o ouvia citar o Código Florestal. E, sem nenhuma dúvida, com V.Exª, Senador Jorge Viana, Senador Blairo Maggi, Senadora Kátia Abreu, entre outros tantos Senadores, nós conseguimos, com diálogo, com paciência, encontrando sempre a solução que era possível e, ao mesmo tempo, a melhor possível para o País, algo que muito poucos acreditavam, que era fazer com que nós pudéssemos votar um novo Código Florestal para o País que pudesse compreender, de um lado, a necessidade da conservação ambiental, da responsabilidade com o meio ambiente, com a natureza, com a floresta e, de outro lado, num país do agronegócio, garantir as condições para que a nossa economia pudesse prevalecer. Ali ficaram marcadas, de forma muita clara, a condução, a personalidade e a forma do político conduzir as coisas com a competência que lhe é peculiar. Por tudo isso, eu quero lhe abraçar e desejar sucesso na sua nova missão. Tenho certeza de que V. Exª contará com inúmeros amigos aqui no Senado da República e ao longo do caminho da nossa história política dentro do Senado ou fora do Senado. Portanto, conte com a nossa amizade, com o nosso carinho e com o nosso respeito. E que Deus o abençoe grandiosamente na nova missão!

(Soa a campainha.)

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Eduardo Braga, Líder do Governo. Eu quero lhe agradecer, Senador, agradecer ao Senador Eduardo Braga, agradecer ao Líder do Governo no Senado Federal pela sua compreensão, pelo seu apoio, não apenas ao Senador Rodrigo Rollemberg - e sempre tive de V. Exª o maior apreço, o maior respeito, a maior consideração e a maior atenção -, mas, especialmente, à população do Distrito Federal, ao Distrito Federal, unidade da Federação que eu represento e também V. Exª. E digo que, aqui, todos os Senadores são um pouco brasilienses, sempre muito sensíveis aos pleitos do Distrito Federal. Agradeço a V. Exª.

            Passo a palavra ao Senador Cristovam.

            O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Eu gostaria só de dizer, antes da palavra do Senador Cristovam, que eu fiz questão de estar aqui, presidindo, na hora em que o querido amigo Senador Rodrigo Rollemberg, hoje Governador eleito do Distrito Federal, pudesse estar usando da tribuna. E eu vou passar a Presidência para o Senador Anibal, mas eu queria, rapidamente, dizer: grande Senador Rodrigo Rollemberg, que foi uma honra enorme, primeiro, ter recebido a sua confiança da relatoria do Código Florestal, ter tido o privilégio da sua amizade pessoal, e das lutas aqui no Senado. Então, para mim, V. Exª me possibilitou, junto com o Senador Luiz Henrique e tantos outros, servir o meu País, com o seu trabalho, presidindo a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle.

            Estou certo, como morador de Brasília, de que, a partir do ano que vem, nós vamos ter um governador que não vai administrar Brasília. Conhecendo V. Exª, estou certo de que V. Exª vai cuidar de Brasília, que precisa de cuidado, como o povo que ocupa a Capital Federal também precisa. Então, todo o sucesso! Coloco-me à disposição.

            Foi aqui que busquei e consegui minha formação. Vou seguir sendo um Senador do Acre, da Amazônia, mas eu quero também fazer parte da Bancada de V. Exª como um Senador a serviço do seu governo e do Distrito Federal.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Jorge Viana. Não tenho dúvida disso. Sei que V. Exª é apaixonado pelo Distrito Federal, é um grande homem público e dará uma grande contribuição ao Distrito Federal - a população de Brasília agradece!

            Ouço o Senador Cristovam Buarque.

            O Sr. Cristovam Buarque (Bloco Apoio Governo/PDT - DF) - Senador Rodrigo Rollemberg, eu devo ser, talvez, o único aqui que não pode dizer para o senhor que lamenta a sua saída. Não posso dizer que lamento por duas razões. Primeiro, porque sou um pouco culpado da sua despedida hoje. Fiz parte daqueles que, desde o primeiro momento, articularam a sua candidatura, com o apoio do meu Partido à sua candidatura - foi o primeiro Partido a dar apoio -, participando da campanha, pedindo voto. Então, eu sou culpado da sua saída. Segundo, porque, como brasiliense, nós precisamos muito do senhor no Governo do Distrito Federal. A sua saída do Senado, que é, sem dúvida alguma, uma perda, será plenamente compensada pelo seu trabalho como Governador no Distrito Federal. Nessa campanha, o senhor representou a esperança: nem a continuação do desastroso Governo que nós temos - nesses últimos dias, está-se mostrando isso -, nem a volta de um passado que nos envergonhava tanto. Eu agradeço, como brasiliense, que o senhor tenha conduzido o processo eleitoral de uma maneira vitoriosa. V. Exª foi vitorioso de uma maneira muito brilhante. Agora, nós todos de Brasília esperamos o seu desempenho como Governador com muita esperança e com muita certeza de que vai fazer um grande governo. O senhor pode contar comigo aqui, como seu aliado, como aliado do Distrito Federal e, muito diretamente, como um aliado do seu governo. Então, muito obrigado por estar saindo do Senado para assumir esta missão que o Distrito Federal lhe confia.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Cristovam Buarque. Sem dúvida, V. Exª tem dado uma grande contribuição ao Distrito Federal, e não será diferente. A partir de agora, eu conto com V. Exª, com as suas críticas, com as suas sugestões, com as suas formulações para que possamos efetivamente melhorar a qualidade de vida da população do Distrito Federal.

            Ouço o Senador Casildo Maldaner e, em seguida, a Senadora brasiliense, Senadora Ana Amélia.

            O Sr. Casildo Maldaner (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Meu caro amigo, Senador Rollemberg, eu ouvia, no depoimento de V. Exª, o nome de alguns Senadores, como citou; sem falar do Sarney, que conheci como menino; do Jamir Andrade; do Bisol, gaúcho. Lembro do Saturnino Braga. Fomos colegas aqui no Senado - Saturnino Braga, do Rio, um grande economista, respeitado no Brasil. V. Exª fez referências a ele. V. Exª, aí no PSB, ajudou a fundar o Partido, nesses anos todos, pela ligação com o neto de Miguel Arraes, Eduardo Campos. Do Miguel Arraes eu posso testemunhar e dizer isso. Quando vim, no início dos anos 1980, para a Câmara dos Deputados, na época eu era do MDB - e eram os partidos que existiam, só os dois -, da direção. Eu era secretário, fui eleito secretário da executiva nacional do nosso Partido, sob a presidência do Ulysses Guimarães. Nós tínhamos, como um dos vice-presidentes, participavam Pedro Simon e também Miguel Arraes na executiva do nosso Partido. Miguel Arraes como Deputado Federal, na época, naquele início. E essa convivência toda... Fico feliz que V. Exª começou a seguir os passos, a defender o grande neto, uma das esperanças do Brasil, Eduardo Campos. E V. Exª aguentou, foi levando; depois, com a Marina, sem dúvida alguma. E quero destacar um outro fato: quando voltei para o Senado, há quatro anos, V. Exª era Senador e foi um dos que me recepcionou - tive a honra -, na casa do nosso amigo, velho amigo, o advogado Julio Valente, na residência dele, com a presença também de outro grande engenheiro agrônomo, Dr. Donizete Tokarski, cujo filho é um grande representante da OAB no Brasil - por sinal, ele está aqui, o Igor Tokarski, que já foi goleiro até na Turquia, na juventude da OAB aqui de Brasília. Então, fiquei tão feliz, naquela noite, de o amigo ir lá para me receber de volta aqui no Senado! E aí, depois, de promoverem, os colegas Senadores, Blairo Maggi e tantos outros, as grandes festas das exposições, aqui no PAD-DF, do Agronegócio. Aí, fui ver como é carinhoso, como o pessoal gosta do Rollemberg. E aí começaram a falar: “Esse homem vai longe”. Porque ele chegava, não dava para andar, porque todo mundo queria abraçá-lo, queria segurá-lo. Não deu outra! Tinha que ser isso aí mesmo: virou governador. Um abraço, Rollemberg. Tenha sucesso nesse governo! Um grande abraço a você.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Casildo Maldaner. V. Exª relembra um momento muito especial realmente, de pessoas muito queridas, ali representadas pelo Igor Tokarski.

            V. Exª também é uma pessoa muito querida aqui no Distrito Federal, especialmente no PAD-DF, onde V. Exª tem parentes, gaúchos e catarinenses, que mantêm a tradição rural.

            Eu tive a honra de um dia, durante a realização de uma Agrobrasília, levar sete Senadores do Brasil para conhecer um outro lado de Brasília. As pessoas pensam muito em Brasília apenas como a Esplanada, como uma cidade administrativa, mas Brasília é uma cidade também com uma diversidade grande, com suas diversas características, nas suas diversas cidades e, também, no meio rural. Tenho certeza de que todos ficaram muito impressionados com aquela feira tecnológica e com uma agricultura de alta precisão, extremamente tecnificada e de alta produtividade.

            Ainda esta semana, diziam-me que a agricultura do Distrito Federal - embora sejamos uma unidade da Federação pequena - é a terceira mais produtiva do Brasil.

            A Senadora Ana Amélia, a quem também vou conceder um aparte, ao longo desses quatro anos, além de ser uma Senadora extremamente assídua e presente, sempre defendeu os interesses da população do Distrito Federal. Não foram poucas as vezes em que a Senadora Ana Amélia assumiu a tribuna para cobrar do governo do Distrito Federal medidas para melhorar a qualidade de vida da nossa gente.

            A Senadora Ana Amélia também é uma pessoa muito querida aqui, com muitos laços antigos aqui no Distrito Federal.

            Quero dizer, Senadora Ana Amélia, que quero continuar tendo V. Exª aqui como uma fiscal do governo do Distrito Federal, chamando a atenção para os problemas, criticando os problemas, ajudando-nos a construir soluções, porque tenho certeza de que V. Exª, como muitos dos Senadores desta Casa, tem um profundo amor, um profundo carinho, um profundo compromisso com a nossa cidade, e nós queremos aproveitar isso até o fim.

            Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Maioria/PP - RS) - Caro Senador, nosso Governador Rodrigo Rollemberg, quero desejar-lhe boa sorte. Os desafios que V. Exª enfrentará no comando da nossa Capital são enormes, muito grandes. Desejo, então, boa sorte; conte com os seus colegas aqui em todas as matérias. E, como nós temos discutido nesta Casa a questão federativa, conte conosco nesse esforço. Estados, Municípios e o Distrito Federal, como ente federado também, vivem uma situação de dificuldade financeira aguda. E nós percebemos também as deficiências que a nossa situação urbana em Brasília está vivendo hoje, na área da saúde, na área da educação. Queria lhe agradecer por dois momentos especiais. O primeiro foi ter-nos levado, a mim e outros Senadores, ao Centro de Ensino Especial no Distrito Federal. Acho que V. Exª emocionou todos nós - a mim particularmente. Eu já fiz uma visita ao Centro de Ensino Especial 02, que é uma demonstração de grande envolvimento do setor público do Distrito Federal com a educação especial. Acho que aquelas professoras, aqueles alunos e aquelas famílias merecem uma atenção e terão a prioridade de V. Exª - todos têm o maior carinho. O novo Senador que chegará aqui, o Senador Reguffe, e o Senador Cristovam darão esse grande apoio. Outro momento foi quando V. Exª me convidou para integrar também a comitiva de Senadores para visitar o PAD-DF, a feira agrícola, a exposição agrícola do PAD-DF. Então, na mesma Capital, que é o centro do poder, ao lado da Capital, há um centro de produção agropecuária de excelência, de agricultura de alta precisão. Tivemos também, ao longo do debate do Código Florestal, um intenso ativismo. Quero dizer a V. Exª que, ao desejar-lhe sucesso, estamos aqui de portas abertas para continuar apoiando o colega Senador, que agora terá pela frente o desafio de comandar o destino da nossa Capital. Moro hoje no Noroeste, que é um bairro novo da cidade, mas que tem muitos problemas. Um deles é o transporte coletivo para as pessoas que ali trabalham - os empregados domésticos, os diaristas, os operários das muitas obras que ainda há ali. Quero dizer a V. Exª que, quando vi os seus problemas, pensei: bom, num segundo momento, eu falo com o senhor sobre o transporte coletivo para os moradores do Noroeste. Mas o carinho que todos têm pelo senhor ali naquela região é muito grande. Sabemos que na hora certa V. Exª cuidará do nosso Parque Burle Marx, da Água Mineral e do nosso bairro, o Noroeste. Será muito bem-vindo, caro Governador, nosso colega Rodrigo Rollemberg.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senadora Ana Amélia. Tenha certeza disso, mas eu quero aqui registrar, Senadora Ana Amélia, a profunda admiração que tenho por V. Exª. Profunda admiração! Eu, como eu disse aqui, procurei, ao longo desses quatro anos, observar muito os Senadores, prestar muita atenção nos Senadores, e de V. Exª eu sempre disse: a Senadora Ana Amélia é uma Senadora impecável. Eu agradeço a V. Exª.

            V. Exª me emocionou agora ao me lembrar, ao recordar a nossa visita ao Centro de Ensino Especial 01 de Brasília, quando estávamos discutindo o Plano Nacional de Educação e quando estava em debate o fim das escolas especiais. Ali V. Exª se emocionou, como todos nós nos emocionamos com aquela apresentação, e bastava uma visita àquela escola para ter a convicção absoluta de que nós estávamos corretos; que nós devemos, sim, ampliar as escolas inclusivas, mas que também há determinados tipos de deficiências, de pessoas com deficiência que hoje as escolas não estão preparadas para receber, e esses Centros de Ensino Especial desenvolvem um trabalho da maior importância para essas pessoas. E vencemos! Com o apoio do Senador Pedro Simon, de outros Senadores e do Senador Cyro Miranda, Presidente da Comissão, que nos acompanhou, conseguimos manter no Plano Nacional de Educação o apoio aos Centros de Ensino Especial. V. Exª pode ter certeza de que eles terão, no nosso governo, um carinho especial.

            Agradeço muito a V. Exª. Eu sempre digo que a Senadora Ana Amélia é brasiliense, embora tenha sido eleita pelo Rio Grande do Sul. Nós não abriremos mão dessa Senadora brasiliense. Muito obrigado, Senadora Ana Amélia.

            Ouço com muita alegria o meu amigo, amigo de muitos anos, também brasiliense, com uma vida profundamente vinculada ao Distrito Federal, Senador Aureliano.

            O Sr. Antonio Aureliano (Bloco Minoria/PSDB - MG) - Meu caro amigo fraterno, Exmº Senador do Distrito Federal, estou muito feliz, assim como o povo brasileiro e o povo brasiliense; muito feliz com tudo o que tem acontecido com a vida do Senador Rodrigo Rollemberg, que começou como Deputado Distrital, foi Deputado Federal, Senador da República e, agora, Governador eleito do Distrito Federal. Quero dizer, meu caro Rodrigo, que V. Exª chega ao governo do Distrito Federal num momento difícil, mas extraordinário. Por quê? Porque o povo brasiliense soube reconhecer aquele que se preparou, durante esse tempo todo, de maneira honesta, competente e dando demonstração clara a todo o povo do Distrito Federal da capacidade que ele tem e terá. E fará com segurança um grande governo do Distrito Federal; a história nos indica isso, porque V. Exª tem serviços prestados. Eu diria que, neste momento, estamos em terra arrasada, mas V. Exª é a fênix. Nós vamos ressurgir Brasília com a sua administração. Evidentemente, o povo do Distrito Federal saberá ajudá-lo e saberá compreender o início e as dificuldades, que são intrínsecas de um governo que sucede um governo que não soube administrar e não soube ordenar o processo; como bem falou o Senador Jorge Viana, não soube cuidar do Distrito Federal. Meu caro Rodrigo, estou muito satisfeito, muito feliz com a esperança. Preocupado no que se refere à saúde do amigo e às dificuldades que vai enfrentar no sentido de perseverar, cuidar muito bem da saúde, perseverar na luta permanente, que V. Exª sempre teve pelos seus ideais, com correção e dignidade. V. Exª é um exemplo não só para o Distrito Federal, mas para o Brasil inteiro, como homem público decente, um homem público que todo o povo brasileiro se orgulha muito. E não posso deixar, neste momento, de lembrar o seu pai, Dr. Armando, que está junto com o nosso querido Rodrigo, no céu; a D. Teresa e os 12 outros irmãos vivos, sérios e competentes, que tanto orgulham esse irmão que aí está e que, tenho certeza, fará por Brasília, e depois pelo Brasil, muito, com muita correção, honestidade e amor. Parabéns, meu caro Rodrigo.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, meu querido amigo, Senador Antonio Aureliano.

            V. Exª sabe a alegria e a felicidade que fiquei quando V. Exª assumiu o mandato de Senador. Somos amigos de muitos anos. Essa admiração é hereditária. Já tinha pelo seu pai uma grande admiração, como um homem probo, correto, honesto, de posições muito firmes, e tivemos a oportunidade de viver na juventude, em Brasília ou em Aracaju, momentos muito especiais. Tenho por V. Exª uma profunda admiração.

            Saiba que o Distrito Federal conta com V. Exª. V. Exª já serviu ao Distrito Federal em outras ocasiões. E o Distrito Federal conta com seu talento, seu compromisso, seu espírito público, para que possamos enfrentar e superar os imensos desafios.

            Ouço, com muita alegria, o Senador Eduardo Suplicy. 

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Caro Senador Rodrigo Rollemberg, cumprimento-o pelo seu trabalho aqui no Senado. Nestes quatro anos em que convivemos, V. Exª demonstrou sempre um interesse enorme por quase todos os temas que aqui temos tratado, a exemplo da questão do Código Florestal, da visão de como progredirmos, sempre com a visão da sustentabilidade, mas, ao mesmo tempo, de construirmos um Brasil justo e onde todas as pessoas possam ter efetiva participação, serem ouvidos e terem o direito à vida com dignidade. É importante que V. Exª possa, agora, estar administrando, tendo obtido a confiança do povo do Distrito Federal, em uma eleição bastante disputada. V. Exª venceu no segundo turno, sabe perfeitamente que sou do Partido dos Trabalhadores, V. Exª disputou com o atual Governador, e disputou com respeito ao Partido dos Trabalhadores, mas foi vencedor, nós o respeitamos por isso. E quero colocar-me à disposição de estar sempre trocando ideias e proposições com V. Exª e desejo sucesso em poder administrar o Distrito Federal e essa capital maravilhosa que orgulha tanto os brasileiros e que poderá se tornar cada vez mais bela, acolhedora e com a melhor qualidade de vida para todos os que aqui residem, inclusive nós que temos vivido aqui pelo tempo em que somos representantes do povo. Meus cumprimentos e boa sorte a V. Exª.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Eduardo Suplicy, eu não tenho dúvida de que V. Exª fará muita falta ao Senado, pelo que V. Exª representa.

            V. Exª que também se tornou, ao longo desses anos, um brasiliense muito integrado à vida da cidade, muito respeitado, muito querido, pela população do Distrito Federal e nós temos esse privilégio, de termos essas pessoas com todos esses talentos, todas essas competências, que se apegaram à Brasília, e pode ter certeza, Senador Eduardo Suplicy, que Brasília não abrirá, jamais, mão da colaboração, da contribuição que V. Exªs poderão dar ao futuro desta cidade.

            Quero agradecer a oportunidade da convivência. Aprendi muito com V. Exª, com o seu estilo sereno, tranquilo, mas sempre muito firme na defesa das suas posições, sempre posições que convergem com o interesse da população brasileira.

            Ouço, com muita alegria, as palavras do Ministro, Senador e Ministro, Armando Monteiro.

            O Sr. Armando Monteiro (Bloco União e Força/PTB - PE) - Meu caro Senador Rodrigo Rollemberg, quero, neste momento em que V. Exª se despede aqui da Casa e que vai assumir uma missão muito importante, tributar a V. Exª o meu respeito. Acompanhei aqui a sua presença no Senado, a sua trajetória, o seu trabalho parlamentar e V. Exª conquistou, com muita justiça, a imagem de um político sério, de um político que vai renovar as práticas e que, com certeza, fará, aqui no Distrito Federal, um grande trabalho. Então, queria formular a V. Exª os melhores votos, queria dizer que nessa nova missão que me foi reservada estarei sempre à disposição de V. Exª para que possamos, no interesse do Distrito Federal, interagir. Quero, ao final, dizer que todos os seus pares aqui, tenho certeza, desejam que V. Exª e tenho certeza de que V. Exª desempenhará muito bem essa missão. Receba, portanto, o meu abraço.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Armando Monteiro, por suas palavras, por sua amizade. Quero dizer também do meu respeito por V. Exª. V. Exª, que mora, morou no Distrito Federal, mesmo antes de ser Senador, como Presidente da Confederação Nacional da Indústria, permita-me aqui falar, já como Governador diplomado pelo Tribunal Regional Eleitoral, para dizer do nosso desejo de termos uma parceria muito grande com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, no sentido de fazer com que Brasília possa cumprir as suas vocações de se transformar num grande centro de alta tecnologia, de ter na ciência, na tecnologia, na inovação, no turismo, na área de serviços, na economia criativa, sustentáculos para um novo modelo de desenvolvimento.

            Brasília precisa exercer essas vocações, essa é uma exigência. Não podemos concorrer com economia tradicional. Essas são vocações da cidade. Queremos construir um ambiente de empreendedorismo e de inovação. Não tenho dúvida de que V. Exª poderá dar uma grande contribuição com seus conhecimentos, com sua sabedoria e com o seu Ministério.

            Senador Flexa Ribeiro.

            O SR. PRESIDENTE (Anibal Diniz. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Torcedor do Paysandu.

            O Sr. Flexa Ribeiro (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Verdade, Presidente Anibal. Senador Rodrigo Rollemberg, eu não poderia deixar de estar aqui hoje para ouvir o seu discurso de despedida. Eu diria de um até breve, porque o mandato de Governador é de oito anos - quatro mais quatro - e depois tem o Senado, em seguida. Então, é um até breve que V. Exª está aqui dando a todos nós. Eu lembro que, em todas as vezes que nós nos encontrávamos nos corredores ou nas comissões, eu sempre dizia que V. Exª seria Governador de Brasília. Já o tratava como Governador. E o povo de Brasília está de parabéns por ter eleito V. Exª para essa nova missão. Todos nós aqui aprendemos, no convívio com V. Exª, a admirá-lo. V. Exª foi um Senador que conquistou a amizade de todos pela sua lealdade. Divergimos em alguns projetos, mas sabíamos da sua posição de forma leal, tratando as coisas com a maior transparência possível, pela honradez de V. Exª, pela forma como V. Exª exerceu o mandato aqui, por esses quatro anos, defendendo o Brasil e Brasília com determinação. Eu sei que o Senado perde um grande Senador, mas Brasília ganha um grande Governador. Então, que Deus o abençoe nessa nova missão! Pode considerar a mim como o quarto Senador de Brasília para ajudá-lo naquilo que estiver sob a minha competência. Conte comigo.

            O SR. PRESIDENTE (Anibal Diniz. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - O quinto, porque o quarto ele já anunciou que é a Senadora Ana Amélia.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senador Flexa.

            Na verdade, Presidente Anibal Diniz, são muitos os Senadores do Distrito Federal. Eu diria que todos os Senadores do Brasil são Senadores do Distrito Federal, porque todos nós representamos a Capital de todos os brasileiros. Por isso é que Brasília, justamente, corretamente, tem um tratamento diferenciado na Federação brasileira.

            Mas, Senador Flexa, quero agradecer a sua amizade. V. Exª sempre foi um bom amigo neste Senado e, de fato, pouco tempo depois de nos conhecermos, V. Exª já dizia que eu seria governador do Distrito Federal. Portanto, acho que detém algum poder de premonição.

            Agradeço a V. Exª o carinho e a amizade. Conte com a gente aqui no Distrito Federal!

            Ouço com muita alegria a amiga Senadora Ana Rita.

            A Srª Ana Rita (Bloco Apoio Governo/PT - ES) - Senador Rodrigo Rollemberg, neste momento, quero parabenizá-lo pela sua eleição e desejar sucesso nessa nova missão, que é governar o Distrito Federal. Que Deus o abençoe para que possa exercer esse mandato com muita dignidade. Mas também quero dar o meu testemunho da sua dedicação aqui no Senado Federal. Tive a oportunidade de estar na Comissão de Meio Ambiente sob a sua presidência, nos dois primeiros anos do meu mandato aqui no Senado Federal. Sei da sua dedicação, especialmente no período da discussão do Código Florestal, que foi um período de muitas reuniões, de muitas discussões, de muitas audiências públicas, e V. Exª cumpriu um papel muito importante. Então, parabenizo V. Exª pelo brilhante trabalho que fez aqui e desejo sucesso, boa sorte, que Deus o abençoe no próximo mandato como governador. Com certeza, o Distrito Federal ficará bastante honrado com o seu trabalho, com a sua dedicação. Que Deus o abençoe, sucesso, um Feliz Natal e um ano-novo de muitas realizações!

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito obrigado, Senadora Ana Rita, pelas suas palavras carinhosas, pela convivência. V. Exª sempre foi uma grande defensora dos direitos humanos e, nessa área, fizemos grandes parcerias. Assim, agradeço muito esse convívio e a oportunidade de conhecê-la neste trabalho legislativo.

            Não vou me alongar porque sei que há outros Senadores também querendo fazer as suas despedidas. Mas quero registrar alguns momentos que considerei importantes na minha atuação legislativa parlamentar: sou responsável pela relatoria e autoria do substitutivo da Lei Geral dos Concursos Públicos; também a relatoria e autoria do substitutivo aprovado por unanimidade em todas as comissões que transitou, que cria o marco civil das organizações do terceiro setor com o poder público, instrumento da maior importância, na nossa opinião, para a transparência e para que o Estado possa fazer parcerias com as organizações do terceiro setor.

            Também a aprovação da proposta de emenda à Constituição que reduz o número de assinaturas para os projetos de iniciativa popular, como a Lei da Ficha Limpa, facilitando a participação popular no processo legislativo, bem como as modificações nas regras do FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste), que garantiu ao Distrito Federal mais de R$500 milhões por ano.

            Não posso deixar de agradecer, neste sentido, ao Senador José Pimentel e ao Senador Walter Pinheiro, que foram muito importantes nessa articulação que trouxe benefícios para o Distrito Federal.

            Procurei ser austero ao longo deste mandato. Não usei, em nenhum momento, recursos de verba indenizatória por parte do nosso gabinete. Mas quero dizer que poderia ser cômodo para mim continuar por mais quatro anos no Senado Federal. Mas, como uma pessoa apaixonada pelo Distrito Federal, uma pessoa que reconhece a generosidade do Distrito Federal, que jamais teria em qualquer outro lugar do Brasil as oportunidades que tive no Distrito Federal, eu me sentiria omisso ou covarde diante dos cenários que se apresentavam no Distrito Federal se não me apresentasse como candidato a governador.

            Procuramos nos preparar para isso, ainda no início de 2013, criando 12 núcleos temáticos para estudar com profundidade o Distrito Federal, com o apoio da comunidade científica, do setor produtivo, da sociedade civil. Realizamos 5 seminários regionais para ouvir a população na construção de um programa de governo, ouvindo mais de 1,6 mil pessoas nesse processo.

(Soa a campainha.)

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) -Fomos a Pernambuco conhecer o modelo de gestão do então Governador Eduardo Campos. E contamos também com o apoio do Movimento Brasil Competitivo, porque sabíamos que as eleições no Distrito Federal seriam decididas pela trajetória dos candidatos e pelas propostas que apresentassem e que efetivamente melhorassem a qualidade de vida da população.

            Sabemos que os desafios são imensos, as dificuldades são enormes. Mas elas não são maiores do que a nossa disposição de servir ao Distrito Federal.

            Eu me lembro, Senador Anibal, quando fui candidato pela primeira vez, ainda Deputado Distrital, em 1990, e peguei um caderninho em que as pessoas faziam suas mensagens. A primeira mensagem foi escrita e assinada por minha mãe. Ela dizia: “Quem não vive para servir não serve para viver”.

            É com o desejo de servir, é com a disposição de servir ao Distrito Federal que me apresentei candidato a governador, e é com esse desejo de servir ao Distrito Federal que tomarei posse no dia 1º de janeiro.

            Sonho com uma cidade em que as mães tenham creches perto de casa para levar seus filhos, tenham escolas em tempo integral de boa qualidade. Sonho com uma cidade de paz, de tranquilidade, em que as pessoas gastem menos tempo da sua casa para o trabalho, do trabalho para as suas casas; em que as pessoas sejam atendidas com atenção e com dignidade nos hospitais e nos centros de saúde. Sonho com uma cidade democrática, com atividades de esporte, de cultura e de lazer para toda a população.

            E tenham convicção absoluta de que isso é possível. Confio na capacidade de realização da população do Distrito Federal. Confio na solidariedade da população do Distrito Federal. Tenho certeza de que ninguém faz nada sozinho, mas tenho certeza de que, com a população do Distrito Federal, construiremos uma nova forma de viver, construiremos um ambiente de empreendedorismo, de inovação, de melhoria da qualidade de vida do nosso povo.

            Neste momento de despedida, encerro agradecendo e reverenciando a memória de meu pai, Armando Rollemberg, que nos educou pelo exemplo. Agradeço a todos os irmãos com que tenho a oportunidade de conviver e com quem aprendo muito - aqui está um presente, meu irmão mais velho, Armando Rollemberg. Em nome dele, agradeço a todos os irmãos. Um agradecimento especial à minha mãe, uma pessoa que, aos 83 anos, é uma mulher moderna e que também que nos incentiva, é uma conselheira permanente. E agradeço de forma especial...

(Soa a campainha.)

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) -...à minha companheira, Márcia, que soube compreender todos os momentos de ausência, sempre dedicada à causa pública. Agradeço também aos meus filhos, Gabriela, Ícaro e Pedro Ivo, pela compreensão desses momentos. Eles também sabem que as nossas eventuais ausências de casa significam o nosso compromisso, a proximidade com a população do Distrito Federal, buscando compartilhar os problemas e resolvê-los.

            Agradeço, Senador Anibal, mais uma vez, pedindo a Deus que nos proteja, nos ilumine e nos dê discernimento, para que estejamos sempre à altura da confiança da população do Distrito Federal. Muito agradecido a todos vocês, muito agradecido e honrado pela confiança da população do Distrito Federal. Estou confiante de que enfrentaremos, com a participação da população, os desafios e os superaremos, construindo um Distrito Federal melhor e fazendo com que seja exemplo de políticas públicas ousadas, inovadoras, sustentáveis que sirvam de referência para o Brasil.

            Muito obrigado.

            O SR. PRESIDENTE (Anibal Diniz. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Rollemberg, Governador já diplomado, V. Exª iniciou seu pronunciamento pedindo sabedoria. Acredito que o governante preocupado e consciente da sua responsabilidade não tem nada mais importante a pedir a Deus que sabedoria, assim fez Salomão, que a teve em abundância.

            Então, que Deus abençoe a sua vida e o seu governo e lhe conceda muita sabedoria para conduzir, de maneira acertada, o Governo de Brasília, do DF. Aqui está a Capital de todos os brasileiros e todos nós torcemos que Brasília dê certo e que o seu governo seja muito bem-sucedido, porque a voz do povo é a voz de Deus. Se o povo decidiu pela eleição de V. Exª ao Governo do Distrito Federal, que tenha V. Exª as bênçãos que já teve do povo e tenha também as bênçãos de Deus, para fazer um bom governo para o povo de Brasília e para o povo de todo o Brasil, que sempre passa por Brasília, a Capital de todos os brasileiros.

            O SR. RODRIGO ROLLEMBERG (Bloco Apoio Governo/PSB - DF) - Muito agradecido. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2014 - Página 757