Pela Liderança durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação de apoio à candidatura do Senador Jorge Viana à Vice-Presidência do Senado; e outros assuntos.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Manifestação de apoio à candidatura do Senador Jorge Viana à Vice-Presidência do Senado; e outros assuntos.
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
ATIVIDADE POLITICA:
Aparteantes
Jorge Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 04/02/2015 - Página 664
Assuntos
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • REGISTRO, APOIO, JORGE VIANA, SENADOR, MOTIVO, CANDIDATURA, VICE-PRESIDENTE, SENADO, CONGRATULAÇÕES, RENAN CALHEIROS, REELEIÇÃO, PRESIDENTE.
  • ANUNCIO, POSSE, OMAR AZIZ, SENADOR, CARGO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD).
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, SENADOR, MOTIVO, DIALOGO, POPULAÇÃO.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, primeiro, queria dizer da minha satisfação, da minha alegria de estar aqui mais uma vez, na tribuna do Senado, no começo de mais uma Legislatura.

            Tivemos uma eleição - eu queria aproveitar para parabenizar o Senador Renan pela sua eleição - e hoje vamos ter a continuação das eleições, em que vamos escolher os demais cargos da Mesa.

            Eu, pessoalmente, gosto muito dessa disputa de Mesa. Eu fui Presidente da assembleia do meu Estado por quatro mandatos, guardadas as proporções aqui, na época em que o Governador Jorge Viana dirigia o nosso Estado. Esse clima de eleição eu acho muito legal.

            Eu queria aproveitar aqui a oportunidade - até porque ele está presente -, porque estou vendo entendimento do Bloco, e o Senador Jorge Viana deverá ser candidato a Vice-Presidente do Senado. E são públicas e notórias as nossas divergências. Lá no Acre, nós temos nossas divergências políticas - tanto com o Senador Jorge Viana, como também com o Governador Tião Viana. E os respeito muito, somos da mesma geração. Mas as nossas divergências políticas são pequenas diante do cargo que o Senador Jorge Viana pleiteia, e espero que V. Exª tenha sucesso.

            É um cargo que coloca o nosso Estado... E, com certeza, orgulha a todos os acrianos. O senhor será Vice-Presidente do Senado da República; é um cargo republicano. E nós, lá no Acre, com certeza, o povo acriano vai se orgulhar muito.

            E as nossas divergências vão continuar. E é bom que continuem; a democracia é isso. Eu tenho o meu ponto de vista, e os senhores lá, o PT do Acre, defendem os seus pontos de vista e as suas propostas. Lógico, lá o debate é duro e muito duro, mas V. Exª pode ter certeza - estou declarando o meu voto aqui: se V. Exª conseguir viabilizar o seu nome nessa composição que nós vamos ter, V. Exª pode ter certeza de que contará com o meu voto.

            O Sr. Jorge Viana (PT - AC. Fora do microfone.) - Senador Sérgio Petecão, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) - Com certeza, Senador Jorge Viana.

            O Sr. Jorge Viana (PT - AC) - Eu queria, Sr. Presidente, Senador Fernando Bezerra, cumprimentá-lo, dar as boas-vindas. Passei, ainda há pouco, a Presidência a V. Exª, uma homenagem ao povo de Pernambuco, à sua trajetória de vida política por conta do legado que V. Exª já traz quando chega e assume um mandato no Senado Federal. Eu queria agradecer ao Senador Sérgio Petecão pelas palavras, pela declaração de voto. Obviamente, estou sendo indicado pelo meu Partido para ocupar, junto com o Presidente Renan e com outros colegas que haveremos de escolher no dia de hoje, a Mesa Diretora da Casa. Penso que o gesto de V. Exª é aquele que a boa política acolhe: separar, de fato, as divergências que temos. Desde que chegamos aqui, eu mesmo tomei a iniciativa...

(Soa a campainha.)

            O Sr. Jorge Viana (PT - AC) - ... de procurar V. Exª para dizer: “nós aqui somos colegas Senadores, temos os mesmos direitos, as mesmas obrigações, e, de minha parte, não haverá nenhum outro senão a não ser uma boa relação”. Obviamente, temos procurado fazer isso, e tem sido muito bom.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC) - Obrigado.

            O Sr. Jorge Viana (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Agora temos a chegada do colega Gladson Cameli, que também deverá receber de nossa parte o mesmo acolhimento. De minha parte, eu só quero agradecer a confiança e dizer que, de fato, se eleito para essa nobre missão de Vice-Presidente do Senado, a responsabilidade é de bem representar este Plenário, o povo do Acre, da Amazônia e lutar pelo Brasil. Então, faço questão de agradecer esse gesto político de V. Exª. Já tivemos boas atuações juntos no Acre, V. Exª dirigiu a Assembleia quando eu era governador; nunca fui parlamentar, não pude votar nas eleições da Assembleia,...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Jorge Viana (PT - AC) - ... mas também dei minha parcela de contribuição e sou grato por essa maneira de V. Exª estar tornando pública uma posição que eu sei que será ouvida pelo Plenário, vinda com a autoridade de quem é de um partido de oposição ao trabalho que fazemos no Acre, ao grupo político que nós representamos no Acre. Isso, de alguma maneira, passa uma mensagem muito positiva de que a política tem que ser feita assim: com debate, com divergência, mas, quando alguns interesses estão colocados, temos que procurar a melhor das convergências. Na hora do Acre, não há divergência na nossa Bancada. Parabéns! Se eleito, quero fazer deste mandato um mandato também que fica à disposição de V. Exª e do outro representante acriano, o Senador Gladson Cameli.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) - Senador Jorge Viana, sempre tenho dito que, acima dos interesses políticos e partidários, estão os interesses da nossa população.

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) - Quero reiterar que, se Deus quiser, vai dar certo o seu pleito, junto com sua Bancada.

            Eu queria aproveitar para dizer que o meu Partido está indicando também o meu nome para que possamos disputar espaço na Mesa. Então, se eu puder contar com o seu voto, ficarei muito satisfeito.

            Sr. Presidente, eu também queria aproveitar esta oportunidade para que fique registrado nos Anais da Casa que hoje estamos passando a Liderança do PSD para o Senador Omar Aziz. O Senador Omar Aziz, que foi Governador do Estado do Amazonas, é um amigo particular, uma pessoa pela qual tenho um carinho muito grande. Com certeza, o Senador Omar Aziz...

(Interrupção do som.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) - O Senador Omar Aziz, à frente da direção do PSD, na Liderança do PSD, aqui na Casa, fará um excelente trabalho. Então, eu queria desejar boa sorte ao nosso novo Líder.

            Também quero dizer da satisfação e da alegria de conviver, nesse pouco tempo que estamos juntos aqui, com meu amigo Hélio José, Senador pelo Distrito Federal. Com todo o respeito aos gabinetes dos Senadores, eu acho que o gabinete hoje mais agitado é o gabinete do Senador Hélio José. Há cheiro de povo ali, é um gabinete cheio. Ele me disse que ali é a rodoviária de Brasília, mas aquilo ali lembra muito meu comitê lá no Acre, lembra muito a minha casa. As pessoas frequentam muito o meu gabinete lá no Acre e também a minha residência.

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) - Com esse seu jeito simples, com esse seu jeito humilde, é para mim motivo de muito orgulho e de muita alegria estar junto com o senhor aqui no Senado Federal.

            E também há aqui o nosso Senador Otto Alencar, baiano. Tive o prazer de conhecê-lo também. É uma pessoa que me conquistou na primeira conversa que tive com ele. Ele tem uma experiência maravilhosa, foi Vice-Governador da Bahia e tem uma bagagem grande na política. Eu pedi ao Senador Otto, que tem uma relação muito próxima com o PT da Bahia, que ele tocasse no coração daqueles petistas lá do Acre, para que eles fossem mais generosos, menos perseguidores.

            Aproveito para finalizar aqui...

(Soa a campainha.)

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (PSD - AC) - ... e dizer algo ao nosso Presidente Gilberto Kassab, que hoje ocupa uma pasta importante no Governo, que é o Ministério das Cidades. É público e notório que eu sempre disse que eu não votei na Presidente Dilma - eu votei para Presidente em Aécio Neves, lá no meu Estado; e ganhamos a eleição com Aécio Neves no Estado -, mas sou um soldado do Partido: no que eu puder fazer para ajudar na gestão do Presidente do Partido, do nosso Ministro Gilberto Kassab, no Ministério das Cidades, um Ministro importante do Governo Dilma, nós vamos estar aqui prontos, prontos!

            Eu queria aqui, mais uma vez, parabenizar o nosso Líder maior. Com todo respeito às lideranças da Região Amazônica, hoje eu tenho no nosso Líder Omar Aziz uma das maiores lideranças não do Amazonas, mas da Região Amazônica. Então, sucesso, Omar, e que Deus o ajude nessa nova empreitada.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/02/2015 - Página 664