Pela ordem no Senado Federal

*Comentário sobre a retirada do nome S. Exª. da disputa de cargo na Mesa Diretora do Senado.

Autor
Paulo Bauer (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Paulo Roberto Bauer
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • *Comentário sobre a retirada do nome S. Exª. da disputa de cargo na Mesa Diretora do Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 05/02/2015 - Página 86
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APOIO, CONFIANÇA, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), MOTIVO, INDICAÇÃO, ORADOR, CARGO, MESA DIRETORA, SENADO, COMENTARIO, RETIRADA, NOME, VOTAÇÃO, AVISO, AUMENTO, ATUAÇÃO, OPOSIÇÃO, FISCALIZAÇÃO, GOVERNO FEDERAL.

            O SR. PAULO BAUER (PSDB - SC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu quero inicialmente me manifestar dizendo aos colegas Senadores do PSDB da minha gratidão pela confiança e pela demonstração de apreço que orientou a sugestão do meu nome para disputar e para participar da Mesa como 1º Secretário.

            Segundo, quero dizer a V. Exª e a todos que considero muito importante participar da atividade política exercendo o mandato de Senador. Temos nesta Casa, Presidente Renan, um ex-presidente da República; nós já tivemos três. Temos nesta Casa mais de 20 ex-governadores; não sei quantos ex-vice-governadores como eu próprio; não sei quantos ex-prefeitos de capital e ministros. Esta, sem dúvida nenhuma, é a Casa mais elevada da democracia e da política brasileira, e o não é apenas no Brasil, como é em todo o mundo.

            Esta Casa, Sr. Presidente, já foi presidida por um ilustre catarinense chamado Nereu Ramos, que, com o mandato de Presidente do Senado da República, assegurou o cumprimento das regras democráticas e deu posse a Juscelino Kubitschek, depois de uma grande crise institucional que o País vivia no momento. Esta Casa, Sr. Presidente, é a Casa que vira espelho para todos os poderes legislativos do País, as 27 assembleias legislativas e as mais de 5 mil câmaras de Vereadores se inspiram naquilo que enxergam e veem acontecer aqui. Se aqui existem ilustres brasileiros, se aqui existem homens experientes, se aqui existem homens com milhões de votos que os elegeram e os trouxeram até aqui, certamente no dia de hoje não estamos sendo espelho para ninguém; certamente no dia de hoje não estamos honrando exemplos como o de Nereu Ramos; certamente hoje não estamos comemorando aquilo que fizemos no ano passado como resposta à voz das ruas; certamente não estamos honrando hoje aqui aquilo que nós praticamos no último domingo, votando uns no Luiz Henrique, como eu, e outros em V. Exª, resultado que foi respeitado num primeiro momento por todos os seus pares nesta Casa, como foi na eleição anterior.

            Eu quero dizer a V. Exª, eu tenho apreço pelo poder, pelo governo, tenho apreço pelas oportunidades e posições que podemos ocupar na política, mas, acima de tudo, tenho amor a minha gente, ao meu povo e a Santa Catarina. E, em nome desse amor ao meu povo, em nome desse amor a Santa Catarina, em nome do amor que tenho pela democracia, eu não participarei desta eleição como candidato indicado pelo meu Partido e declino da oportunidade de participar da Mesa Diretora, dizendo a V. Exª e a todos que estão aqui que, agora, sim, nós vamos experimentar o que é verdadeiramente uma oposição numa Casa Legislativa que tem obrigação de dar respostas ao povo brasileiro num momento em que o Governo não cumpre a sua parte, num momento em que o povo vê seus direitos trabalhistas e sociais serem desrespeitados, num momento em que a crise e a corrupção tomam conta do País. Nós vamos estar aqui, os Líderes de oposição, os grandes brasileiros que somos, sem dúvida nenhuma, para dizer não, quando, cada vez, o Governo fizer este Plenário e este Poder se subjugar às suas vontades, e para dizer não para os esquemas e as formas engendradas para a busca do poder pelo poder, que sejam contestadas.

            Retiro o meu nome e desejo aos que vierem a integrar a Mesa que tenham muito cuidado e muita responsabilidade na sua atitude e no seu trabalho, porque nós estaremos vigilantes pelos próximos dois anos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/02/2015 - Página 86