Discurso durante a 14ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

*Apresentação de requerimento para inserção em ata de um voto de pesar pelo falecimento de Maria Helena Gregori, ex-presidente da FUNDACENTRO.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • *Apresentação de requerimento para inserção em ata de um voto de pesar pelo falecimento de Maria Helena Gregori, ex-presidente da FUNDACENTRO.
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2015 - Página 57
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, INSERÇÃO, ATA, VOTO DE PESAR, MORTE, EX PRESIDENTE, FUNDAÇÃO CENTRO NACIONAL DE SEGURANÇA HIGIENE E MEDICINA DO TRABALHO (FUNDACENTRO), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

            O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero aproveitar a oportunidade que V. Exª me dá para comunicar à Casa que estou apresentando um requerimento de inserção em ata de um voto de pesar pelo falecimento da Srª Maria Helena Gregori, que ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2015, e apresentação de condolências a sua família.

            Maria Helena Gregori foi, em toda a sua vida, uma militante das causas mais nobres que já foram objeto de mobilização política, social, cultural no Brasil. O centro da sua atividade foi, a vida toda, a defesa dos direitos humanos, a defesa da democracia, da liberdade, mesmo nas circunstâncias mais difíceis em que o nosso povo vivia oprimido por uma ditadura sangrenta.

            Maria Helena nunca, nunca, nunca recusou a sua participação em manifestações corajosas, tomou a frente de inúmeros movimentos. A sua casa e de seu marido José Gregori era um ponto de convergência na luta pela democracia, no acompanhamento da delicada transição do Brasil da ditadura para a democracia, na construção da democracia.

            Ela trabalhou no gabinete da Prefeita Luiza Erundina, como assessora de direitos humanos da Prefeitura de São Paulo, e trabalhou também com o Presidente Fernando Henrique Cardoso e com Dona Ruth Cardoso, sempre com a sua militância lúcida, corajosa e generosa, voltada para esses temas.

            Eu estive na missa de sétimo dia em sufrágio da alma de Maria Helena Gregori, e ali se viam pessoas de todos os horizontes políticos e ideológicos, mas que professavam o culto da defesa intransigente dos direitos humanos como valor fundamental da vida.

            De modo que, com muito pesar, eu encaminho a V. Exª este requerimento para que ele seja inserido na ata da nossa sessão.

            Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2015 - Página 57