Pronunciamento de Cássio Cunha Lima em 11/02/2015
Pela ordem durante a 7ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
*Esclarecimentos sobre a necessidade da suspensão da sessão para apreciação do texto da Medida Provisória.
- Autor
- Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
- Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- *Esclarecimentos sobre a necessidade da suspensão da sessão para apreciação do texto da Medida Provisória.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/02/2015 - Página 344
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, PAULO PAIM, SENADOR, PRESIDENTE, SESSÃO, ACOLHIMENTO, PEDIDO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ASSUNTO, MANUTENÇÃO, ACORDO, INTERSTICIO, VOTAÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), MOTIVO, NECESSIDADE, APRECIAÇÃO, MELHORAMENTO, TEXTO.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, primeiro quero cumprimentar V. Exª pela disciplina absoluta de permanecer à frente da presidência dos trabalhos e agradecer, de forma pública, a gentileza, que lhe é peculiar, de comunicar a esta Liderança e à Casa a suspensão da sessão em decorrência da manifestação da oposição em preservar o acordo firmado anteriormente, no que diz respeito ao interstício para votação das medidas provisórias.
Como temos a sessão televisionada e é crescente o número de brasileiros que acompanham a transmissão da TV Senado, apenas desejo esclarecer que essa postura da oposição é um zelo, um cuidado que estamos tendo para que não sejamos atropelados com medidas provisórias que muitas vezes trazem temas diversos - aquilo que nós denominamos de contrabando -, e o Senado não tem tempo sequer de conhecer o conteúdo e o teor integral dessas medidas, o que, naturalmente, fere a nossa atribuição legislativa. Tivemos momentos de a medida provisória ser lida e, na mesma sessão, ser votada, com temas os mais diversos. Portanto, a oposição, em nome do PSDB, felicita V. Exª pela condução dos trabalhos.
Estaremos aqui amanhã, na sessão de debates, estaremos na sexta-feira. Já na quarta-feira de cinzas, à tarde, em nome do PSDB, também estarei presente à sessão, para que possamos manter essa discussão de todos os temas que interessam à sociedade brasileira, porque será essa a pauta do PSDB, que é sempre vinculada às aspirações e às preocupações graves do nosso povo em relação à economia, à crise energética, à crise de abastecimento de água, ao aumento de combustível, ao aumento de tarifa de energia, enfim, toda a surpresa que o povo brasileiro vem tendo com o pós-posse.
A Presidente da República fez uma campanha apontando o dedo para o Senador Aécio Neves, dizendo que, se Aécio fosse eleito, juros teriam crescimento, tarifa de energia iria aumentar, e assim sucessivamente. Foi exatamente o que ela fez - e muitos deixaram de votar em Aécio porque acreditaram naquilo que foi dito na campanha eleitoral pela Presidente Dilma.
Portanto, vamos manter esse debate. A sociedade brasileira vive um momento muito especial, e o PSDB não se furtará a discutir os problemas do Brasil e, sobretudo, a defender o nosso povo.
Cumprimento V. Exª pela postura sempre responsável, ética, suprapartidária, apartidária, que tem caracterizado sua condução como Presidente desta Casa.