Discurso durante a Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

*Cobrança ao Itamaraty para que tome as devidas providências no sentido de fornecer os carimbos para a documentação dos estudantes que estudam na Bolívia e em Cuba.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • *Cobrança ao Itamaraty para que tome as devidas providências no sentido de fornecer os carimbos para a documentação dos estudantes que estudam na Bolívia e em Cuba.
Publicação
Publicação no DSF de 12/02/2015 - Página 352
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COBRANÇA, ITAMARATI (MRE), FORNECIMENTO, ASSINATURA, REGISTRO, DOCUMENTAÇÃO, ESTUDANTE, INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, CUBA, COMENTARIO, SITUAÇÃO, DIFICULDADE, ALUNO.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Sem revisão do orador.) - Presidente Jorge, é apenas para fazer um registro.

            Eu queria também registrar aqui a presença do Prefeito James, como o senhor já registro, e também a do Deputado Estadual Jairo de Carvalho, que é do glorioso PSD do nosso Estado.

            Mas o meu registro aqui seria, Presidente, para que o Itamaraty tomasse providências. Eu tenho certeza de que as pessoas também têm procurado V. Exª, como procuram os nossos Deputados Federais e os nossos Senadores, para que o Itamaraty carimbe a documentação dos estudantes que estudam na Bolívia e em Cuba.

            Só para dar ideia: hoje o pessoal do meu gabinete chegou às 6 horas da manhã para colher aqueles carimbos - eles distribuem uma senha, só há uma pessoa atendendo. Hoje, as pessoas têm que chegar às 7 horas da noite. Agora imagine, por exemplo, o nosso Estado, as pessoas que vêm lá do Acre: como essas pessoas vão ter acesso a esses carimbos? Nós temos uma estrutura aqui, disponibilizei pessoas do meu gabinete para cuidarem somente disso e não estamos conseguindo.

            Então, fica o meu apelo aqui para que o Itamaraty possa dar um tratamento diferenciado a essas pessoas que têm procurado aquela instituição. Hoje, é de se lamentar: as pessoas estão dormindo na fila! Elas chegam às 5 horas da manhã e não conseguem mais pegar as fichas - estão distribuindo apenas 80 fichas.

            Amanhã, mandarei uma pessoa chegar às 7 horas da noite - vai passar a noite toda - para poder resolver a situação dos documentos daqueles alunos que estudam na Bolívia, em Cuba - o nosso caso - e em outros países.

            O Itamaraty precisa, urgentemente, tomar as providências, porque o tratamento que está dando às pessoas que o procuram é inadequado. É uma falta de respeito para com o cidadão.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/02/2015 - Página 352