Discurso durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Zezéu Ribeiro.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Zezéu Ribeiro.
Publicação
Publicação no DSF de 26/02/2015 - Página 598
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de fazer um registro que é para nós, e para mim, particularmente, Senador Renan, muito difícil. Perdemos, hoje, um companheiro de jornada. Alguém, Senador Magno, com quem tive oportunidade de começar a minha vida parlamentar na Câmara de Vereadores. O companheiro Zezéu Ribeiro, nosso eterno companheiro da luta urbana, de todo um desafio - era uma figura humana sensacional, que não conseguiu vencer essa batalha, e veio a falecer no dia de hoje.

            Senadora Lídice da Mata, o período em que V. Exª era, inclusive, Prefeita da cidade de Salvador foi quando nós experimentamos o primeiro sentido coletivo de bancada. Eu, o Zezéu e o Zilton Rocha, naquele momento, na Bancada do PT, tivemos uma experiência de convivência, mostrando que era possível, ainda que até disputando o mesmo mandato, conviver em harmonia e integração, sempre no espírito agregador, produzido pelo companheiro Zezéu Ribeiro, que nos deixa um legado histórico e, principalmente, a relação. E falo muito mais de um companheiro de vida do que de um companheiro de partido.

            Agora há pouco minha assessora disse: “A nota é que perdemos um companheiro de Partido.” Não! Eu perdi um companheiro de jornada.

            A Bíblia, Malta, ensina-nos que, às vezes, há amigos mais chegados que irmãos, e Zezéu era um desses amigos, que, com certeza, ficará marcado para sempre na história de nossas vidas. Ele deu a sua contribuição, no Parlamento Federal, como Deputado. Estava atualmente no Tribunal de Contas do Estado, e nos deixa, Senador Renan, é uma perda muito grande.

            Jovem... Zezéu, na realidade, ultrapassou a faixa dos 65 anos - portanto, para os tempos de hoje, extremamente jovem. E a gente perde um grande, mas um grande companheiro que, efetivamente, não conseguiu enfrentar a doença nesse período mais árduo da sua vida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/02/2015 - Página 598