Pela ordem durante a 17ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*Apreensão com a greve dos caminhoneiros; E outro assunto.

.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • *Apreensão com a greve dos caminhoneiros; E outro assunto.
POLITICA INTERNACIONAL:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 26/02/2015 - Página 600
Assuntos
Outros > TRANSPORTE
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • APREENSÃO, GREVE, MOTORISTA PROFISSIONAL, CAMINHÃO, MOTIVO, PREJUIZO, ARRECADAÇÃO, IMPOSTOS, DEFESA, NECESSIDADE, REAJUSTE, PREÇO, OLEO DIESEL, FRETE.
  • DEFESA, NECESSIDADE, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES (CRE), OBJETIVO, CONVOCAÇÃO, EMBAIXADOR, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, RELATORIO, SITUAÇÃO POLITICA.

            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco Maioria/PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Presidente Renan, tenho duas preocupações. Eu penso que essa questão da greve dos caminhoneiros, embora eu tenha informação de que houve uma reunião no Ministério dos Transportes, com o Ministro dos Transportes, da Agricultura e também o Ministro Miguel Rossetto, a impressão que tenho, depois, é que isso talvez não seja suficiente para resolver o problema.

            É claro que vamos ter que aguardar, mas acho que o Senado teria que ter... No meu Estado, por exemplo, nós estamos com um problema: os frigoríficos já deixam de abater. A Cooperativa Aurora deixou de abater. Por quê? Porque não têm como escoar. Então, são Estados produtores e também correndo o risco de desabastecimento. Então, acho que aqui, de alguma forma, nós tínhamos de estar monitorando. A impressão que tenho é que o Governo não tem o alcance da dificuldade que isso vai trazer para o País. É uma coisa extremamente complicada esse bloqueio.

            No meu Estado, por exemplo, o Governador está anunciando a redução do ICMS. É um esforço para baratear o custo do óleo diesel. Para todo caminhoneiro, sobretudo o autônomo, 60% do custo é com combustível. E essa questão do frete, essa conta não está fechando. Daí por que o movimento é espontâneo e está se ampliando no País. Então, eu acho que seria importante - nós vamos ter agora as comissões que vão se formar -, que pudéssemos acompanhar.

            Na reunião de hoje, à exceção do Senador Blairo Maggi, que participou muito mais como um empresário dessa área de grãos do que como Parlamentar, não tenho notícias de que houvesse participação de Parlamentares. E nós temos Parlamentares em condição de tentar intermediar e mediar essa que me parece... Porque, a cada dia desse apagão, o custo, o prejuízo do País é muito grande. Nós vamos sentir isso, os Estados vão sentir isso na arrecadação já no final deste mês. Isso é fundamental.

            E, para encerrar, quero me somar ao que disse o Senador Romero Jucá nessa questão de criar uma subcomissão dentro da Comissão de Relações Exteriores, para que possamos acompanhar.

            Acho que seria importante trazer o Embaixador do Brasil na Venezuela, para que ele relatasse, na Comissão de Relações Exteriores, realmente o que está acontecendo lá. Acho que o Embaixador brasileiro, lá na Venezuela, tem condições de dar um raio X de corpo inteiro da real situação pela qual está passando a Venezuela.

            Muito obrigado a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/02/2015 - Página 600