Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Relato da participação de S. Exª em audiência com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, a respeito do Porto de Cabedelo, na Paraíba.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PESCA E AQUICULTURA:
  • Relato da participação de S. Exª em audiência com o Ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, a respeito do Porto de Cabedelo, na Paraíba.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2015 - Página 382
Assunto
Outros > PESCA E AQUICULTURA
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO, PESCA, OBJETIVO, DISCUSSÃO, ASSUNTO, POSSIBILIDADE, MODERNIZAÇÃO, AMPLIAÇÃO, LOCAL, PORTO DE CABEDELO, ESTADO DA PARAIBA (PB), COMENTARIO, IMPORTANCIA, PORTO, MOTIVO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srs. Senadores, quero aproveitar esta oportunidade para relatar um pouco a respeito da audiência que tive, ontem, com o Ministro da Pesca, Helder Barbalho, a respeito do Porto de Cabedelo.

            O nosso porto, na cidade de Cabedelo, é o mais oriental do continente latino-americano, portanto, o mais próximo da Europa. Inaugurado em 1908, já tem mais de 100 anos de fundação - portanto, um porto muito antigo. E lá, com o ministro e a sua equipe, ficou acertado que, nos próximos 15 dias, o ministro vai deslocar uma equipe técnica de engenheiros e pessoas especializadas nessa área portuária, para fazer uma avaliação das possibilidades de melhoria, de modernização e de ampliação do Porto de Cabedelo. Já está em andamento um processo de revitalização, feito em convênio com o Exército Brasileiro. Mas é apenas uma melhoria, não é o que realmente nós queremos e o que o povo da Paraíba quer, espera e precisa.

            Nós conversamos com o ministro e sua equipe a respeito de um projeto antigo, a respeito do Porto de Cabedelo, em que foi feito um planejamento que seria ideal: a instalação de um porto pesqueiro internacional nas proximidades do Porto de Cabedelo, inclusive com a instalação de alguns estaleiros para a manutenção de toda a frota do Atlântico, frota internacional. Seria um ponto de parada para repouso das tripulações, reabastecimento, construção de navios pesqueiros, reforma e manutenção desses navios. O ministro ficou muito entusiasmado.

            Conversamos também a respeito de fazer um trabalho em conjunto com o Ministério do Turismo, porque é fundamental que o Porto de Cabedelo seja modernizado, o seu calado seja aprofundado - atualmente é de oito metros - e passe para onze ou treze metros de profundidade, para receber grandes navios cargueiros e grandes transatlânticos, que são importantíssimos para o turismo da Paraíba e do Nordeste. Ele ficou também de entrar em contato com o próprio Ministro do Turismo, para fazer um trabalho conjunto, mas, independente disso, o ministro já aceitou um convite de minha parte, e com certeza, nos próximos 30 dias, Sr. Presidente, ele visitará o Porto de Cabedelo para ver, pessoalmente, o potencial e as possibilidades que aquele porto oferece.

            Existe já um projeto concluído de modernização do Porto de Cabedelo, que demandaria um investimento de R$320 milhões. É um investimento relativamente barato para uma obra de tamanha importância social, econômica e política. Portanto, não é nada de extraordinário, é um investimento perfeitamente viável, que pode ser feito mesmo no Brasil, num ano de crise como a que estamos atravessando e vamos atravessar. O ano de 2015 será um ano de ajuste fiscal e, sem dúvida, será a base para a retomada do crescimento econômico em 2016.

            Temos certeza de que o futuro será mais promissor. A Paraíba será prestigiada com benefícios do atual Governo, para que o povo da Paraíba sinta-se satisfeito e recompensado pela votação que deu à nossa Presidenta.

            Obrigado, Sr. Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito bem, Senador Raimundo Lira, pelo seu pronunciamento, fortalecendo os investimentos do seu Estado, principalmente no Porto de Cabedelo. Percebo que é um Estado bonito, de uma gente generosa, que me concedeu o título de cidadão daquele Estado na oportunidade em que eu estive lá.

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Que honra, Senador Paim. V. Exª sabe que, na Revolução de 1930, que nasceu no Rio Grande do Sul, o primeiro Estado brasileiro que se solidarizou com o Rio Grande do Sul foi exatamente a nossa pequena Paraíba.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Um dado histórico importante.

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Portanto, existe essa relação histórica de fundamental importância.

            E apenas para rememorar, na década de 60, quando era Governador do Estado da Paraíba o Ministro João Agripino, um grande estadista paraibano, a Paraíba era o maior exportador de abacaxi in natura do Brasil e, talvez, do mundo. Saíam de Cabedelo grandes cargueiros com abacaxi, principalmente para a Argentina. Hoje, esse tipo de exportação é impossível porque o abacaxi in natura não aguenta mais um percurso tão longo, em função da evolução dos fungos e doenças que são próprias da agricultura.

            Mas Cabedelo já foi um porto importante. Já fomos também o maior exportador de sisal do Brasil. Quando chegou essa era da modernização, de exportação de produtos industrializados, das commodities, o Porto de Cabedelo foi esquecido, mas ele prestou um grande serviço não só à Paraíba, mas também ao Brasil.

            E aqui rememoro, novamente, Senador Paulo Paim, a ligação, a afetividade histórica e cultural que existe entre o Rio Grande do Sul e a nossa querida Paraíba.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito bem. Cumprimento V. Exª pelo belo pronunciamento, recordando esse fato histórico da solidariedade da nossa querida Paraíba com o meu querido Rio Grande. E V. Exª pode dizer a mesma coisa, do nosso Rio Grande com a sua querida Paraíba. Foi uma época, de fato, muito difícil. Poucos Estados tiveram a grandeza que o seu teve em relação ao apoio dado ao meu querido povo gaúcho. 

            Parabéns. É uma alegria estar aqui com V. Exª e ter presidido a sessão, com V. Exª praticamente encerrando os trabalhos no dia de hoje.

            O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2015 - Página 382