Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Satisfação com o lançamento, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, da pedra fundamental do Campus Avançado de Bonfim.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Satisfação com o lançamento, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, da pedra fundamental do Campus Avançado de Bonfim.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2015 - Página 384
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONTINUAÇÃO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO, LOCAL, RORAIMA (RR), OBJETIVO, CONSTRUÇÃO, CAMPUS AVANÇADO, RESULTADO, CRIAÇÃO, VAGA, CURSO TECNICO, REGIÃO.

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, trago hoje uma notícia alvissareira para a população de Roraima, na área de educação. Dando continuidade à política de interiorização da educação profissional em Roraima, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) lançou no último sábado (28), a pedra fundamental de mais um Câmpus Avançado, o de Bonfim, município roraimense que faz fronteira com a Guiana Inglesa.

            Quando concluído, o câmpus de Bonfim vai oferecer 800 vagas aos estudantes - jovens e adultos - que passarão a dispor de cursos profissionalizantes, de pesquisa e de extensão, nos eixos tecnológicos de agricultura, serviços, gestão, hospitalidade e turismo, comércio, formação pedagógica, saúde e alimentos.

            De modo que nosso estado conta, agora, com as seguintes unidades, que atendem atualmente algo próximo dos 30 mil estudantes, em 56 cursos regulares e no Pronatec. No Câmpus Boa Vista são ofertados onze cursos de graduação (quatro superiores de tecnologia e sete de licenciatura). O Câmpus Novo Paraíso, localizado no sul do estado, que tem como referência os municípios de Caracaraí, Cantá, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe e Rorainópolis.

            O Câmpus Amajarí, que fica ao norte do estado, tem como referência os municípios de Amajarí, Pacaraima, Uiramutã e Alto Alegre e oferece o curso técnico em agricultura nas modalidades integrado, subsequente, concomitante e de alternância.

            O Câmpus Zona Oeste, situado ao oeste de Roraima localiza-se em Boa Vista, nossa capital, com cursos profissionalizantes. Já o Câmpus de Bonfim, um município localizado na região nordeste de Roraima, além de fazer fronteira internacional com a República da Guiana Inglesa, fica próximo aos municípios roraimenses de Normandia, Caracaraí, Boa Vista, Cantá.

            Além de beneficiar comunidades urbanas da região, o novo Câmpus também irá beneficiar comunidades indígenas localizadas próximo ao município. As expectativas são de que, após construído, o Câmpus Avançado do Bonfim irá promover um impacto social e econômico no município. Nossas expectativas têm como base o que ocorrem em Amajari.

            Com a implantação da unidade naquele município, com apenas quatro anos de funcionamento, o Produto Interno Bruto (PIB) do município mais que dobrou. Ao mesmo tempo, em que vai oferecer capacitação e qualificação o novo câmpus contribuirá decisivamente com o desenvolvimento socioeconômico da região, na medida em que poderá inserir os trabalhadores no mercado e no processo produtivo do município.

            Desta forma, considerando que Bonfim possui baixo índice socioeconômico e, consequentemente, altos índices de desigualdades, com o novo campus, poderemos combater as desigualdades sociais, que demandam a presença do poder público.

            Obra orçada em mais de R$ 7,5 milhões, o Câmpus Avançado do Bonfim faz parte de um Acordo Bilateral de qualificação, firmado em 2013, entre o governo federal e o município de Bonfim e que nosso mandato se empenhou diretamente na sua concretização.

            Pelo termo de compromisso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), se comprometeu em garantir a financiar a construção, ampliação e reforma dos espaços físicos, adquirir equipamentos, mobiliário, acervo bibliográfico e alocar recursos para a gestão e manutenção do novo estabelecimento. Já Prefeitura de Bonfim se comprometeu a doar o terreno com infraestrutura compatível para a instalação da unidade.

            Esse termo de compromisso faz parte da política de expansão do ensino superior e técnico no Brasil, implantado pelo governo do ex-presidente Lula e continuado pelo primeiro mandato de governo da Presidenta Dilma Rousseff.

            Quero finalizar meu pronunciamento registrando que, a economia do nosso país passa neste momento por ajustes fiscais que se revelam necessários e inadiáveis.

            Mas, mesmo estando passando por sérias dificuldades, não há como não se reconhecer que os governos do PT, sob o comando do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, têm sim, um grande mérito, eles mudaram, nos últimos 12 anos, o panorama da educação brasileira, especialmente, o ensino técnico profissional.

            Assistimos, na última década a expansão do ensino superior e técnico no Brasil, um assunto sobre o qual já me pronunciei aqui nesta tribuna e que voltarei a tratar, dada sua importância para a sociedade brasileira, processo do qual meu Estado de Roraima foi contemplado.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2015 - Página 384