Fala da Presidência durante a 189ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Apresentação dos resultados do acompanhamento do Plano Nacional de Banda Larga pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado; e outro assunto.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CIENCIA E TECNOLOGIA:
  • Apresentação dos resultados do acompanhamento do Plano Nacional de Banda Larga pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado; e outro assunto.
SENADO:
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2014 - Página 800
Assuntos
Outros > CIENCIA E TECNOLOGIA
Outros > SENADO
Indexação
  • REGISTRO, ATUAÇÃO, COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, SENADO, ACOMPANHAMENTO, PLANO NACIONAL, BANDA LARGA, ELABORAÇÃO, RELATORIO, RELATOR, ORADOR, RESULTADO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, CRIAÇÃO, TAXA DE SERVIÇO, CARACTERISTICA, INTERESSE SOCIAL, VINCULAÇÃO, INTERNET, INCENTIVO, UTILIZAÇÃO, PARTILHA, INFRAESTRUTURA, FIBRA OTICA, INVESTIMENTO PUBLICO, RELEVANCIA, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, REGIÃO CENTRO OESTE, DEFINIÇÃO, REGIME, CARATER PUBLICO, SERVIÇO NACIONAL, AREA.
  • ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, CORAL, SENADO, LOCAL, NOVA IORQUE (MA), ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ELOGIO, FUNCIONARIOS.

    O SR. PRESIDENTE (Anibal Diniz. Bloco Apoio Governo/PT – AC) – Informo também ao Plenário que, como resultado do relatório a que fui encarregado, na condição de Relator da Comissão de Ciência e Tecnolo- gia do Senado Federal, de fazer o acompanhamento do Plano Nacional de Banda Larga, além do relatório que foi produzido com todas as sugestões que apresentamos, tivemos, como resultado também, a construção de seis proposições legislativas que estão sendo protocoladas, hoje e amanhã, na Secretaria da Mesa do Senado.

O primeiro projeto de lei que apresentaremos prevê a criação da tarifa social para o serviço de banda larga. O segundo projeto de lei propõe o estímulo ao compartilhamento de infraestrutura pelas concessioná-

rias de energia elétrica, para que facilite a utilização da rede nacional de fibra ótica e possibilite maior acesso ao Plano Nacional de Banda Larga em todas as regiões do País.

    O terceiro projeto prevê a ampliação das receitas do fundo de universalização dos serviços de teleco- municações.

    O quarto projeto de lei prevê o estabelecimento de percentuais mínimos de aplicação dos investimentos públicos em projetos de banda larga nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País.

    O quinto projeto que apresentaremos propõe a criação do Comitê Gestor, exclusivo do Plano Nacional de Banda Larga, sucedendo o Comitê Gestor do Programa de Inclusão Digital, o CGPID atual.

    E o sexto projeto prevê a lei que institui o regime público para o serviço nacional de banda larga, uma vez que somente havendo presença do Estado brasileiro, a gente vai fazer a internet de banda larga chegar aos lugares mais distantes do Brasil.

    Então, nós estamos apresentando uma lei instituindo o regime público efetivo do serviço nacional de banda larga, tudo isso como fruto do relatório amplamente trabalhado e avaliação do Plano Nacional de Banda Larga, que concluímos na Comissão de Ciência e Tecnologia. Aproveitamos para agradecer penhoradamente o empenho de todos os integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia, que atuaram decisivamente para o sucesso dessa atividade que desenvolvemos, o relatório de avaliação do Programa Nacional de Banda Larga.

    Por último, uma informação importante do Senado Federal: o Coral do Senado, sob a regência da maes- trina Glicínia Mendes, que existe desde 1996 e é formado por servidores desta Casa e já fez apresentações em vários Estados brasileiros, está com uma apresentação agendada para o próximo dia 18 de janeiro, na cidade de Nova Iorque, no Carnegie Hall. É motivo de orgulho para todos nós que os servidores da Casa estejam se apresentando em Nova Iorque, fruto do trabalho dedicado da maestrina Glicínia Mendes. Portanto, parabéns a todos os integrantes do Coral do Senado e também à maestrina Glicínia Mendes.

    Concedemos, agora, a palavra, pela Liderança do PTB, ao Senador Armando Monteiro, que tem de fazer um discurso rápido porque há a diplomação da Presidenta Dilma para acompanhar, dentro de alguns minutos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2014 - Página 800