Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de esclarecimento quanto ao apio do partido PSDB à criação da CPI do HSBC.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro de esclarecimento quanto ao apio do partido PSDB à criação da CPI do HSBC.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2015 - Página 433
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, ESCLARECIMENTOS, AUSENCIA, TENTATIVA, BLOQUEIO, PARTICIPAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, BANCO ESTRANGEIRO.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia. PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente.

            Eu queria só esclarecer qualquer mal-entendido em relação a esse tema, Sr. Presidente.

            Na quarta-feira, aqui da tribuna do plenário, eu anunciei a nossa iniciativa de instalarmos essa Comissão Parlamentar de Inquérito. E, logo na quarta-feira, nós começamos a receber as primeiras assinaturas, aqui no plenário, inclusive com o apoio do meu querido Senador do Amazonas Omar Aziz e de outros Líderes aqui da Casa. Coletamos e conseguimos, inclusive, já na quarta-feira, 29 assinaturas. No dia seguinte, eu comuniquei aqui ao Plenário que já tínhamos as assinaturas necessárias para protocolizar o pedido de CPI.

            Entrei em contato com o Senador Cássio, e houve um desencontro aqui no plenário. Falei com o Senador Cássio que, de imediato - quero testemunhar aqui -, disse que eu poderia contar com a assinatura dele à CPI, mas houve um desencontro, porque à tarde o Senador Cássio teve outro compromisso, e nós não nos encontramos aqui no plenário.

            Após o meu anúncio, o Senador Aloysio Nunes se dirigiu até mim e, de imediato, disse que essa CPI contava com o apoio dele - inclusive, me cumprimentou pela iniciativa da CPI.

            Assim, não houve deliberadamente nenhuma ação para que não houvesse assinatura do PSDB, como, também, eu não encontrei resistência do PSDB em relação a essa matéria. Eu faço questão aqui de testemunhar isso. Ocorreu que havia uma necessidade, há CPIs na fila aqui no plenário, e, por já ter alcançado o número, eu considerei que era necessário e fundamental, de imediato, protocolizar o pedido de instalação da CPI.

            Quero, assim, dessa forma, desfazer qualquer mal-entendido. Não houve qualquer intenção de obstruir assinatura, porque seria uma estupidez por completo. O mesmo requerimento de assinatura conta com Lideranças da oposição - dois Senadores do DEM assinaram e, logo após, outros Senadores também assinaram. Da mesma forma, não houve nenhum tipo de obstrução.

            Essa CPI é fundamental para o Brasil. Trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. Eu compreendo que há um consenso de todos os Líderes partidários aqui pela instalação dessa CPI. Inclusive, faço um apelo para que as Lideranças, o quanto antes, façam indicação dos membros, visto que essa CPI foi já lida e, pelo Presidente Renan, já está sendo feita a solicitação da indicação por parte dos Líderes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2015 - Página 433