Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio ao Senador Renan Calheiros por devolver à Presidência da República a Medida Provisória nº 669/2015.

Autor
José Medeiros (PPS - CIDADANIA/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Elogio ao Senador Renan Calheiros por devolver à Presidência da República a Medida Provisória nº 669/2015.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2015 - Página 453
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ELOGIO, RENAN CALHEIROS, SENADOR, PRESIDENTE, SENADO, DEVOLUÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ASSUNTO, AUMENTO, ALIQUOTA, CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIARIA, ENFASE, PRESERVAÇÃO, PRERROGATIVA, AUTONOMIA, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, Srªs e Srs. Senadores, eu vou dizer uma coisa aqui. Eu acho que até Montesquieu está a aplaudi-lo neste momento.

            Nós sabemos, qualquer cidadão bem informado sabe que as pilastras de um país são sustentadas pelos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. A Constituição, logo no início, já deixa isto claro: a independência, a harmonia entre os Poderes. Mas, para que haja harmonia, tem que haver respeito.

            E, quando V. Exª acaba de dizer aqui que já tinha aventado o problema, que já tinha colocado, mas na sexta-feira, já praticamente no sábado, vem uma medida, é porque isso chegou a um nível que, por mais que haja consideração, o respeito não há. E chegou o momento de esta Casa... Eu acho que V. Exª aqui, hoje isso ficou notório... Tirando a Bancada do PT, que realmente tem obrigação de defender o Governo, todos os outros, com certeza, concordam com V. Exª no sentido de que chegou o momento, e que este momento é histórico - o Senador Serra deixou bem claro aqui -, é um divisor de águas, porque, há muito tempo, desde quando eu era menino, eu já escuto a reclamação de que o Executivo não respeita a Casa. E o Senado, por muito tempo, foi chamado até de puxadinho do Planalto, Casa de carimbo.

            Hoje, com essa atitude de V. Exª, eu vejo aqui o resgate de uma confiança profundamente abalada, porque hoje, como o Senador Aécio disse bem aqui, torna-se de fato, se havia alguma dúvida, torna-se de fato o Presidente do Senado da República Federativa do Brasil.

            É isso.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2015 - Página 453