Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos transtornos causados pela cheia do Rio Acre.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Registro dos transtornos causados pela cheia do Rio Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2015 - Página 462
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • REGISTRO, APREENSÃO, INUNDAÇÃO, RIO ACRE, MUNICIPIOS, ASSIS BRASIL (AC), BRASILEIA (AC), XAPURI (AC), RIO BRANCO (AC), ESTADO DO ACRE (AC), AGRADECIMENTO, MAGNO MALTA, ROMARIO, SENADOR, REALIZAÇÃO, EVENTO, OBJETIVO, ARRECADAÇÃO, ALIMENTOS, RECURSOS, POPULAÇÃO, VITIMA, PEDIDO, EMPRESARIO, DOAÇÃO, DESTINAÇÃO, DEFESA CIVIL, ENTE FEDERADO.

            O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Maioria/PSD - AC. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, é com pesar que uso a tribuna da Casa para registrar a situação em que se encontra o meu Estado do Acre, que está sendo atingido pelas maiores cheias que já aconteceram no nosso Estado.

            O Rio Acre alcançou 18,18 m neste momento - acabei de ligar para Rio Branco. A cheia praticamente destruiu a cidade de Assis Brasil, destruiu a cidade de Brasileia, destruiu a cidade de Xapuri e, agora, atinge a nossa capital.

            E aqui já queria aproveitar para agradecer ao Ministro Gilberto Occhi, que esteve lá na quinta-feira e hoje já voltou ao nosso Estado em razão da dimensão do problema que o povo acriano está enfrentando. Recebi notícias agora de que o Ministro tinha sobrevoado toda a nossa capital e alguns pontos do nosso Estado, fez uma visita ao local onde estão acomodadas as pessoas que estão saindo dos bairros - estão indo para o Parque de Exposições milhares de pessoas.

            E tentei hoje, durante todo o dia, uma audiência com a Presidente Dilma junto com o nosso Líder Omar Aziz. Não consegui, mas, para amanhã, já agendei uma audiência com o Ministro Gilberto Kassab, que me ligou ontem lá no Estado se colocando à disposição, prontificando-se a ajudar o Estado. Pediu para que eu viesse a Brasília para que nós pudéssemos ter uma conversa, para que eu fizesse o relato da situação pela qual nós estamos passando.

            Eu queria agradecer aqui ao Senador Magno Malta, que se colocou à disposição para mobilizar artistas evangélicos para fazer um grande evento lá no Acre para angariar alimentos e recursos para ajudar esses necessitados.

            Queria agradecer também ao Senador Romário, que já esteve lá no meu Estado em outra situação parecida com essa fazendo um jogo beneficente. Ele se colocou à disposição para juntar um grupo de amigos e ir até Rio Branco fazer um jogo beneficente também para ajudar os desabrigados.

            E eu queria me dirigir aqui, como a nossa TV Senado e a nossa Rádio Senado têm um alcance muito grande, àqueles empresários que queiram fazer alguma doação, porque a situação é de calamidade, são centenas de milhares de pessoas que estão precisando do apoio de toda a população brasileira, são pessoas humildes que passam por situação muito difícil.

            Então, fica aqui o meu apelo: entrem em contato com a Defesa Civil do meu Estado, entrem em contato com o nosso gabinete e nós com certeza estaremos intermediando essa conversa, essa ajuda, junto ao Governo do Estado, à Prefeitura de Rio Branco, ao Prefeito de Rio Branco, para que possamos amenizar o sofrimento das pessoas.

            O Segundo Distrito da nossa cidade está praticamente todo alagado. A maioria dos bairros da nossa capital encontra-se em situação muito difícil.

            O transtorno é muito grande, e aqui fica o meu apelo à Presidente Dilma para que dê uma atenção especial ao nosso Estado. Não queremos nenhum tipo de privilégio, queremos o mesmo tratamento que é dado a outros Estados em momentos de dificuldade.

            E aqui, mais uma vez, agradeço ao Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi, que mais uma vez nesta semana está no meu Estado vendo in loco o que está acontecendo - só sabe o que nós estamos passando lá se for ver com seus próprios olhos.

            Então, aqui fica o nosso apelo a alguém, a algum Senador, a algum empresário que queira ajudar o povo acriano: nós estamos precisando de ajuda.

            Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2015 - Página 462