Pronunciamento de Ataídes Oliveira em 04/03/2015
Pela ordem durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comenta a reportagem da Folha de S. Paulo sobre exclusão de famílias do Programa Tarifa Social, que propicia desconto na conta de luz.
- Autor
- Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
- Nome completo: Ataídes de Oliveira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
GOVERNO FEDERAL:
- Comenta a reportagem da Folha de S. Paulo sobre exclusão de famílias do Programa Tarifa Social, que propicia desconto na conta de luz.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/03/2015 - Página 153
- Assunto
- Outros > GOVERNO FEDERAL
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ASSUNTO, EXCLUSÃO, FAMILIA, PROGRAMA, BENEFICIO, DESCONTO, LUZ, CRITICA, GOVERNO FEDERAL.
O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - O jornal Folha de S.Paulo trouxe hoje uma reportagem. Segundo a Folha, o Governo Federal vai excluir cinco milhões de famílias do Programa Tarifa Social, que beneficia famílias carentes com um desconto na conta de luz.
Isso me causa enorme estranheza. Mais uma vez a Presidente Dilma quer penalizar o povo brasileiro. E pior, em um momento de grave recessão econômica, aumento de impostos, dos juros e da tarifa de ônibus.
Não é justo o povo mais carente ter que pagar a conta pela desastrosa política do Governo, que estimulou o consumo de energia elétrica. Ou seja, Sr.. Presidente, várias famílias de baixa renda compraram fogão, micro-ondas e vários outros equipamentos elétricos para atender as suas necessidades básicas, com a promessa do Governo de que a energia continuaria baixa. Na maioria dos casos, esses utensílios do lar foram adquiridos em 24 meses - médio e longo prazo -, para caber dentro do seu orçamento doméstico. E agora, de uma hora para outra, o Governo resolve excluir essas famílias do desconto na luz.
O povo não aguenta mais, está no limite. A inflação já está corroendo a renda das famílias. Os brasileiros não merecem mais essa maldade no início do ano. As famílias mais carentes não deveriam ter que pagar a conta pela irresponsabilidade do Governo Dilma dos últimos anos.
Muito obrigado, Sr. Presidente.