Pela ordem durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à atuação da Petrobras e da BW Operadora de Offshore no atendimento às vítimas e familiares do acidente com o navio-plataforma São Mateus, no município de Aracruz/ES.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
INDUSTRIA E COMERCIO:
  • Crítica à atuação da Petrobras e da BW Operadora de Offshore no atendimento às vítimas e familiares do acidente com o navio-plataforma São Mateus, no município de Aracruz/ES.
Publicação
Publicação no DSF de 27/02/2015 - Página 57
Assunto
Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), EMPRESA ESTRANGEIRA, NORUEGA, MOTIVO, AUSENCIA, INFORMAÇÃO, DESAPARECIMENTO, TRABALHADOR, ACIDENTE DO TRABALHO, NAVIO, PETROLEIRO, MUNICIPIO, ARACRUZ (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), DEFESA, NECESSIDADE, RESPOSTA.

            O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, agradecendo a compreensão de V. Exª, peço a palavra pela ordem para fazer uma comunicação inadiável e para trazer uma preocupação ao Plenário do Senado da República. Muito mais do que uma preocupação, eu diria que quero revelar aqui minha indignação, na condição de Senador que representa o Estado do Espírito Santo, pelo descaso com que a Petrobras e a BW Operadora estão tratando um fato da maior gravidade em nosso Estado, Sr. Presidente.

            No dia 11 de fevereiro - portanto, há pouco mais de 15 dias -, nós tivemos, no Espírito Santo, em nível de escala, o terceiro pior acidente em uma plataforma de petróleo, a FPSO Cidade de São Mateus, que explorava petróleo em frente ao Município de Aracruz.

            Trabalhavam, Sr. Presidente, no instante desse acidente, 74 trabalhadores no navio-plataforma Cidade de São Mateus. Esse acidente levou diversos trabalhadores a serem internados nos hospitais da grande Vitória. É importante o registro do esforço que foi feito por esses hospitais para acolher esses trabalhadores, que trabalham offshore, ou seja, que trabalham no mar.

            Além dessas dezenas de trabalhadores que foram submetidos a intervenções, a cirurgias, lamentavelmente sete pessoas, sete seres humanos, sete trabalhadores tiveram suas vidas ceifadas. Desses sete trabalhadores que morreram, dois ainda não encontraram o seu destino. As famílias estão angustiadas. Há toda uma comoção no meu Estado em busca de uma resposta efetiva e objetiva, Sr. Presidente.

            Nós estamos achando que a Petrobras - e não apenas a Petrobras, mas também a operadora - está faltando, não está atendendo adequadamente às famílias. Não está havendo uma conexão e uma interligação com informações, de modo que essas famílias possam ser acolhidas neste momento, que é de muita angústia e de muito sofrimento para esses trabalhadores e para essas famílias que perderam seus semelhantes.

            Então, minha comunicação inadiável tem este sentido: o de manifestar a minha indignação pela falta de informação e de celeridade efetiva por parte da BW Operadora Offshore e por parte da Petrobras, que devem dar uma resposta mais célere a essas famílias, a esses trabalhadores que a aguardam.

            Recebi, pela manhã, um telefonema do Governador Paulo Hartung, do meu Estado, porque compartilhamos essa preocupação. O Governador Paulo Hartung está fazendo contato direto com a Diretoria da Petrobras, com o Presidente da Petrobras, para que nós possamos ser céleres, efetivos e eficientes em uma resposta às famílias capixabas desses trabalhadores que não foram ainda encontrados, o que é motivo de grande comoção popular em nosso Estado.

            É a comunicação inadiável que faço aqui, no plenário do Senado, na expectativa de que estas modestas e humildes palavras possam alcançar o coração e o sentimento de quem tem a responsabilidade de oferecer respostas para um tipo de acidente como esse, que ceifou sete famílias, sete trabalhadores. Ainda dois trabalhadores estão desaparecidos, e não se consegue resposta, não se consegue comunicação. As famílias estão sem acolhimento, sem o respeito devido por parte da BW Operadora e por parte da Petrobras.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/02/2015 - Página 57