Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 26/02/2015
Pela ordem durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da apresentação de requerimento para abertura de CPI destinada a apurar irregularidades na abertura de contas no banco HSBC, na Suíça.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
CONGRESSO NACIONAL:
- Registro da apresentação de requerimento para abertura de CPI destinada a apurar irregularidades na abertura de contas no banco HSBC, na Suíça.
- Publicação
- Publicação no DSF de 27/02/2015 - Página 78
- Assunto
- Outros > CONGRESSO NACIONAL
- Indexação
-
- REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, ABERTURA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, EVASÃO FISCAL, BANCO ESTRANGEIRO, SUIÇA.
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Socialismo e Democracia/PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, sem me alongar, para podermos ouvir o Senador Romero Jucá, eu quero comunicar a V. Exª e ao Plenário que, do dia de ontem para hoje, alcançamos 33 assinaturas, mais do que o necessário, para requerer a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
Trata-se de uma CPI para apurar as supostas irregularidades de aberturas de contas na agência do banco HSBC, na Suíça, segundo informações que temos, Sr. Presidente. Nesse requerimento, nós fazemos a indicação de que ela seja composta por onze Senadores titulares e seis suplentes, e o objeto específico da CPI é apurar o desvio de contas públicas, de sonegação fiscal, de evasão fiscal, que pode atingir, pode ter atingido a Receita brasileira no total de US$100 bilhões.
Então, esse caso, Sr. Presidente, esse escândalo já é de dimensão mundial. Repito o que disse ontem da tribuna do Senado: segundo o Financial Times, trata-se do maior caso de evasão fiscal do mundo. Em um caso dessa natureza, que já conta com investigação instaurada pelo Ministério Público Federal, é necessário e inadiável que o Congresso Nacional, que o Parlamento brasileiro também se manifeste e instaure um procedimento de investigação.
Sr. Presidente, o requerimento já está protocolizado junto à Mesa. Ainda está aberto para a assinatura de outros Parlamentares, conforme prevê o Regimento Interno. Solicito a V. Exª que, imediatamente, seja feita a leitura desse requerimento, para que ocorra, então, em seguida, a indicação, por parte dos Líderes, dos membros desta Comissão Parlamentar de Inquérito.
Obrigado, Sr. Presidente.