Fala da Presidência durante a 23ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Elogios ao discurso do Senador José Serra proferido na sessão anterior.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Elogios ao discurso do Senador José Serra proferido na sessão anterior.
Publicação
Publicação no DSF de 06/03/2015 - Página 130
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • ELOGIO, DISCURSO, AUTORIA, JOSE SERRA, SENADOR, ASSUNTO, ATIVIDADE POLITICA.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB – AL) – Antes de começarmos a Ordem do Dia, Senadora Ana Amélia, e conceder a palavra a V. Exª pela ordem, eu queria fazer uma rápida comunicação

– rápida, muito rápida comunicação – ao Senado Federal.

    No momento em que muitos estão com o pé atrás, com uma certa má vontade com a política, o pro- nunciamento de ontem do Senador José Serra é, sem dúvida nenhuma, um exemplo do que a política tem de melhor no Brasil, de como é importante ter a política para melhorar a democracia. A política tem muitos pro- blemas, ela sempre terá problemas. Éde sua natureza, é da natureza da política ter muitos problemas, mas é importante reconhecer a qualidade da política.

    Eu não pude,como todossabem,estar presente ontem,mas,durante amadrugada,eu zumaleituradisci- plinadado pronunciamento do Senador José Serra,que foi um pronunciamento oportuno,verdadeiro,brilhante.

    No momento, repito, de muitas dúvidas na política, só a política pode tornar possível a sua reinvenção. A política, como todos sabem, é a única ferramenta para tornar possível esse realismo.

    O Senador José Serra, ontem, deu um grande exemplo ao Senado Federal e ao País. Por isso, eu conside- ro o Senador José Serra um dosmaioresativosda política brasileira. O Senador José Serra, como todossabem, foi muito competente, já produziu grandes momentos deste Parlamento, desta Casa e da outra Casa do Con- gresso Nacional, mas o Senador José Serra deve reconhecer que, há três ou quatro décadas, ele próprio não conseguiria fazer um diagnóstico tão preciso do Brasil como fez ontem.

    Ou seja,SrªsSenadoras,Srs.Senadores,o tempo napolíticanão ofuscao homem público,pelo contrário,ele pode signi car o seu polimento de nitivo,e foi isso o que o pronunciamento do Senador José Serra,ontem,possi- bilitou.Otempo não embaçaaalmado político.Otempo acumulado é que fazcom que asuavisão produzaaluz.

    Hoje, no Brasil, mais do que nunca, o Ministério Público é cada vez mais Ministério Público, o Judiciá- rio é cada vez mais Judiciário, o Executivo é cada vez mais Executivo, e o Congresso Nacional é cada vez mais Congresso Nacional.

 

    

Março de 2015 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Sexta-feira  6 131

    Portanto, a minha decisão de devolver a medida provisória não foi absolutamente contra ninguém; ela foi a favor do Congresso Nacional e da democracia no Brasil.

Senadora Ana Amélia.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP – RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) – Eu queria assinar embaixo essa sua declaração, Senador Renan Calheiros. E faço isso renovadamente, absolutamente tranquila, porque V. Exª sabe que não votei em V. Exª na eleição, masV. Exª está me dando motivos para acre- ditar que está, desde que foi reeleito, defendendo e valorizando a cadeira que está ocupando, defendendo a instituição republicana, a instituição política que é o Senado Federal e o Congresso Nacional.

    O que o senhor acaba de ler aqui como mensagem, podem muitos ter discordado das conclusões fei- tas pelo Senador José Serra, mas ninguém, certamente, discordaria da avaliação e do diagnóstico feito por ele como uma espécie de aula sobre a economia brasileira. Éisso que engrandece o Senado.

    Foi muito rico o debate, também, com a participação de muitos apartes, e V. Exª, oportunamente, faz essa re exão sobre o valor que tem a política brasileira nestas horas conturbadas que vivem a economia e o Congresso Nacional.

    Eu queria cumprimentá-lo e reforçar também, Senador Renan Calheiros, o pedido feito pelo Senador Acir Gurgacz, porque, ontem, assumi a Presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária desta Casa, com muita honra, por indicação do Senador Benedito de Lira, Líder do meu Partido. Também na Comissão, esse é o pensamento geral de todos os segmentos que integram e que defendem e que ali estão representados, de ministérios a entidades do setor privado em relação ao PLC2, que é da questão genética.

    Efolgo em saber que V. Exª abriu espaço para que o tema seja examinado no âmbito da Comissão de Agricultura.

    Da mesma forma, peço ao Senador Aloysio, porque a Comissão de Agricultura se reúne àsquintas-feiras, e nósjá criamosa ideia de começar às8 horas. Como a transparência, asatividadesdo Congresso Nacional, em especial asdo Senado, são muito importantespara que o cidadão, em qualquer canto do País, faça a avaliação, o julgamento e a scalização das nossas atividades, a transmissão ao vivo das comissões temáticas ou comis- sões permanentes é muito importante.

    Temos que ter a conciliação dessas comissões – a CCJ é muito importante, a CAE, muito importante, a CRE, importante, a Comissão de Educação, a Comissão de AssuntosSociais, Comissão de Desenvolvimento Re- gional, Comissão de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, todas são importantes.

    Eu, agora, quero defender o espaço. Nós vamos começar às 8h, mas, se o Senador Aloysio começa às 9h, nósvamosperder uma hora dessa transmissão. Então, vamoscompatibilizar para que todosnóspossamos mostrar ao País o que também estamos fazendo no âmbito das comissões permanentes.

    Muito obrigada, Presidente. Cumprimento V. Exª pela manifestação e também pela decisão de fazer as sessões ao meio dia de quinta-feira.

O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT – RR) – Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB – AL) – Eu quero agradecer à Senadora Ana Amélia, Senador Telmário, e dizer que concordo também em gênero, número e grau com o que a senhora co- loca com relação às transmissões das comissões permanentes.

    Aliás, nós zemos uma alteração na Secretaria de Comunicação do Senado Federal para que a TV Sena- do, a Rádio Senado e os meios de comunicação do Senado expressem, sobretudo, o funcionamento da Casa, deste plenário e de todas as comissões.

    Mandei fazer uma grade nova. Sei que é muito importante nóstermosprogramasde entrevista, de arte, de relações exteriores, tudo isso é importante, mas o fundamental para o Senado é que tenhamos a transmis- são ao vivo dos trabalhos do Senado Federal, seja deste plenário ou de que comissão for.

Então, vamosrepetir, repetir, repetir, porque a maior qualidade que a gente pode apresentar ao telespec-

tador daTVSenado é exatamente se ela retratar o funcionamento do Senado Federal e do Congresso Nacional. Essa é uma outra modi cação que está em curso, para que possamos mostrar ao País o dia a dia, a efetividade do funcionamento da Casa.

    Eu me permiti fazer essas colocações a respeito do pronunciamento do Senador José Serra, porque on- tem o Senador José Serra me telefonou, pediu para que aqui eu estivesse durante o seu pronunciamento, mas confesso, e mais uma vez peço desculpas, que não pude compatibilizar a minha presença neste plenário em função de afazeres fora do Senado Federal. Mas, mais uma vez, quero cumprimentá-lo.

Senador Telmário, com a palavra V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/03/2015 - Página 130