Pela Liderança durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a seca em Roraima.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Preocupação com a seca em Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 19/03/2015 - Página 359
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, RORAIMA (RR), ENFASE, MUNICIPIO, IRACEMA (RR), MUCAJAI (RR), AMAJARI (RR), ALTO ALEGRE (RR), MOTIVO, CRISE, SECA, CESSAÇÃO, AGUA POTAVEL, MORTE, ANIMAL, DEFESA, NECESSIDADE, AUXILIO FINANCEIRO, GOVERNO FEDERAL, BENEFICIARIO, GOVERNO ESTADUAL.

            O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, antes de abordar o assunto que me trouxe hoje à tribuna, eu quero aqui registrar a presença do Secretário Rudson Leite, que está ali, do meu Estado. Rudson é Presidente do PV, é meu suplente, que hoje está aqui em Brasília a serviço, já que ele é diretor da área de mineração. Então, quero registrar essa presença.

            Sr. Presidente, o Estado de Roraima vem passando por uma grande crise, que é a crise da seca. Enquanto o Acre está na crise da cheia, e o Amazonas também, agora, em Roraima, é a crise da seca.

            Então, ali a estiagem chegou de forma muito forte, de ordem que os açudes e os criatórios de peixes estão secando, a água potável já quase não existe em algumas cidades, os animais estão morrendo - os animais graúdos, pequenos, enfim.

            A população está toda aflita, o que levou o Governo do Estado a decretar estado de emergência em quatro Municípios, que são eles: Iracema, Mucajaí, Amajari e Alto Alegre.

            Isso vinha se arrastando, Sr. Presidente, Srs. Senadores, apesar de eu ter iniciado alguns ofícios, alguma cobrança, e ontem eu fui até o Ministério da Integração e ali conversei com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, que é o General Adriano Pereira Júnior, a quem quero parabenizar aqui.

            O Senador Lasier, em uma hora e pouco já estava... Eu levei os documentos em mão, toda a documentação, pois ainda faltavam alguns documentos que a gente para lá levou.

            Ontem mesmo já foi baixada a Portaria nº 44, de 17 de março, ontem, que consta hoje já do Diário Oficial da União, reconhecendo a situação de emergência em decorrência da estiagem nas cidades de Alto Alegre, Amajari, Iracema e Mucajaí, do Estado de Roraima.

            Então, eu quero aqui parabenizar o Secretário, General, pela sensibilidade. Ele me disse: “Telmário, conheço como ninguém o Estado de Roraima.” Como militar, ele trabalhou ali naquela fronteira, defendeu aquela fronteira e, muito sensível às nossas reivindicações de ontem, imediatamente, conhecendo a situação, de posse dos documentos, baixou essa portaria tão importante, que permitirá que agora o Governo do Estado faça os encaminhamentos devidos para ter, verdadeiramente, o apoio do Governo Federal, já que o Estado de Roraima passa por crises emergenciais.

            Portanto, Sr. Presidente, Srª Presidenta, que agora está no comando, muito obrigado.

            Obrigado, Srs. Senadores, Srªs Senadoras. Esse é o aviso que eu queria registrar.

            Obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/03/2015 - Página 359