Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indignação com as alegações que deram causa à inclusão do nome de S. Exª em lista encaminhada pelo Procurador-Geral da República ao STF.

Autor
Antonio Anastasia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Antonio Augusto Junho Anastasia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO PUBLICO:
  • Indignação com as alegações que deram causa à inclusão do nome de S. Exª em lista encaminhada pelo Procurador-Geral da República ao STF.
Aparteantes
Alvaro Dias, Ana Amélia, Ataídes Oliveira, Aécio Neves, Cássio Cunha Lima, Fernando Bezerra Coelho, Garibaldi Alves Filho, José Agripino, José Serra, Luiz Henrique, Lúcia Vânia, Roberto Rocha, Tasso Jereissati.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2015 - Página 455
Assunto
Outros > MINISTERIO PUBLICO
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, PROCURADOR GERAL DA REPUBLICA, MOTIVO, INCLUSÃO, NOME, ORADOR, RECOMENDAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), ABERTURA, INQUERITO JUDICIAL, RESULTADO, INVESTIGAÇÃO, OPERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, OBJETIVO, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, GESTÃO, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), DEFESA, INTEGRIDADE, SENADOR, COMENTARIO, HISTORIA, VIDA PUBLICA, POLITICA.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, eminente Senador Paulo Paim.

            Agradeço muito a grande corrente de apreço e solidariedade que tenho recebido dos nobres Pares, mas, até para não tomar muito tempo, eu solicitaria a compreensão para que não houvesse apartes durante a minha palavra.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, brasileiros que nos acompanham pela TV Senado e pela Rádio Senado, confesso que não imaginava ocupar a tribuna do Senado Federal, em meu primeiro pronunciamento, para um discurso como o que farei, que intitularia "A Grande Indignação".

            No curso de minha vida pública, fiz incontáveis pronunciamentos. Por duas vezes, tomei posse como Governador do meu Estado, Minas Gerais, e falei aos mineiros assumindo compromissos, apresentando planos, fazendo avaliações prospectivas. Presidi, como Governador, inúmeras cerimônias oficiais falando em todas, inclusive na festa maior da pátria mineira, conduzindo por quatro vezes a cerimônia de 21 de abril em Ouro Preto. Contudo, nenhum deles, em minha vida, se reveste de maior importância do que o que faço neste momento, pois agora defendo aquilo que tenho de mais precioso em trinta anos de vida pública: minha honra e minha história.

            E aqui aproveito desde logo para agradecer a imensa corrente de solidariedade que venho recebendo nos últimos dias daqueles que acreditam em mim e em minha trajetória e não na sórdida mentira da qual sou acusado. Agradeço, sempre, a confiança dos mineiros, que me elegeram, por ampla maioria, nas eleições para o Governo de Minas e para o Senado Federal.

            Todos me conhecem, Sr. Presidente, em Minas Gerais. Sabem de minhas origens, de minha dedicação aos estudos, da vida profissional de empenho e trabalho e da simplicidade de minha rotina.

            Sou servidor público por vocação. No ambiente familiar em que cresci, sempre houve o respeito ao serviço público, lócus de trabalho de quase todos meus familiares. Na formação acadêmica, tive a singular sorte de ter tido mestres com a mesma dedicação, que só me estimularam, ainda mais, a seguir esta trilha. E assim o fiz, sem maiores ambições, mas com muita disposição de trabalho e de realizações, por já 30 anos.

            Nesse período, eminentes Srs. Senadores, Srªs Senadoras, Deputados da Bancada Federal de Minas Gerais, que me honram com sua presença, exerci muitos cargos relevantes e de alta responsabilidade. Convivi com milhares de pessoas. E jamais - jamais - tive questionada minha retidão ética, minha probidade. Nesse longo período, não amealhei patrimônio material significativo, o que tenho é plenamente compatível com meus rendimentos. Nunca me arrependi. Fiz uma escolha. Poderia ter exercido a advocacia, talvez com sucesso profissional e financeiro. Mas a vocação pelo serviço público sempre falou mais alto.

            Assim, durante essas três décadas, a despeito dos naturais conflitos da vida pública e política, das dificuldades de governar nos dias de hoje, jamais havia questionado essa minha escolha pela vida pública. Mas em janeiro deste ano é lançada contra mim uma infâmia de grandes proporções, de forma cruel e covarde. Passei a refletir profundamente: vale mesmo a pena a vida pública? E, a despeito, Sr. Presidente, do imenso sofrimento ao qual estou submetido, ao mais absoluto sentimento de injustiça, ainda assim, concluo afirmativamente: a vida pública vale a pena, e os desafios têm de ser enfrentados. Os homens de bem, honestos, probos e corretos não podem se acovardar perante agressões injustas e desleais.

            Como professor, sempre estimulei os alunos a seguirem as carreiras públicas, a participarem da política e dos governos. Entre meus orgulhos profissionais está ter participado, de modo decisivo, na criação e consolidação da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, de meu Estado, Minas Gerais, considerada, de longe, a melhor do Brasil. A esta Escola deu-se o nome de seu criador, também o meu maior professor, Paulo Neves de Carvalho, cujo exemplo de honradez, probidade e bondade sempre me inspirou. Como fomentar o ingresso desses jovens, criativos, inteligentes, empreendedores, na Administração Pública se o que os espera pode ser o que ora me acontece? Anos de dedicação, de trabalho árduo e honesto, para ser atacado de forma vil, caluniosa e abjeta.

            Mas, reitero, lembrando os ensinamentos que Ruy Barbosa nos legou desta mesma tribuna senatorial, que não podemos permitir que os homens de bem se afastem da vida pública. Espero que este meu sofrimento não sirva de desestímulo para aqueles que acreditam que os homens virtuosos devam participar da vida pública.

            Srªs e Srs. Senadores, aquele que me envolve em toda esta situação não diz a verdade, ou mente ou se engana. Trata-se de singular personagem. Policial federal, trai a sua Instituição e se transforma em distribuidor de recursos ilícitos. Os fatos descritos, já sobejamente repetidos e conhecidos, são tão falaciosos e contrários à minha notória índole que serviriam para uma boa novela de ficção, não fosse a gravidade de se acusar um homem de bem. Basta a simples leitura do que já foi disponibilizado para se verificar as contradições e incongruências: não há identificação da tal casa, seu endereço ou seu proprietário, não se sabe quem seja, não se sabe a data, a hora, o meio de transporte, nada. A identificação feita por foto é por mera semelhança.

            Por outro lado, aquele que está sob delação premiada - portanto, obrigado a dizer a verdade - e que seria o responsável pela tal remessa nega expressamente o meu envolvimento. Aliás, são pessoas que não conheço, com quem nunca estive ou falei. Repito: são pessoas que não conheço, com quem nunca estive ou falei, quer pessoalmente, quer por outro meio.

            Com relação à Petrobras, nenhuma menção quanto a mim em qualquer delação ou depoimento, lembrando que, à época, era governador de partido de oposição ao Governo Federal.

            Vejam, senhoras e senhores, a fragilidade de tudo isso, a trama urdida contra mim e os riscos que qualquer pessoa pública passa a correr ao ser objeto de uma assertiva falsa e inidônea. A fala de um desqualificado, sem qualquer compromisso com a verdade e sem qualquer prova do que alega, não pode macular 30 anos de ilibada vida pública.

            Assim sendo, nada tenho a temer e adotarei, por meio de meus advogados, todas as medidas necessárias à minha defesa, em face da inconsistência de todo o alegado, sempre em plena colaboração com as autoridades competentes. Estamos diante de alegações extremamente precárias, contraditórias e sem qualquer amparo fático.

            Espero - e confio - que a justiça seja feita com a brevidade possível, para se restaurar, na plenitude, a minha trajetória e a minha honra. Sou, fundamentalmente, um profissional do Direito que acredita na Justiça e nas instituições. E, sobretudo, senhoras e senhores, tenho a mais forte e invencível das defesas: a consciência tranquila.

            Muito obrigado. (Palmas.)

            O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Senador Anastasia.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Pois não, Senador Aécio.

            O Sr. Aécio Neves (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Permita-me contrariar V. Exª, que pediu, no início da sua exposição firme e clara, como de resto tem sido a conduta de V. Exª, que não houvesse apartes, mas esse desabafo - na verdade, mais do que um depoimento, V. Exª faz hoje um desabafo - todos nós que o conhecemos muito bem também gostaríamos de fazer. Permita-me V. Exª, bem rapidamente, dizer que, ao final deste período legislativo, estarei completando 32 anos consecutivos de mandato. Conheci - a vida me deu esse privilégio - homens públicos de gerações diferentes e de extraordinária dimensão pessoal e política. A vida me deu o privilégio, Senador Paim, de conviver com homens como Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e Teotônio Vilela, dentre tantos outros, que tiveram, sim, uma extraordinária dimensão política no tempo em que atuaram. Mas eu digo aqui, da tribuna do Senado Federal, que, do ponto de vista pessoal, moral, nenhum supera V. Exª. Talvez alguns se igualem a V. Exª no compromisso com a coisa pública, na retidão, na seriedade, no espírito público, mas V. Exª se iguala aos maiores que o Brasil já teve. Conheço V. Exª, Senador Anastasia, há muitos anos. Tive o privilégio de tê-lo como companheiro de caminhada no momento em que construímos, em Minas, o mais ousado modelo de gestão pública da nossa contemporaneidade, depois acompanhado por vários outros Estados brasileiros. E em todos os instantes, nas graves crises e nos momentos mais sutis, V. Exª sempre comparecia com altivez, com a capacidade de compreender, com clareza, a dimensão do que significa ser homem público. E é por isso mesmo que o ataque que V. Exª hoje recebe atinge todos os que o conhecem. Até os adversários de V. Exª, na Minas que governamos juntos e onde tive a honra de ser sucedido por V. Exª, até seus adversários respeitam a sua história e o seu comportamento pessoal. De que o acusam, Senador Anastasia? É importante, Senador Agripino, Senador Tasso, Líder Cássio, Senador Aloysio, Senador José Serra, que aqui estão: um policial federal diz que levou, durante o processo eleitoral de 2010, um recurso a uma determinada casa em Belo Horizonte, entregou a um cidadão que o recebeu e, meses depois, vendo o resultado eleitoral, por fotografias, por imagem de televisão, achou que aquela pessoa a quem ele havia entregado o recurso parecia, segundo ele, com o candidato que havia sido eleito em Minas Gerais. A barbaridade dessa história, a fantasia que a emoldura fica clara logo no primeiro instante, porque, ao contrário do que diz esse policial, talvez enganado, ou orientado, não se sabe dizer, não temos elementos para dizer qual a razão, ele não teria, hipoteticamente, entregue o dinheiro a um candidato. O Senador Anastasia, hoje Senador, era o Governador de Minas Gerais naquele período. Era o Governador de Minas! O cidadão não se lembraria de chegar no Estado e se encontrar com o Governador do Estado? Por mais que essa tese seja fantasiosa, porque não cabe na história, não cabe no perfil de V. Exª, isso, por si só, mostra a fragilidade das denúncias contra V. Exª. Elas não surgem de nenhuma das duas delações premiadas, mas, sim, desse depoimento, que, estou absolutamente seguro, Senador e Governador Antonio Anastasia, será cabalmente desmontado proximamente. Basta que nós saibamos para onde foi esse recurso, quem foi o seu destinatário efetivo, qual o responsável pela residência onde, teoricamente, teriam sido entregues, possivelmente, esses recursos. Faço, rapidamente, menção a esse trecho dessa história, para dar tranquilidade a V. Exª. Fique, Senador Anastasia, absolutamente sereno, como está, seguro da sua conduta, porque nós, seus companheiros de partido, seus companheiros de Parlamento e os cidadãos mineiros, em especial, mas tenho certeza que muitos brasileiros, sabem que V. Exª é das melhores coisas que a vida pública brasileira já produziu. E, dentro de pouco tempo, V. Exª estará retornando a essa tribuna para debater os grandes temas nacionais, muitos dos quais tem V. Exª como principal referência. Portanto, desejo a V. Exª apenas - é o que posso desejar - serenidade neste instante, a firmeza e a coragem que jamais lhe faltaram em nenhum instante de sua trajetória. Eu não estou aqui para lhe prestar solidariedade, estou para lhe dizer que, juntos, vamos provar que a acusação contra V. Exª não tem qualquer conexão com a realidade, e V. Exª sairá desse episódio ainda muito maior do que entrou.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Aécio Neves por suas palavras.

            Senador Tasso Jereissati.

            O Sr. Tasso Jereissati (Bloco Oposição/PSDB - CE) - Senador Anastásia, Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, eu não poderia deixar de dar uma palavra neste momento, Senador Anastasia, apesar de V. Exª ter solicitado que não houvesse apartes, mas a minha consciência me obriga a contrariá-lo. O Senador Aécio Neves já disse aqui, mas vou repetir, até como não mineiro, mas como brasileiro, como nordestino, que V. Exª é um dos homens mais íntegros que eu conheci na vida pública. Eu conheci vários homens íntegros, mas V. Exª é, com certeza, atualmente, um dos homens mais íntegros da vida pública brasileira. O que aconteceu neste momento com V. Exª é uma das maiores injustiças e infâmias que eu ouvi na vida pública. Eu não tenho o menor receio - o menor receio! - de estar colocando aqui toda a credibilidade e confiabilidade que tenho - se é que tenho - para dizer que tenho a certeza absoluta de que isso vai ser esclarecido com a maior rapidez e justiça possível. Isso, muito mais do que uma satisfação ao povo mineiro, de que V. Exª foi governador, muito mais do que satisfação ao povo brasileiro, a que V. Exª já serviu exemplarmente no Ministério, mas principalmente para dar a um homem como V. Exª aquela serenidade de espírito, aquela tranquilidade, aquela paz de olhar seus amigos, seus conterrâneos mineiros e o povo brasileiro com o olhar altivo. E V. Exª vai continuar olhando, porque a justiça e a verdade prevalecem. Fica aqui o meu abraço e, com certeza, a expectativa de que essa injustiça seja sanada o mais rapidamente possível pelo bem não só de V. Exª, mas pelo bem da Justiça brasileira.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Agradeço imensamente ao Senador Tasso Jereissati.

            Nosso Líder, Senador Cássio, e, depois, Senador Aloysio.

            O Sr. Aloysio Nunes Ferreira (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Prezado Senador Antonio Anastasia, desde o primeiro momento em que essa infâmia foi lançada contra a sua figura honrada, desde o primeiro momento, V. Exª reagiu com a força da verdade e a ênfase da indignação, da indignação de um homem de bem. A história não fica de pé. O senhor aludiu a alguns dos elementos que constam do inquérito, e o Senador Aécio acabou por, na sua intervenção, ainda que rapidamente, desfazer qualquer tipo de cheiro de verossimilhança que esse assunto pudesse ter. Eu o conheci há muitos anos, quando o senhor era Secretário Executivo do Ministério da Justiça. Quando eu assumi o Ministério, lembro-me de tê-lo convidado para permanecer comigo, e o senhor, premido pela necessidade profissional de retomar a sua profissão de advogado, declinou do convite, mas, logo em seguida, foi engolfado pelo apelo da vida pública, que é um apelo fundamental na sua vida. O senhor não tem nada a ver com essa história de Lava Jato, de petrolão evidentemente. A Operação Lava Jato está sendo desenvolvida, se desenrola para apurar um extraordinário, enorme, monstruoso esquema de corrupção, uma quadrilha que foi instalada na Petrobras para roubar dinheiro público para sustentar um projeto de poder ao qual o senhor se opõe, ao qual nos opomos e nos oporemos, que queremos ver desvendado, ver desmascarado e ver derrotado. V. Exª não tem nada a ver com isso. Está como Pilatos no credo nessa história. E um dia essa história terá que ser contada para que possamos saber por quê, a que interesse serviu a inclusão de V. Exª nessa história que, repito, não tem nada, rigorosamente nada a ver com V. Exª, homem de bem, homem honrado, homem escrupulosíssimo, o escrúpulo em pessoa. Eu tenho certeza, meu caro amigo e companheiro, de que, com a força da verdade e a ênfase da indignação, repito, estaremos juntos, dando combate, o combate contra essa trama, o combate contra o petrolão, o combate pela verdade e pela justiça. Muito obrigado.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Aloysio.

            Senador Cássio.

            O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Senador Anastasia, acredito que, nem eu e nenhum dos que já apartearam V. Exª e dos que estão presentes aqui, no plenário, e irão, ainda, aparteá-lo, estamos aqui para lhe prestar solidariedade. V. Exª não precisa dessa solidariedade, como o Senador Aécio bem destacou. Não estou aqui para, sequer, lhe dirigir adjetivos, como honestidade, probidade, correção, porque, diante da sua trajetória de vida, o seu testemunho de existência humana, honestidade não é para V. Exª um adjetivo, mas é, sim, um substantivo. Probidade também é substantivo na sua vida, porque é da sua essência, da sua natureza, da sua formação familiar, da sua trajetória de vida, e que, portanto, não percamos a capacidade de análise crítica deste momento. Solidários estamos, de forma integral, com a sua dor, com a sua indignação, e este foi um discurso da indignação, mas a sua dor, permita-me, nunca será maior do que o interesse no Brasil, e, na sua pureza, na sua correção, na sua conduta ilibada, nos substantivos da sua essência humana de probidade e honestidade, V. Exª está sendo vítima de algo muito mais amplo que o Brasil vive, que é a tentativa de se apagar a luz do quarto e deixar todo mundo igual no escuro. Nós respeitamos e apoiamos o trabalho do Ministério Público Federal, respeitamos e apoiamos todas as instituições e queremos que essa investigação seja a mais rápida, célere e eficaz possível, porque a verdade se faz necessária, e a verdade, não podemos deixar de revelá-la mais uma vez, é que se montou no Brasil o maior esquema de corrupção da nossa história, em que se tomou, por assalto, uma empresa pública que sempre foi um dos maiores patrimônios do nosso povo e do nosso País, que é a Petrobras, e, enquanto estamos aqui, na outra Casa, na Câmara dos Deputados, acontece a oitiva do Sr. Barusco, que revelou, com todas as letras, de forma impassível, que o esquema criminoso começou a ser institucionalizado a partir de 2004, e que antes disso ele recebia US$20 mil, como se isso fosse pouco dinheiro, para quem amealhou quase US$100 milhões. Então, precisamos situar bem este instante, que não pode ficar reservado a esse gesto de solidariedade que, simbolicamente, estamos aqui lhe prestando. Sei que V. Exa não precisa de 1mm de solidariedade de ninguém, porque é o seu testemunho de vida, é a sua história, é o conhecimento que Minas Gerais tem da sua conduta, mas temos a responsabilidade de entender este instante, para que possamos posicioná-lo de forma correta em relação a tudo que está acontecendo no Brasil de extremamente grave, e que tem levado à perplexidade da Nação, com panelaço, com buzinaço. A Presidenta da República hoje, mais uma vez, recebeu a repulsa do povo brasileiro, exatamente por circunstâncias como essa. Siga em frente! O Brasil precisa de V. Exa, ereto, firme, corajoso, altivo, como sempre foi. Disso tudo, nós vamos fazer um Brasil melhor e, mais uma vez, até mesmo com a sua dor, V. Exa terá contribuído para a construção desse País que nós queremos.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Cássio Cunha Lima.

            O Sr. Luiz Henrique (Bloco Maioria/PMDB - SC) - V. Exa me permite um aparte?

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Senador Luiz Henrique e, depois, o Senador Serra. Claro, Senador Luiz Henrique.

            O Sr. Luiz Henrique (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Se puder alternar com...

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - É o senhor, claro.

            O Sr. Luiz Henrique (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Nobre Senador Anastasia, basta olhar para V. Exa e ver a seriedade de um Tancredo Neves, de um Juscelino, de um Renato Azeredo. Que saudade da convivência com Renato Azeredo e seu cigarrinho de palha! Mas V. Exa representa aquela grande Minas Gerais, berço de tantos políticos extraordinários. Eu quero dizer a V. Exa que V. Exa sairá absolvido e glorificado desse processo, eu não tenho dúvida. V. Exa representa aqui para nós a certeza de que o Brasil contará com homens públicos de primeira qualidade para sairmos dessa crise e avançarmos no novo patamar no nosso País. Eu me lembro daquela frase: “Minas Gerais não tem mar, mas tem montanhas lindas e tem história”, e V. Exª faz parte da melhor história de Minas.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Luiz Henrique, pela sua palavra.

            Senador José Serra.

            O Sr. José Serra (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Sr. Presidente, Senador Paim, meu caríssimo Senador Anastasia, meu Senador e amigo, meu colega de governo Fernando Henrique, lembro que conheci V. Exª quando era o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e, posteriormente, Secretário Executivo do Ministério da Justiça e, naquela fase, aprendi a conhecer e a admirar a qualidade do homem público que V. Exª é e representa. Eu diria que uma Casa Legislativa ou mesmo um partido valem não apenas pelas pessoas que têm, mas também por aquelas que em certo momento decidem prestar solidariedade ou homenagear. Homenagear V. Exª, expressar aqui a nossa solidariedade nos traz orgulho. Não vou aqui entrar nas questões que o levaram a essa situação, quero apenas dizer que nós estamos tão tranquilos quanto V. Exª e que confiamos não apenas na correção dos procedimentos que agora serão tomados no âmbito do Ministério Público e do Supremo Tribunal Federal, mas, sobretudo, pela rapidez que essa questão exige. Temos que ter um processo, um exame, uma investigação rápida para que essa ignomínia fique de uma vez por todas na lata de lixo da qual nunca deveria ter saído. Como outros Senadores aqui disseram, o que nós temos no Brasil hoje é algo muito diferente daquilo que aconteceu na nossa história; nós temos hoje a corrupção instaurada como método de governo. Não se trata de delitos aqui e de delitos acolá que foram praticados nesses últimos anos, trata-se da corrupção como método de governo, e é isso que nós precisamos mostrar, e é a isso que nós temos que chegar, à prova disso, para o bem do nosso País, para reconstruir o Brasil. V. Exª terá um papel muito importante como homem público preparado, como não apenas alto servidor público do Governo Federal que foi, mas como secretário, como vice-governador e como governador que foi, que marcou época do Estado de Minas Gerais. Portanto, eu mesmo achava que não havia necessidade que V. Exª se apresentasse para dar qualquer tipo de explicação, até porque, de tudo que eu vejo em volta, ninguém levou isso em consideração, como algum problema. A ideia de que se trata de uma farsa, localizada até numa pessoa, é uma ideia generalizada, mas que sirva, esse caso, para que nós possamos, o País possa ter uma ideia da sua contrapartida. Que é aquilo que se armou no âmbito da nossa maior empresa pública, de uma empresa que foi fruto de muitas lutas históricas, da qual muitos de nós participamos, até o ponto em que ela foi levada de destruição por ter sido privatizada por um partido, privatizada por um grupo. Apenas... Quando eu fico vendo, sabendo de maiores detalhes desse processo todo, daquilo que se chama petrolão, eu fico abismado, porque nisso existe, inclusive, um software de altíssima complexidade. É tão método de Governo, que deve ter tido gente especialista em informática para poder fazer a montagem de todo esse sistema que envolve dezenas, se não centenas de pessoas, empresas, funcionários de partidos, indivíduos isolados. Tudo dentro de um esquema, razoavelmente, harmônico, que foi montado. Não foi por alguma falha desse esquema que se chegaram às denúncias que nós conhecemos. E V. Exª, certamente, vai estar aqui, - certamente, não. V. Exª vai estar aqui - ao nosso lado, nesta batalha, para revelar ao País aquilo que aconteceu e para que nunca mais se repita na nossa história, sob pena de colocar em risco o nosso futuro como Nação, como Nação digna, desenvolvida, e democrática. Meu grande abraço, Senador Anastasia. E mais ainda, quero dizer, meus parabéns pelo discurso que V. Exª fez hoje aqui, que é um exemplo de serenidade. Se alguém tinha algum motivo para qualquer tipo de preocupação, assistiu agora a V. Exª, na sua casa, vai ficar convencido daquilo que nós já estamos. V. Exª é um grande homem público. V. Exª merece nossa homenagem e nossa solidariedade.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador José Serra, agradeço muito as suas palavras.

            Senador José Agripino, por gentileza.

            Senador.

            O Sr. José Agripino (Bloco Oposição/DEM - RN) - Senador Anastasia, eu me situo ao lado daqueles que, como o Senador Serra, acham que não haveria necessidade de V. Exª, com a estatura moral e com a vida pública que tem, com o exemplo de vida que deu, vir à tribuna para explicar o que não precisa explicar. A sua vida pública, por si só, explica. Mas eu entendo a indignação de V. Exª. Entendo pelo seguinte. Eu tenho uma única irmã, que mora no Rio de Janeiro, e ela me telefonou - ela tinha ouvido a lista - com ar pesaroso, para fazer um comentário só: “Mas que coisa. Por que jogaram o Anastasia no meio dessa turma toda? Qual é o objetivo dessa turma?” É essa a indignação dela, que é a indignação de V. Exª e que é aquilo que quero lhe dizer. Para nós, V. Exª se situa entre aqueles que têm o direito de cobrar, não de ser acusado. V. Exª, como aqueles que aqui falaram, tem autoridade moral para continuar cobrando abertura de procedimento e correção de rumo do Governo. Nós vivemos um festival de acusações, acusações como as de que V. Exª é vítima, baseadas em fatos absolutamente inverossímeis. Há outras acusações que são feitas sem que se saiba de que o acusado é acusado, e ele é obrigado a aguardar até para poder se manifestar. É um jogo de paciência e de coragem. A classe política, como um todo, hoje está sendo posta à prova, mas os homens de coragem moral, como é o caso de V. Exª, de altivez de vida pública, têm de se manter firmes, decididos e, mais do que tudo, unidos, porque é de nós que o Brasil precisa. E V. Exª pode estar certo de que é um daqueles que o Brasil precisa para corrigir rumos na plano da moralidade da vida pública nacional. Cumprimentos a V. Exª. E fique certo de que estamos e estaremos juntos sempre, em favor do Brasil.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, eminente Senador José Agripino.

            Senador Alvaro Dias.

            O Sr. Alvaro Dias (Bloco Oposição/PSDB - PR) - Senador Anastasia, essa tempestade que se abate sobre V. Exª passará rapidamente, espero, e prevalecerá a verdade, a justiça. Mais alto do que qualquer pronunciamento que poderia fazer hoje ou mesmo mais veemente do que qualquer aparte que seus colegas poderiam lhe oferecer, fala a sua trajetória política, com o comportamento irretocável, ao longo de muitos anos, na atividade pública. Isso é que importa mais. Eu quero, para não me delongar, subscrever o que disseram os meus colegas e acrescentar a V. Exª: nós que ouvimos depoimentos pessoais do Senador Aécio Neves sobre V. Exª, reservadamente, podemos afirmar que são depoimentos ainda mais veementes do que aqueles que são veiculados e publicados. O Senador Aécio Neves tem sido um testemunho acreditado por todos nós da correção, da idoneidade e da probidade de V. Exª na atividade pública. E é por isto que estamos aqui: não para ser solidários, mas para proclamar a enorme confiança que depositamos em V. Exª.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Alvaro Dias.

            Senadora Ana Amélia.

            A Srª Ana Amélia (Bloco Apoio Governo/PP - RS) - Caro Senador Anastasia, estou aqui com um amigo que foi seu colega de secretariado quando o Senador Aécio Neves foi Governador de Minas: ele, Secretário da Agricultura e V. Exª, Secretário de Planejamento. Também tenho outro depoimento de um querido amigo, o seu Vice-Governador Alberto Pinto Coelho, que assumiu o Governo quando V. Exª se desincompatibilizou para disputar o Senado. Bastaria o relato dessas pessoas que conviveram com V. Exª por serem de Minas Gerais para reafirmar a confiança na sua integridade e no seu compromisso com Minas e com o Brasil. A sua eleição consagradora foi a confirmação da confiança que os mineiros têm em V. Exª. E, quando V. Exª chegou aqui, muitos dos seus colegas Senadores me diziam: “Preste atenção, conviva e aprenda com o Anastasia - ele é um mestre”. E tudo que V. Exª fez no seu Estado - e vai fazer pelo Brasil - e em vários órgãos, em vários postos importantes do Governo Federal, certamente, pesa nessa avaliação positiva e nesse apoio que hoje lhe dão seus colegas, de vários partidos. Eu sou do Partido Progressista, que também hoje vive, nesse processo, um dilema e uma crise muito profunda. Nós estamos aqui exorcizando, Senador, o fantasma da dúvida e o fantasma da injustiça. Eu tenho a convicção plena da sua inocência e do equívoco da inclusão do seu nome nesse processo, até porque, no mesmo caso, já havia sido declarado formal e oficialmente que o senhor não tinha parte nenhuma nesse processo tão rumoroso. Então, aqui faço esse registro, em nome de duas figuras que respeito muito, o meu querido colega e amigo Odelmo Leão e também o nosso querido Vice-Governador Alberto Pinto Coelho.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, eminente Senadora Ana Amélia. Agradeço muito as palavras de V. Exª.

            A Senadora Lúcia Vânia solicitou um aparte.

            A Srª Lúcia Vânia (Bloco Oposição/PSDB - GO) - Senador Anastasia, eu quero dizer que a serenidade e a firmeza com que V. Exª fez o seu discurso revelam os valores que V. Exª defende. Eu o conheci como...

(Interrupção do som.)

            A Srª Lúcia Vânia (Bloco Oposição/PSDB - GO) - ... Secretário-Executivo do Ministério, um homem dedicado e aplicado que (Fora do microfone.) ocupou diversas funções públicas conservando essa simplicidade, serenidade e aplicação. Causa indignação essa denúncia vil e covarde que fazem a V. Exª, mas eu tenho certeza de que V. Exª, com sua serenidade, com o seu espírito público, revelado no seu discurso, haverá de sair maior, ainda maior, desse episódio. Meus cumprimentos.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, eminente Senadora Lúcia Vânia, a quem agradeço o aparte.

            O Senador Fernando Bezerra solicitou, também, um aparte.

            O Sr. Fernando Bezerra Coelho (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE) - Senador Antonio Anastasia, venho trazer um testemunho da relação que tivemos durante quatro anos - eu, como Ministro da Integração Nacional, V. Exª, como Governador de Minas Gerais -, nas diversas parcerias que foram feitas em favor do povo mineiro. Posso, aqui, de forma independente, dar um testemunho da sua correção, da sua seriedade, da sua vocação para o serviço público. Passei a conhecer V. Exª como Vice-Governador de Aécio Neves, como coordenador da gestão do governo Aécio Neves e como um dos implantadores de um novo modelo de gestão para Pernambuco. V. Exª foi sempre fonte de inspiração e de motivação para um novo modo de servir ao povo brasileiro, de servir às populações que nós representamos. O Dr. Arraes costumava dizer que as palavras, quando são lançadas sem estarem calcadas na verdade, o vento leva. Eu tenho certeza, Senador Antonio Anastasia, de que essas acusações que lhe são feitas o vento já levou. O que fica são o seu serviço e o seu compromisso com a causa pública e mais do que isso: a alegria que todos nós temos, no plenário deste Senado Federal, de poder conviver com V. Exª, com V. Exª, através do seu trabalho, enriquecendo esta instituição.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, eminente senador Fernando Bezerra. V. Exª me deixa muito feliz com suas palavras.

            Eu queria, Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, agradecer a paciência...

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Senador Anastásia, permite um aparte?

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Pois não, Senador Garibaldi. Claro.

            O Sr. Garibaldi Alves Filho (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Eu também, a exemplo do Senador Fernando Bezerra, convivi com V. Exª durante os quatro anos em que exerci o Ministério da Previdência e quero dar um depoimento semelhante do espírito público de V. Exª e da operosidade como V. Exª governou o Estado de Minas Gerais. Também tenho absoluta confiança de que V. Exª vai demonstrar que continua merecendo a confiança do povo de Minas Gerais e do povo brasileiro.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, eminente Senador Garibaldi.

            O Sr. Roberto Rocha (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - MA) - Senador Anastasia.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Pois não, Senador Roberto Rocha.

            O Sr. Roberto Rocha (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - MA) - Permita-me a oportunidade de apartear o pronunciamento de V. Exª para trazer aqui a voz do Maranhão. Eu sou de um Estado um tanto quanto distante do Estado de V. Exª, mas eu quero aqui não trazer nenhuma solidariedade, mas a voz da indignação, indignação de um brasileiro que, mesmo à distância, conhece o trabalho de V. Exª em Minas Gerais e no Brasil. V. Exª, ao lado do Senador e Governador Aécio Neves, fez naquele Estado um modelo de gestão referência para o Brasil inteiro. Eu tenho uma irmã que mora no Estado de Minas Gerais e, então, estou lá sempre - passei esse período de Carnaval lá. Sou testemunha do trabalho que V. Exªs - em particular V. Exª, que foi Governador por último - têm naquele Estado. Sou testemunha disso. E eu fiquei perplexo ao saber que um ex-policial disse que entregou um valor vultoso nas mãos de uma pessoa que ele não lembra quem é, que aí, depois do resultado da eleição, essa pessoa disse que talvez seja V. Exª e que, por essa razão, V. Exª está numa lista de pessoas investigadas. Eu acho isso muito sério, porque, dentre tantos, V. Exª é o único que não está lá por conta de uma delação. Então, eu considero uma temeridade o nome de V. Exª naquela relação, mas absoluta confiança eu e este Senado demonstramos a V. Exª. Então, fique tranquilo. Eu sei que isso incomoda muito, sobretudo as pessoas de bem, mas fique tranquilo, pois V. Exª tem mais ainda a nossa confiança. Cumprimento, neste momento, seu companheiro de Bancada o mineiro Aécio Neves, que hoje faz aniversário e merece nossos cumprimentos. Nossos cumprimentos a V. Exª.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Roberto Rocha, por suas palavras.

            O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Senador.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - V. Exª, no seu aparte, aponta exatamente aquilo que eu falava no meu discurso: o único nesse rol que não é objeto de delação é exatamente este Senador que ora se manifesta.

            Senador Ataídes.

            O Sr. Ataídes Oliveira (Bloco Oposição/PSDB - TO) - Senador, a sua biografia diz tudo sobre a sua história - e não só de homem público. Eu tenho convivido aqui esses poucos dias ao lado de V. Exª, mas não tenho dúvida de que a inclusão do nome de V. Exª nesse processo interessa, com certeza, a alguém. Eu participei, como membro, da CPMI e, em momento algum, vi um delator ou qualquer outro depoente falar alguma coisa que denegrisse o nome de V. Exª. Então, pode ter certeza, Senador Anastasia, de que V. Exª vai provar ao povo brasileiro... Essas pessoas que imputaram essa pseudoculpabilidade vão cair, porque a verdade é única e, por si só, fala mais. Desejo-lhe bastante sabedoria para que V. Exª passe por este momento.

            O SR. ANTONIO ANASTASIA (Bloco Oposição/PSDB - MG) - Muito obrigado, Senador Ataídes, por suas palavras.

            Eminente Presidente Senador Paulo Paim, agradeço mais uma vez a paciência de V. Exª. Agradeço todos os apartes e a presença de inúmeros Deputados Federais do meu Estado.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2015 - Página 455