Discurso durante a 26ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Hyder Bezerra Gurgel.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Hyder Bezerra Gurgel.
Aparteantes
Antonio Carlos Valadares, Elmano Férrer.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2015 - Página 466
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, MEDICO, ORIGEM, LAVRAS DA MANGABEIRA (CE), ESTADO DO CEARA (CE), ELOGIO, VIDA PUBLICA, COMENTARIO, HISTORIA, ATUAÇÃO, ATENDIMENTO, SAUDE, ESTADO DE SERGIPE (SE).
  • REGISTRO, MORTE, PREFEITO, CEDRO DE SÃO JOÃO (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE).

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador, o senhor tem todo o crédito.

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, especialmente o Senador Valadares e a Senadora Maria do Carmo, colegas Senadores do meu Estado, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais, hoje, meu Estado, o Estado de Sergipe, amanheceu muito triste.

            Perdemos um dos mais importantes médicos do nosso Estado, um dos pioneiros na Pediatria de Sergipe, ícone da sua especialidade. Refiro-me ao amigo, ao professor, ao mestre, ao pai, ao doutor, ao grande ser humano Dr. Hyder Bezerra Gurgel.

            Cearense de Lavras da Mangabeira, Senador Elmano, da sua terra, também da terra do Senador Eunício, ele escolheu Sergipe para viver, a convite do seu irmão mais velho, o também colega, grande obstetra, professor também da nossa universidade e, portanto, formador de muitos outros médicos, não só publicamente falando, mas também no seio de sua família, o então colega e amigo Dr. Hugo Gurgel, que fez o convite ao Dr. Hyder para morar em Sergipe. Lá eles fizeram história. Lá eles ajudaram a construir a saúde pública do nosso Estado, atendendo gente independentemente da classe social, mas, sobretudo e principalmente, os mais pobres e os mais esquecidos. Eram verdadeiros cientistas, verdadeiros profissionais humanos vocacionados.

            O Dr. Hyder, junto com seu irmão, Dr. Hugo Gurgel, atendeu, por longos anos, o povo pobre do nosso Estado, no Hospital de Cirurgia, na Clínica Santa Helena, na Clínica Santa Lúcia ou na Clínica São Domingos Sávio.

            O Dr. Hyder, pioneiro, ao lado do Dr. João Cardoso Nascimento Júnior, criou o Centro de Puericultura Martagão Gesteira, empreendimento que, posteriormente, foi transferido para a Casa Maternal Amélia Leite, Senadora Maria do Carmo - a senhora a conhece muito bem e a ajudou; com certeza, continua ajudando-a, porque é a sua vocação -, além de ter sido um dos fundadores da cadeira de Pediatria da nossa Universidade.

            Fui aluno, com muito orgulho, do Dr. Hyder. Fui aluno, com muito orgulho, do Dr. Hugo, meu amigo e colega Senador Elmano.

            Aqui, Sr. Presidente, precisamos citar dois dos seus mais importantes feitos pela saúde das crianças sergipanas, que, com certeza, foram verdadeiros marcos: o Centro de Reidratação Dr. Edélzio Vieira de Melo, que conseguiu diminuir, em muito pouco tempo, o número de óbitos infantis por distúrbios gastrointestinais, muito comuns à época; e a Clínica São Domingos Sávio, que ainda hoje existe, a primeira clínica particular e também pública do Estado de Sergipe que, em 1974, foi reconhecida como sendo de utilidade pública. Trabalhei na clínica São Domingos Sávio, Senador Elmano, fiz muitas cirurgias.

            Ele foi ainda secretário municipal de saúde no segundo mandato do então Prefeito de Aracaju, Godofredo Diniz. Presidente da Sociedade Médica, da nossa Somese, em 1960 e, desde 2001, integrava a Academia Sergipana de Medicina.

            Cito aqui parte do pronunciamento que o Dr. Hyder fez por ocasião da posse na Presidência da Academia Sergipana de Medicina em 2001:

Fui fisgado quando cheguei às terras sergipanas em plena Semana Santa, pelos olhos fascinantes de uma garota loirinha, de sorriso comedido, com o rosto encantador. Enfim, um broto, uma flor desabrochando, a minha Rosa, que todos me conhecem e a conhecem também. Daí, então, as coisas melhoraram muito, caminhamos celeremente para o casamento e hoje temos 5 filhos e 10 netos que são o orgulho e a nossa felicidade.

            Como todos nós podemos perceber, o Dr. Hyder Gurgel foi um ser humano exemplar e admirável, um bom exemplo. Junto a sua amada, D. Rosa, tiveram 5 filhos e 10 netos, como eu já disse, Senador Elmano, e desses cinco filhos, três médicos: Ronaldo, Roberto e Ricardo; duas filhas, uma enfermeira, Raquel, e, dos 10 netos, 5 encaminhados para a Medicina. Vê-se que está no DNA.

            A você, meu amigo, que tive a honra de visitar no último final de semana, mais precisamente no último domingo à tarde, tenho certeza de que Deus o recebeu de braços abertos. O vi sedado, vi seus últimos momentos.

            À viúva, D. Rosa, exemplo vivo, aos filhos Ricardo, Roberto, Ronaldo, Rosana e Raquel, às noras, aos genros e netos, os meus sinceros sentimentos. Não foram só vocês que perderam. Sergipe perdeu e perdeu muito.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Senador Eduardo Amorim, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - Com toda a certeza, Senador Valadares.

            O Sr. Antonio Carlos Valadares (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Quero me somar a V. Exª nesse sentimento expresso, na tribuna do Senado, pelo desaparecimento do Dr. Gurgel, médico que, pela sua capacidade profissional e desenvoltura como médico, conseguiu granjear o respeito, a simpatia e a amizade de todos os sergipanos que tiveram o privilégio de ficar perto dele. Eu fui um deles. Não tanto quanto V. Exª, porque V. Exª é colega dele e de sua família, mas sempre tive uma admiração muito grande por ele e por sua família. Aproveito, então, este ensejo, em que V. Exª faz uma homenagem tão emocionante, tão merecida a um homem que tudo fez para se tornar um bom profissional, um bom chefe de família, um cidadão exemplar, para me congratular com V. Exª por esse ato de religiosidade, de fé cristã ao se associar ao sofrimento da família do médico. Como Senador da República, V. Exª cumpre com o seu dever de cidadão sergipano, de médico, de homem que sabe reconhecer o valor dos nossos concidadãos de Sergipe.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - Muito obrigado, Senador Valadares. Obrigado por suas palavras, que também nos emocionam.

            Senador Elmano, de Lavras da Mangabeira. Conheci Lavras da Mangabeira.

            O Sr. Elmano Férrer (Bloco União e Força/PTB - PI) - Meu nobre Senador, com muita tristeza, eu me associo a todos os familiares do Hyder e Hugo, sobretudo lembrando a memória do seu pai, José Gurgel, que deixou a nossa cidade de Lavras da Mangabeira quando eu ainda era criança. Mas tenho uma longa e grande recordação de toda aquela prole do José Gurgel, que foi uma referência no comércio da pequena cidade de um nome tão grande, Lavras da Mangabeira. O pai do Hyder, do Hugo, bem como seus outros filhos caracterizaram, à época, o comércio da nossa cidade, inclusive o meu pai, que também era um grande amigo da família Gurgel. Eu queria também, como conterrâneo do Hyder, de todos os irmãos e familiares, prestar, nesta oportunidade, a minha solidariedade e externar a minha saudades de todos eles, que conheci ainda na minha infância. Então, eu me associo ao nobre Senador e a todos os familiares do nosso grande e imortal médico Hyder Gurgel.

            O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - Muito obrigado, Senador Elmano, conterrâneo que é também dos nossos dois grandes mestres, Doutor Hyder e Doutor Hugo. Hoje perdemos Doutor Hyder.

            Segundo os familiares, suas últimas palavras foram, entre outras, direcionadas à Dona Rosa, abre aspas: "Rosa, a você e a Deus devo tudo que tenho", fecha aspas.

            Sr. Presidente, para finalizar, quero dizer que Sergipe continua triste não só com a perda do Doutor Hyder Gurgel. Quero aqui também me solidarizar com a família do Prefeito Claudionor Vieira de Melo, que faleceu na manhã de hoje, provavelmente de enfarte fulminante; solidarizar-me com o povo do Município de Cedro de São João, terra da nossa Senadora Maria do Carmo, bem como com a jornalista Rita Oliveira e toda a sua família, pelo falecimento de sua mãe, Dona Laurita Oliveira.

            Como vocês veem, Sergipe acordou hoje muito triste por perdas expressivas.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2015 - Página 466