Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários acerca das manifestações populares ocorridas no último domingo no País.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CIDADANIA.:
  • Comentários acerca das manifestações populares ocorridas no último domingo no País.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2015 - Página 315
Assunto
Outros > CIDADANIA.
Indexação
  • ANALISE, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, POVO, OBJETIVO, CRITICA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ENFASE, NECESSIDADE, REFORMA POLITICA, SOLUÇÃO, CRISE, ECONOMIA, APOIO, ORADOR, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco união e Força/PR - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Boa tarde, Sr. Presidente, Senadoras, Senadores, Srs. e Srªs aqui presentes, Telespectadores e Ouvintes da TV e Rádio Senado, com as manifestações do último domingo foi incorporado o elemento "rua" nesse segundo mandato da presidente Dilma Rousseff e agora, governo e oposição terão que quebrar a cabeça para dar respostas mais efetivas à população.

            Os protestos que ocorreram nos 26 Estados e no Distrito Federal e reuniram mais de 1 milhão de pessoas, tiveram um perfil pacífico e sem nenhuma demanda objetiva ou elementos desestabilízadores. Bem diferente daqueles de junho de 2013, que explodiram após reivindicações específicas sobre passagem de ônibus.

            Isso mostra que boa parte dos brasileiros quer mais do que a estratégia já anunciada pelo governo, de reforma política, ajuste fiscal e promessas de combater à corrupção!

            Sr. Presidente, os protestos ocorridos no domingo foram muito significativos. A presença de milhares de pessoas nas ruas gera a necessidade do governo mudar rapidamente sua agenda, saindo da defensiva e buscando adotar medidas que atendam as expectativas da população.

            É preciso gerar notícias positivas e, nesse momento, não vejo nada mais urgente do que tornar eficaz o pacote anticorrupção, uma promessa de campanha da presidente Dilma.

            Srªs e Srs., ninguém sai ganhando com essa agenda de protestos e de divisão que assolou o País! Nem mesmo a oposição é favorecida! Apesar do viés antígoverno dos protestos, os partidos e políticos da oposição quase não tiveram espaço e não alcançaram nenhum protagonismo no último domingo.

            O governo está no caminho certo com o ajuste fiscal que vai alavancar a economia e com a proposta de reforma política que é tão necessária na atual conjuntura. No entanto, é preciso melhorar os canais de comunicação entre governo e população, dando mais transparência às ações do Executivo.

            O momento é de cautela. Para o bem da Nação, a estabilidade política, econômica e social precisa ser

            Senadoras e Senadores, não é tolerável, todavia, que se permita a disseminação de boatos levianos que instalam o medo e a insegurança na população, como é o caso do confisco da poupança. É necessário e urgente que se investigue a origem dos rumores e que se puna os culpados.

            Boatos como esses geram pânico nas pessoas e têm o único objetivo de desestabilizar o governo. O Ministério da Fazenda, sabiamente, publicou nota desmentindo os rumores e afirmou que as informações são totalmente desprovidas de fundamento.

            Nobres colegas, não estou aqui para defender o governo de forma incondicional fazendo de conta que nada está acontecendo ou que nada precisa ser mudado! No entanto, acredito que o governo entende o momento delicado que estamos passando e que a presidente Duma Rousseff terá maturidade e humildade para escutar a voz que vem das ruas e abrir canais para escutar e atender, na medida do possível, as demandas mais urgentes e necessárias!

            Muito Obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2015 - Página 315