Pela ordem durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra sobre a gravidade da situação ocasionada pela falta de vacinas básicas em seis Estados brasileiros.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Registra sobre a gravidade da situação ocasionada pela falta de vacinas básicas em seis Estados brasileiros.
Publicação
Publicação no DSF de 25/03/2015 - Página 202
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, LOCAL, ESTADOS, MOTIVO, FALTA, VACINA BCG, INTERRUPÇÃO, VACINAÇÃO, POSTO DE SAUDE, HOSPITAL, CIRCUNSTANCIAS, INEFICACIA, GESTÃO, GOVERNO FEDERAL, MINISTERIO DA SAUDE (MS).

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu peço a compreensão do nosso querido Senador Blairo Maggi só para fazer um registro.

            Sr. Presidente, nos últimos dias, diversos veículos de comunicação noticiaram que pelo menos seis Estados brasileiros, inclusive o meu querido Estado do Tocantins, estão sofrendo com a falta de vacinas fundamentais, como a BCG, que protege os bebês da tuberculose, e a febre amarela.

            A responsabilidade pela aquisição e distribuição dessas vacinas é do Governo Federal e também do Ministério da Saúde, ambos comandados pelo PT. Tentando justificar esse crime contra as nossas crianças, o Governo afirmou que os laboratórios que fornecem aquelas vacinas passaram por reformas que atrapalharam a produção.

            Vou apresentar um requerimento de informação ao Ministro da Saúde, Sr. Presidente, a fim de que essa situação seja plenamente esclarecida.

            Quero estar enganado, mas acredito que esse problema gravíssimo não foi provocado por dificuldades dos laboratórios. Além da já conhecida incompetência do Governo Federal, que certamente provocou atrasos na liberação e distribuição dessas vacinas, não duvido que todo o problema tenha origem na falta de recursos, em algumas dificuldades orçamentárias.

            Como já disse da tribuna, o Governo da Presidente Dilma gasta muito e gasta mal, o que deixou nossa economia nesse estado caótico em que se encontra.

            Agora, o resultado desse desastre econômico pode estar colocando em risco a saúde de nossas crianças e de toda a população, porque estão faltando vacinas básicas.

            Eu só espero que essa situação gravíssima não seja usada pelo Governo Federal para pressionar este Congresso Nacional a aprovar o ajuste fiscal proposto pela Presidente Dilma.

            Se minhas suspeitas forem confirmadas, não será suficiente apenas afastar ou mudar o Ministro da Saúde; o caso será mesmo de prisão.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/03/2015 - Página 202