Discurso durante a 35ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Considerações sobre a necessidade de melhoria de condições de trabalho dos servidores do Ministério Público da União.

Autor
José Medeiros (PPS - CIDADANIA/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINISTERIO PUBLICO:
  • Considerações sobre a necessidade de melhoria de condições de trabalho dos servidores do Ministério Público da União.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2015 - Página 278
Assunto
Outros > MINISTERIO PUBLICO
Indexação
  • COMENTARIO, NECESSIDADE, MELHORIA, SITUAÇÃO, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, MINISTERIO PUBLICO DA UNIÃO, ENFASE, AUMENTO, SALARIO.

            O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT. Sem revisão do orador.) - Senadora Ana Amélia, só corroborando o que V. Exª acabou de falar e o que o Senador Acir levantou aqui: o fortalecimento dessas instituições é importantíssimo e tem que vir também agregado a ações.

            O Ministério Público está, há nove anos, sem aumento, sem uma correção de salários, e isso é muito grave. Neste momento, o Ministério Público Federal, o Ministério Público da União, está em greve e, ao mesmo tempo em que o Governo sinaliza que é a favor do combate à corrupção, que está dando condições, vemos, na contramão, essas pessoas perdendo a capacidade de compra. Isso é muito ruim, porque esses servidores, Senadora Ana Amélia, são uma mão de obra de altíssima qualificação. Desvendar esses crimes de lavagem de dinheiro e desbaratar essas quadrilhas que estão por aí é tarefa de altíssima complexidade...

(Interrupção do som.)

            O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT) - ... e só profissionais com muita qualificação conseguem se desincumbir dela. Mas o Ministério Público está perdendo esses profissionais - assim como a própria Polícia Federal -, porque eles estão indo para outros locais que pagam melhor. Daqui a pouco, corremos o risco de ficar sem essa mão de obra. Então, aproveito que V. Exª colocou essa questão justamente neste momento em que eles estão passando, por assim dizer, por esse sucateamento.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2015 - Página 278