Pela ordem durante a Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Esclarecimentos sobre o processo de instauração da CPI do HSBC e do posicionamento da bancada do PSDB.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Esclarecimentos sobre o processo de instauração da CPI do HSBC e do posicionamento da bancada do PSDB.
Publicação
Publicação no DCN de 12/03/2015 - Página 101
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, PROCESSO, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), OBJETIVO, INVESTIGAÇÃO, AGENCIA, BANCO PARTICULAR, PAIS ESTRANGEIRO, SUIÇA, ENFASE, DECISÃO, RANDOLFE RODRIGUES, SENADOR, DISPENSA, CONSULTA, POSIÇÃO, BANCADA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), MOTIVO, URGENCIA, PROTOCOLO, ABERTURA.

O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB-SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr.

Presidente, eu me dirijo muito especialmente ao ilustre Deputado Ivan Valente. É um homem que admiro e com quem convivi durante muitos anos. Até peço desculpas a ele, porque me excedi um pouco na interpela- ção que fiz agora há pouco.

    O fato é o seguinte: o Senador Randolfe Rodrigues recolheu assinaturas para instaurar a CPI do HSBC. Ele não procurou nenhum dos Senadores do PSDB para pedir assinatura, embora o Líder Cássio Cunha Lima tivesse dito a ele que estava pronto para assinar e que a nossa bancada apoiaria. Acontece que o nosso que- rido colega Randolfe Rodrigues, tendo sido atingido o número protocolar de assinaturas, resolveu formalizar imediatamente o pedido de instalação da CPI, antes de procurar a bancada do PSDB. Ele justificou, e o fez da tribuna do plenário do Senado, dizendo que se precipitou para formalizar o pedido da instalação com receio de que outra CPI entrasse na frente, e ele se visse às voltas com embaraços regimentais para fazer funcionar aquela CPI que ele havia requerido. Ele disse isso. Nenhum de nós foi procurado.

    Eu peço ao nosso colega Deputado Ivan Valente que dê um telefonema para o Senador Randolfe, que é um homem veraz, um homem sério, e ele poderá confirmar aquilo que estou dizendo. Nós não fomos procu- rados. Eu tomei conhecimento da CPI quando o Senador Randolfe anunciou sua criação na tribuna do Senado. Eu fiz questão de cumprimentá-lo, e, nesse momento, ele deu essa explicação de que não havia recolhido a nossa assinatura em razão da urgência que via em protocolar o seu pedido.

Então, espero que isso fique esclarecido, para que esse tema não volte a ser levantado novamente aqui,

porque eu o considero uma infâmia, pura e simplesmente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 12/03/2015 - Página 101