Pronunciamento de Ana Amélia em 08/04/2015
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da ampliação da participação da mulher no processo político.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Registro da ampliação da participação da mulher no processo político.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2015 - Página 199
- Assunto
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Indexação
-
- REGISTRO, VALORIZAÇÃO, AUMENTO, PODER, FEMINISMO, POLITICA, ENFASE, ATUAÇÃO, VANESSA GRAZZIOTIN, PRESIDENTE, PROCURADORIA, MULHER, SENADO, LUCIA VANIA, CARGO, OUVIDOR, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, ASSEMBLEIA GERAL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, VIETNÃ, ASSUNTO, INTERESSE, REPRESENTANTE, SEXO, LIDERANÇA, MARTA SUPLICY, SENADOR, DEFESA, REFORMULAÇÃO, ELEIÇÕES, EXPECTATIVA, AMPLIAÇÃO, ELEIÇÃO MUNICIPAL.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Sem revisão da oradora.) - Senador Telmário Mota, queria, primeiro, agradecer a V. Exª essas reverências, estando V. Exª presidindo a sessão agora, nesta tarde.
Quero lhe dizer, aproveitando o ensejo, que a Senadora Vanessa é a nossa Procuradora da Mulher no Senado Federal. Foi um cargo criado na gestão do Senador Renan Calheiros, e ela foi aclamada por unanimidade pelas mulheres Senadoras. Isso significa dizer que nós valorizamos muito o que ela fez nesses dois anos de funcionamento da Procuradoria da Mulher, ou seja, o encaminhamento e o envolvimento da Procuradoria, como também da Ouvidoria - que está na mão de uma mulher, a Senadora Lúcia Vânia -, no sentido do apoderamento das mulheres na política brasileira.
Esse trabalho da Senadora Vanessa tem sido mostrado não só aqui, no Brasil, com o envolvimento da Câmara Federal e de outras Parlamentares preocupadas com o mesmo tema, mas também levado para o exterior.
Eu tive a honra de representar o Senado Federal na recente Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), um órgão indiretamente vinculado às Nações Unidas (ONU), em que estavam presentes, lá em Hanói, capital do Vietnã, 127 países.
O tema do apoderamento e da maior participação das mulheres na política é global. Não é um tema brasileiro apenas. Aqui, no Senado, tivemos, na última eleição, uma ampliação da presença feminina - no Parlamento e no Senado, de modo particular. A Câmara ainda está patinando, digamos, porque não chega a 10%.
Nós temos um aliado da causa feminina. Ele é um aliado, e vou ficar aqui para fazer um aparte ao discurso do Senador Hélio José.
Mas eu queria dizer que essa questão da participação da mulher no processo político... Teremos no ano que vem eleições municipais, e penso que é na base municipal que as coisas acontecem. Essa eleição municipal é importante para estimular as mulheres a disputarem os cargos de vereadoras, prefeitas e vice-prefeitas.
Tive a honra de liderar um movimento de filiação partidária do Partido Progressista do meu Estado, apesar dos problemas que ele está enfrentando - não somos avestruzes, sabemos disso. Temos a convicção de que teremos condições, sim, de nas eleições do ano que vem contarmos com mais mulheres, Senadora Vanessa, nesse processo no meu Estado, o Rio Grande do Sul. Penso que esse é o caminho para melhorarmos também a atividade política, pelo comprometimento que têm as mulheres com a seriedade, a ética e o envolvimento, eu diria de certa forma apaixonado, com as causas que abraçam.
Penso que isso também é parte do trabalho conseguido pela Procuradoria da Mulher, pela Ouvidoria da Mulher e pelo esforço de várias mulheres. A Senadora Marta Suplicy também tem trabalhado muito para que a legislação e a reforma eleitoral ampliem a presença feminina nos nossos parlamentos.
Tudo isso para agradecer a V. Exª as referências às mulheres, Senador Telmário Mota.