Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da adoção de políticas públicas destinadas a reduzir o alto índice de atropelamento de ciclistas; e outro assunto.

.

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA FUNDIARIA:
  • Defesa da adoção de políticas públicas destinadas a reduzir o alto índice de atropelamento de ciclistas; e outro assunto.
SENADO:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2015 - Página 396
Assuntos
Outros > POLITICA FUNDIARIA
Outros > SENADO
Indexação
  • APREENSÃO, INDICE, ACIDENTE DE TRANSITO, BICICLETA, DEFESA, NECESSIDADE, POLITICAS PUBLICAS, OBJETIVO, CONSTRUÇÃO, FAIXA, USO ESPECIAL, REALIZAÇÃO, CAMPANHA, CONSCIENTIZAÇÃO, POPULAÇÃO, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE.
  • CONVITE, SENADOR, COMPARECIMENTO, CERIMONIA, CRIAÇÃO, GRUPO PARLAMENTAR, INFRAESTRUTURA, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), MINISTERIO DAS CIDADES, LOCAL, SENADO.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, nesta tarde, para chamar a atenção das autoridades competentes sobre o alto índice de atropelamentos, envolvendo veículos e ciclistas, que vêm acontecendo diariamente na nossa cidade, na nossa querida Brasília.

            Na última sexta-feira, o vigilante Fabrício Torres foi mais uma vítima, enquanto pedalava na L4 Norte. Fabrício Torres pedalava quando foi atingido por um carro guiado por um motorista bêbado. Ele foi encaminhado para o hospital, onde passou por uma cirurgia para tirar um coágulo no cérebro, mas não resistiu, Sr. Presidente. Ele foi atingido pelo carro de um motorista que estava totalmente embriagado e que tentou fugir do local do acidente.

            Ciclistas do Distrito Federal fizeram manifestações, ontem, para pedir paz no trânsito. Os ciclistas pedalaram da Vila Planalto, região onde a vítima morava, até o local do acidente.

            A topografia quase plana de Brasília favorece o uso, cada vez maior, desse meio de transporte saudável e que não polui o meio ambiente, que é exatamente o ciclismo. Isso sem contar que andar de bicicleta constitui alternativa para a retirada de grande parte dos automóveis das ruas.

            Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há necessidade de políticas públicas orientadas para a construção de ciclovias e ciclofaixas nos locais de maior incidência de acidentes, além da promoção de campanhas educativas voltadas à conscientização da população quanto à necessidade de proteção ao ciclista no trânsito.

            Era isso o que eu queria comunicar à população de Brasília

            E eu gostaria de anexar essa reportagem do Correio Braziliense, que ilustra perfeitamente essa tragédia que está acontecendo contra os nossos queridos ciclistas, contra as pessoas que procuram fazer exercício, procuram caminhar de forma saudável no Distrito Federal.

            Para finalizar, eu quero fazer um convite a todos os meus pares, a todos os colegas, Srªs e Srs. Senadores, e ao nosso Presidente: amanhã, às 9h30, no Salão Nobre desta Casa, vamos lançar a Frente Parlamentar da Infraestrutura. Já me confirmaram a presença o Sr. Ministro dos Transportes, Carlos Rodrigues, e o Sr. Ministro das Cidades, Kassab. E eu gostaria que todos pudessem estar presentes. S. Exª o Sr. Presidente também vai estar conosco, amanhã, a partir das 9h30, no Salão Nobre, para o lançamento da Frente Parlamentar da Infraestrutura.

            Era isso o que eu queria dizer.

            Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2015 - Página 396