Discurso durante a 48ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do lançamento, pelo Ministério da Saúde, do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, edição 2015.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Registro do lançamento, pelo Ministério da Saúde, do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, edição 2015.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2015 - Página 48
Assunto
Outros > SAUDE
Indexação
  • REGISTRO, PUBLICAÇÃO, LIVRO, AUTORIA, MINISTERIO DA SAUDE (MS), REFERENCIA, ALIMENTOS, AMBITO REGIONAL, BRASIL, MOTIVO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, SAUDE, LANÇAMENTO, CAMPANHA, PUBLICIDADE, ASSUNTO, SUGESTÃO, MELHORIA, CORPO HUMANO, OBJETIVO, COMBATE, AUMENTO, PESO, POPULAÇÃO, INCENTIVO, CONSUMO, FRUTA, REDUÇÃO, DEMANDA, AÇUCAR.

            A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, o Ministério da Saúde lançou ontem (07), o livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, edição 2015, para marcar a passagem este ano, do Dia mundial de Saúde.  

            Em produção atraente desde a arte até o conteúdo, recheado de comidas típicas de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde, o livro tem o objetivo principal de estimular a população para o consumo de uma alimentação saudável capaz de promover saúde e mais qualidade de vida, reduzindo a obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

            Com a campanha publicitária “Da Saúde se Cuida Todos os Dias”, folders, cartazes, banner na internet e posts em redes sociais, o Ministério da Saúde reforça seu objetivo de dar mais foco à Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que visa incentivar mudanças de comportamento sobre a alimentação social e individual.

            É importante ressaltar que a campanha do Governo Federal de promover uma extensa campanha publicitária de incentivo a hábitos saudáveis de alimentação, especialmente, em escolas, tem origem nos dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2014) que revelou apenas 24,1% da população brasileira consome a quantidade de frutas e hortaliças recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em cinco ou mais dias da semana.

            Para a OMS, a ingestão necessária é de pelo menos 400 gramas desses alimentos diariamente. Esse consumo é ainda menor entre os homens, quando o índice é de 19,3%, e maior entre as mulheres, 28,2%.

            Esta pesquisa mostra, também, que 29,4% da população ainda consome carne com excesso de gordura, apesar de o índice ter apresentado queda ao longo dos anos - saindo de 32,3% em 2007. Os dados são reveladores de que homens brasileiros consomem duas vezes mais, com 38,4%, enquanto entre as mulheres o índice cai para 21,7%.

            Todavia, a Vigitel 2014 apontou fatos positivos, como o de que o brasileiro diminuiu em 20%, nos últimos seis anos, a ingestão de refrigerante. Esse fato já um alento no universo em que mais de 20,8% da população faz uso de refrigerantes cinco vezes ou mais na semana, sendo 23,9% entre os homens e 18,2% entre as mulheres.

            No ato de lançamento do livro, o ministro da Saúde Arthur Chioro, destacou o compromisso do governo federal de priorizar alimentação segura e saudável para toda a população deste país, que é belo, mas, sobretudo, rico em alimentos em geral e que precisa valorizar cada vez mais, sua cultura, seus saberes e suas práticas regionais.

            No livro, a região Norte, rica em frutas, hortaliças, leguminosas e cereais, figura uma lista de alimentos sugestivos para serem usadas na alimentação escolar. São eles: abricó, abiu, açaí, araçá, bacaba, banana-pacova, bacuri, biriba, buriti, cajarana, castanha do Pará, castanha do Brasil e castanha da Amazônia, camu-camu, cubiu, cutite, guaraná, cupuaçu, murici, jambo, ingá, inajá, mangaba, pupunha, piquiá, sapota do Solimões, sorva, taperebá, tucumã, umori e uxi. As hortaliças da região norte são: Bertalha, espinafre-d’água, jambu, maxixe-do-reino e quiabo de metro. A região também possui ervas Pimenta do reino e chicória-do-pará, muito usadas na culinária local, além do Feijão regional. O levantamento do alimentos regionais foi feito durante oficinas de culinárias, realizadas em cada região do país, em que foram preparadas comidas com base em pratos tradicionais locais.

            A ação estratégica do governo federal de incentivar por meio de campanha publicitária, a prática de alimentação saudável, especialmente nas escolas, busca estimular o uso de frutas in natura, em lugar de alimentos industrializados, como barras de cereais, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, refrigerantes e outros.

            Enfim, a relação dos alimentos disponíveis em cada região está, agora, à disposição de todos e todas. A forma de prepará-los e consumi-los está ao alcance de quem tem vocação e aptidão para tal. Portanto, penso que este livro chega em uma boa hora e, para seu sucesso, peço a atenção de pais, professores, educadores e cuidadores de crianças e de idosos, bem como de pesquisadores e especialistas em alimentação, para a importância de contribuírem com a promoção da saúde da população, desde a infância.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2015 - Página 48