Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao município maranhense de Bacabal por ocasião de seu aniversário de 95 anos, a ser comemorado no próximo dia 17.

Autor
João Alberto Souza (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: João Alberto de Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem ao município maranhense de Bacabal por ocasião de seu aniversário de 95 anos, a ser comemorado no próximo dia 17.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2015 - Página 125
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, BACABAL (MA), MARANHÃO (MA), MOTIVO, ANIVERSARIO, EMANCIPAÇÃO, COMENTARIO, HISTORIA, MUNICIPIO.

            O SR. JOÃO ALBERTO SOUZA (Bloco Maioria/PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, agradeço à Senadora Vanessa por ter-me cedido a sua vaga para hoje eu falar.

            Hoje eu vou falar de um problema paroquial, um problema que me diz muito de perto, que é sobre a minha cidade natal, a minha cidade de Bacabal.

            Na política, eu já passei por vários estágios: Deputado Estadual e Federal, Governador, Senador, presidente de várias comissões; mas não há um título de que eu mais me honre do que o título de prefeito que fui da minha cidade de Bacabal.

            Bacabal fica no Estado do Maranhão e completa agora 95 anos. E eu não poderia deixar de dizer alguma coisa sobre essa data. Até me emociono pelo fato de aquele garoto de Bacabal ter chegado à Prefeitura de Bacabal; daí eu preparei o meu pronunciamento, que é uma homenagem à sua população, homenagem à minha cidade querida de Bacabal.

            A minha cidade querida de Bacabal faz, nesta sexta-feira, 95 anos de emancipação política. A independência foi conquistada em 17 de abril de 1920, através da Lei Estadual nº 932, que criou o Município desmembrado da cidade de São Luís Gonzaga do Maranhão.

            Hoje, segundo o IBGE, Bacabal está em 9º lugar na classificação dos Municípios mais populosos do Estado do Maranhão. E já possui mais de 100 mil habitantes. A cidade ocupa a 54ª posição no ranking dos PIBs per capita por Município.

            Com localização privilegiada na região central do Maranhão, Bacabal fica às margem da BR-316, tem um clima agradavelmente quente e úmido e é banhada pelo Rio Mearim, um dos principais rios do Estado do Maranhão. A cidade já é hoje o centro econômico para a região do Médio Mearim: comércio, agricultura e pecuária que se destacam no Estado. O comércio varejista movimenta a economia, a chegada de novas empresas tem gerado mais empregos na cidade e, assim, Bacabal ocupa a 53ª posição no ranking de geração de empregos formais, entre os 217 Municípios maranhenses.

            Na agricultura, a mandioca, para a fabricação da farinha, é a cultura predominante, mas o setor se destaca também pela produção pujante de lenha, milho, arroz, carvão vegetal e babaçu - a produção do feijão colocou Bacabal no segundo lugar do Estado, de acordo com o IBGE. Conhecida como a capital da pecuária maranhense, minha Bacabal tem o gado de corte como principal fonte de renda, mas o pequeno produtor também tem sido incentivado a criar gado leiteiro. Nos últimos anos, a cidade tem virado um pólo universitário, com a instalação de várias faculdades privadas, além de ter um campus da Universidade Federal e outro campus da Universidade Estadual do Maranhão, e espero que este ano eu possa ver criada a faculdade de Medicina na cidade de Bacabal.

            E todo esse progresso só tem sido possível devido á persistência e ao trabalho árduo dos bacabalenses, que acreditam e fazem da cidade um lugar melhor de se viver e de se investir - povo guerreiro, batalhador, que hoje recebe a minha homenagem.

            Em menos de um século de independência, Bacabal conquistou uma rede própria de atendimento à população como hospitais, pronto-socorro municipal, bancos, escolas públicas e particulares, emissoras de rádios e TVs, e internet. E, com essa estrutura, a cidade atende, inclusive, as demandas dos Municípios vizinhos de São Luís Gonzaga do Maranhão, Lago Verde, Bom Lugar, Pio XII, São Mateus do Maranhão, Vitorino Freire, Paulo Ramos, Altamira do Maranhão, Satubinha, Conceição do Lago Açu e outros Municípios que demandam de Bacabal, a menos de 100km.

            Sou hoje Senador da República, mas já fui governador do Estado do Maranhão, Deputado Federal e Estadual. No entanto, tenho muito orgulho de ter sido, na minha vida pública, prefeito da minha querida cidade de Bacabal.

            Quero parabenizar a todos os bacabalenses por terem edificado uma cidade cada vez mais alegre, segura e próspera. Parabenizo também todos os seus Vereadores e Prefeito, por estarem, incansavelmente, na luta pelo desenvolvimento da minha Bacabal, do seu potencial, da sua história, da sua cultura e das suas riquezas naturais.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente e Srs. Senadores.

            Muito obrigado e quero dizer que tenho grande emoção em falar desta tribuna da minha querida cidade de Bacabal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2015 - Página 125