Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de matéria publicada hoje, no Caderno de Turismo do jornal Correio Braziliense, intitulada “A Paris dos Trópicos”, em referência à cidade de Manaus; e outros assuntos.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TURISMO:
  • Registro de matéria publicada hoje, no Caderno de Turismo do jornal Correio Braziliense, intitulada “A Paris dos Trópicos”, em referência à cidade de Manaus; e outros assuntos.
POLITICA FUNDIARIA:
SAUDE:
Aparteantes
Raimundo Lira.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2015 - Página 126
Assuntos
Outros > TURISMO
Outros > POLITICA FUNDIARIA
Outros > SAUDE
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, ASSUNTO, ELOGIO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), ENFASE, NUMERO, OFERTA, OPÇÃO, TURISMO, REGIÃO.
  • ELOGIO, DECISÃO, JUIZ, VARA DA JUSTIÇA FEDERAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), OBJETO, SUSPENSÃO, ORDEM, DESPEJO, POPULAÇÃO, HABITANTE, LOCAL, PROXIMIDADE, AEROPORTO, REGISTRO, REUNIÃO, SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL, ASSUNTO, DISCUSSÃO, SOLUÇÃO, COMENTARIO, NECESSIDADE, TRANSPOSIÇÃO, PARTE, NUMERO, RESIDENCIA, OBJETIVO, MELHORAMENTO, SEGURANÇA.
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI), LOCAL, FUNDAÇÃO, MEDICINA TROPICAL, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), COMENTARIO, CONTRIBUIÇÃO, TRATAMENTO, DOENÇA TROPICAL, REGIÃO.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Então, V. Exª é amazonense. Isso é o Brasil, Senador Telmário. V. Exª é amazonense; enfim, isso é o Brasil e assim é o povo brasileiro: a migração intensa que existe em nosso território faz com que o povo seja tão solidário - o Sul com o Norte, o Norte com o Nordeste, que, por sua vez, expressa uma profunda solidariedade com o Centro-Oeste. Isso é que é bonito.

            E gostaria de dizer, Senador Telmário, da minha alegria de ter ido ao Amazonas muito cedo, com a minha família, e ter sido recebida naquele Estado como sua própria filha, porque todo o meu colegial, toda a minha militância política, iniciei, aprendi, vivi no Estado do Amazonas. Eu, que nasci em Santa Catarina, mas tenho muito orgulho, e digo sempre, onde quer que vá, que sou a filha adotiva, talvez, mais querida do Estado do Amazonas. Aliás, recebem muito bem a todos, os que vão do Estado de São Paulo, os que vão do Pará, os que vão do Maranhão, isso é que é bonito.

            Quero, Sr. Presidente, neste momento, fazer, antes de trazer o assunto, antes de abordar o assunto que me traz a essa tribuna, fazer três registros. O primeiro deles é sobre uma matéria muito importante e bonita, publicada no dia de hoje, no Caderno de Turismo, do jornal Correio Braziliense, cuja manchete é “A Paris dos Trópicos”, porque a Paris dos Trópicos é minha querida cidade de Manaus, e muito poucos sabem que Manaus já foi considerada a Paris dos Trópicos, isso lá no final do século retrasado, quando vivíamos um momento áureo da borracha. A nossa região era responsável por 25% das exportações de toda a pauta de exportação do nosso País. Então, são daquela época os grandes monumentos e as grandes obras que temos em Manaus.

            Aqui há um belo retrato do Teatro Amazonas. Existem alguns belos e excelentes teatros no Brasil. Entretanto, creio que o Teatro Amazonas é o mais belo e o melhor de todos, e aí não há nenhum bairrismo, porque isso é dito por artistas, por pessoas que conhecem tecnicamente, que, além de admirar a beleza e a bela arquitetura, não deixam de elogiá-lo.

            Lembro que, um tempo desses, fizemos uma atividade em Manaus, uma atividade de mulheres, que foi lá no Teatro Amazonas. Liguei para a nossa querida Leci Brandão - grande sambista, estudiosa, Parlamentar, que é do Estado de São Paulo, Parlamentar pelo PCdoB - e a convidei para estar conosco na atividade de Manaus. E, quando disse a ela que a atividade seria no Teatro Amazonas, V. Exª não pode imaginar a alegria. Ela disse: “Meu sonho sempre foi cantar no Teatro Amazonas. Estive muitas vezes em Manaus, mas nunca me apresentei no Teatro Amazonas.”

            Então, eu quero aqui cumprimentar a equipe de jornalismo, sobretudo a equipe que trata dessa página de turismo, desse caderno de turismo, pela bela matéria que fez em relação à história, recordando a história da cidade de Manaus. Olhem aqui a subchamada: “O luxo da arquitetura, herança dos barões da borracha na época áurea da extração, é uma das atrações da capital do Amazonas, cidade que também oferece a oportunidade de conhecer tribos indígenas e projetos de ribeirinhos.” Porque Manaus é isto tudo, é uma grande metrópole, uma cidade de dois milhões de habitantes - estamos entre as dez maiores do Brasil -, mas uma cidade que aprendeu a conviver muito com a natureza, porque, nos arredores, na nossa proximidade, nós temos a natureza muito viva e presente na vida das pessoas. Esse é o primeiro registro.

            O segundo registro, Sr. Presidente, é que eu vim algumas vezes aqui a esta tribuna para tratar de um problema, para alertar para um problema que estamos ainda vivendo no Estado do Amazonas. E o fato é que, em decorrência de uma ação judicial já em curso há alguns anos, houve uma decisão do Juiz da Vara Federal do Estado do Amazonas, Dr. Ricardo Sales, dando um prazo de 30 dias para que mais de 700, ou aproximadamente 700 famílias, desocupassem as suas casas, em decorrência dessa ação judicial, desse pedido de reintegração de posse por parte da Aeronáutica, visto que essas casas estão localizadas muito próximas à área do aeroporto e, segundo a Aeronáutica, comprometendo, assim, a segurança aeroviária, a segurança das operações do aeroporto.

            Trouxe esse problema à tribuna, dei conhecimento do fato aqui desta tribuna, manifestando o nosso compromisso e a tentativa de trabalhar no assunto e ajudar para que a saída fosse a menos traumática e aquela que satisfizesse a Aeronáutica - não por um desejo dela, mas pela necessidade da segurança da aviação no Município de Barcelos -, mas que também garantisse uma tranquilidade maior às famílias. Imaginem V. Exªs, Senadoras e Senadores, o que significa para uma família pobre e humilde, que tem uma humilde residência, ser abordado ou receber um documento oficial do Poder Judiciário, determinando um prazo de 30 dias para desocupar a casa, do contrário sofreria uma ação de despejo.

            Estive eu com o Juiz Ricardo Sales, como também o Estado do Amazonas, o Governo do Estado do Amazonas, através da sua Procuradoria, que teve um grande empenho dentro do processo, para buscar o diálogo com o juiz e mostrar que, além de um problema técnico de segurança, havia um problema social que precisava ser levado em consideração. O fato é que, analisando a matéria, analisando as argumentações, todas elas, e um recurso impetrado pela Procuradoria do Estado do Amazonas, o Dr. Ricardo Sales, juiz federal, expediu uma nova determinação suspendendo aquela decisão e dando um prazo até o dia 24 deste mês, portanto, semana que vem, para a busca de uma solução negociada.

            Hoje, venho à tribuna, Senador Telmário, para dizer que não podia ter havido decisão mais acertada, justa e correta do que essa tomada pelo juiz, Dr. Ricardo. Ontem, nós estivemos - digo nós, a equipe, a nossa assessoria - na Secretaria de Aviação Civil (SAC), em uma reunião com o Dr. Ricardo, com o Dr. Rogério, que é o Diretor de Regulação da Aviação Civil, numa reunião que já foi um desdobramento de uma conversa, uma audiência anterior que tivemos com o Sr. Eliseu Padilha, Ministro da Secretaria de Aviação Civil de nosso País. E a reunião de ontem foi trabalhada do ponto de vista técnico.

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - E foi, inclusive, apresentada solução pela Secretaria de Aviação Civil, que manifestou interesse de ter o controle da área. Isso, porque, mesmo a ação tendo sido impetrada pela Aeronáutica, houve uma mudança na administração dos aeroportos e, a partir da edição de uma lei federal, os aeroportos passaram a ser de responsabilidade da Secretaria de Aviação Civil, e não mais da Aeronáutica. Portanto, a SAC assume todo o problema, toma em suas mãos o problema e já apresenta uma forma para solucioná-lo - é uma fórmula importante que garante a permanência e deverá garantir a permanência da maioria das casas nos locais onde estão.

            Deverá haver a necessidade de uma transposição, apenas uma mudança de local...

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... de 80 casas somente, mas a grande maioria das casas deverá permanecer onde está atualmente.

            Então, eu vou ter muito prazer de participar da reunião, no próximo dia 24, que será conduzida pelo Dr. Ricardo, e tenho a certeza, a convicção de que todos terão um bom desfecho desse problema, que será resolvido para ambas as partes, seja para a segurança do funcionamento do aeroporto, seja para a tranquilidade das pessoas que lá vivem.

            O terceiro registro que faço, Sr. Presidente, diz respeito à inauguração, na manhã de hoje, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Senador Benedito de Lira, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, que fica localizado na minha cidade de Manaus...

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Senador, se V. Exª me permite, apenas para concluir.

            Uma UTI construída com boa parte dos recursos destinados mediante uma emenda de minha autoria. Foram aproximadamente 2,5 milhões de minha emenda e em torno de 1,6 milhão de recursos alocados pelo Governo do Estado do Amazonas.

            O senhor não faz ideia, Sr. Presidente, de como lamentei o fato de não poder estar presente na inauguração no dia de hoje. Fui procurada pelo Governo do Estado do Amazonas, que me convidou, fez um apelo para que eu pudesse estar presente hoje, mas, infelizmente, por ser uma quarta-feira, dia de sessão deliberativa, não pude me deslocar, faltar à sessão do Senado Federal. Mas lá esteve me representando uma companheira, Lúcia Antony, ex-vereadora da cidade de Manaus, uma militante do movimento de mulheres.

            Então, ao lado do secretário de Saúde do Estado do Amazonas, Dr. Wilson Alecrim...

(Interrupção do som.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... e da Drª Graça Alecrim (Fora do microfone.), que é a diretora do hospital, realizaram este evento importante: a inauguração da UTI, que tem dez leitos projetados para cuidados e tratamentos especializados de crianças com doenças infectocontagiosas graves, com necessidade de cuidados intensivos. Dois desses leitos são destinados a pacientes com doenças transmissíveis e com indicação de isolamento respiratório.

            Para nós, é muito importante essa inauguração no dia de hoje. É importante também como simbolismo para mostrar que as emendas apresentadas por nós, Parlamentares, têm o objetivo claro de tentar ajudar a que não só a área de saúde, mas a de educação e a de infraestrutura sofram melhorias significativas.

            Fico feliz de saber que pude, como Parlamentar, representando o Estado do Amazonas, ajudar a nossa gente a enfrentar momentos de grande dificuldade.

(Soa a campainha.)

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - A Fundação de Medicina Tropical é um hospital referência. Como as próprias palavras dizem, Medicina Tropical, ele é um hospital referência em doenças tropicais. E é referência não para o Brasil, mas para o mundo. Conheço muitos médicos e médicas, profissionais da área de saúde do mundo inteiro que vão estudar medicina tropical lá, na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado.

            Então, quero cumprimentar aqui o secretário de Saúde e a diretora do hospital e dizer apenas que lamentei não ter podido estar presente nesse momento tão importante para a saúde da nossa cidade e para a população da cidade e do Estado do Amazonas, Senador.

            Muito obrigada. Voltarei aqui para tratar de outros assuntos, pois o tempo não me permite, neste momento.

            Obrigada.

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Senadora, antes de V. Exª sair da tribuna, eu gostaria de fazer...

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia. PCdoB - AM) - Pois não, Senador Raimundo.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Eu gostaria de dizer que o fato de V. Exª estar aqui, na condição de Senadora, representando o Estado do Amazonas, prova claramente que V. Exª é a filha adotiva mais querida do Amazonas. Não são somente palavras; são fatos e a manifestação da maioria do povo do Amazonas. E quero me congratular com V. Exª por essa preocupação não só com a saúde do povo do Amazonas, mas, sobretudo, em fortalecer um órgão que já tem prestígio internacional na área da pesquisa das doenças tropicais. Isso é muito importante. O Amazonas, além de...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Sr. Presidente, dê-me mais uma oportunidade de continuar este aparte, porque falhou o microfone, e eu me lembrei que ontem outros companheiros Senadores tiveram dificuldade com aquele microfone ali. Apenas para concluir, mais uma vez me congratulo com a Senadora Vanessa Grazziotin por essa preocupação em fortalecer o Estado do Amazonas, que é um dos grandes patrimônios do nosso País. Às vezes, fico até impressionado, porque uma região tão bela, tão grande, tão impressionante não tem o turismo internacional que deveria ter. Desde que foi inaugurado o Hotel da Amazônia - na época, o Hotel Tropical -, eu fui várias...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - ... vezes a Manaus com minha família (Fora do microfone.) e tive a oportunidade de circular, de passear no Rio Amazonas, no Rio Negro e de ver o encontro das águas. Há poucos anos, fui também a Parintins ver aquela beleza de folclore nacional. E vou dizer aqui, com toda a sinceridade: estive também no Rio de Janeiro, no Carnaval, no Sambódromo, e me impressionaram muito mais, me emocionaram muito mais os espetáculos apresentados em Parintins - parece que é Garantido e...

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - E Caprichoso.

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - ... e Caprichoso. Está certo. O Garantido é o azul, não é?

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Não, o Garantido é o vermelho; e o Caprichoso é azul, igual ao Senado Federal.

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Está certo. Notei que o vermelho tinha mais apelo popular do que o azul.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Mas é muito popular o azul, também.

(Soa a campainha.)

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Apesar de que a minha simpatia foi pelo azul. Então, quero dizer que o Amazonas é uma terra belíssima, de um povo maravilhoso e que, tenho certeza, V. Exª representa muito bem.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Agradeço, Senador Raimundo.

            Sem querer abusar da paciência e da benevolência do nosso Presidente, o Senador Benedito de Lira, quero dizer, Senador Raimundo, que iniciei o pronunciamento fazendo alguns registros. E um deles foi a belíssima matéria do jornal Correio Braziliense de hoje, no caderno Turismo, que retrata a Manaus dos tempos áureos da borracha, quando era conhecida como a Paris dos Trópicos. De lá vem o Teatro Amazonas, vêm muitas pontes e coisas belíssimas que temos lá.

            Isso são ações concretas que nos ajudam a desenvolver o turismo. Manaus ainda não é, como o Amazonas, o principal destino de turismo ecológico do mundo, mas, sem dúvida, brevemente o seremos. E é assim e por isso que trabalhamos.

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco/Maioria/PMDB - PB) - Ainda quero...

(Interrupção do som.)

            O Sr. Raimundo Lira (Bloco/Maioria/PMDB - PB) - ... complementar, Senadora. Na década de 1970 (Fora do microfone.), eu fui ver a inauguração da restauração do Teatro Amazonas. Tenho a impressão de que foi em 1974. E, naquela época, eu adquiri uma tela do pintor Moacyr Andrade, a qual continua na minha casa. Então, isso mostra o carinho e a atração que eu tenho pelo Estado do Amazonas.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Moacyr Andrade é um belíssimo pintor que temos lá. Eu fiz uma publicação pelo Senado e solicitei a autorização dele para colocar uma de suas telas na capa. Visitei-o recentemente, e ele está muito bem de saúde.

            Agradeço o carinho que V. Exª manifesta pelo meu Estado.

            Muito obrigada, Senador.

            Obrigada, Senador Benedito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2015 - Página 126