Comunicação inadiável durante a 54ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solidariedade com a população do oeste catarinense pela tragédia natural que a vitimou.

Autor
Luiz Henrique (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Luiz Henrique da Silveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Solidariedade com a população do oeste catarinense pela tragédia natural que a vitimou.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2015 - Página 142
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, REGIÃO OESTE, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), MOTIVO, SITUAÇÃO, CALAMIDADE PUBLICA, MUNICIPIOS, XANXERE (SC), PONTE SERRADA (SC), VITIMA, EFEITO, NATUREZA, ANUNCIO, VISITA, REGIÃO.

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, um fenômeno a que assistíamos até com certa frequência no oeste dos Estados Unidos se repete, pela terceira vez, em Santa Catarina. Verifica-se no oeste catarinense, como já ocorreu na região serrana.

            Amanhã pela manhã, acompanhado pelo Governador do Estado, Raimundo Colombo, viajarei a Xanxerê, e de lá vamos a Ponte Serrada para verificar, pessoalmente - o Governador já o fez anteontem -, o montante da destruição que se abateu sobre esses dois Municípios.

            Quando Governador, tive que trabalhar de forma muito urgente, com base na estrutura da descentralização do Estado, na estrutura das Secretarias de Desenvolvimento Regional, para socorrer as populações de Ponte Alta e de Guaraciaba. Eu imaginava que aquelas duas tragédias não voltariam a se repetir, Srª Presidente. No entanto, ventos que chegaram próximos a 300 quilômetros de velocidade praticamente arrasaram boa parte dos Municípios de Xanxerê e Ponte Serrada.

            Qual é a causa? Qual é a origem? Qual é o porquê desses fenômenos naturais? Os biólogos e geólogos estudam esses fenômenos, que se tornaram mais corriqueiros e, a cada ano, se intensificam mais, a partir de uma data trágica para a história da humanidade, a partir de 16 de julho de 1945, quando um avião batizado com o nome de Enola Gay jogou sobre Hiroshima e Nagasaki duas bombas nucleares.

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Seguiu-se a isso, Srª Presidente, uma série de testes nucleares subterrâneos, em desertos, em ilhas longínquas do Pacífico.

            Seguiu-se a isso uma sucessão de conflitos regionais, de guerras locais.

            Seguiu-se a isso o despejo de milhares e milhares de bombas, o acionamento de mísseis, e, evidentemente, que, somando-se a força destruidora das armas da guerra...

(Interrupção do som.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC) - ... ao crescimento explosivo da frota mundial de veículos usando combustível fóssil poluidor; somando-se a tudo isso uma expansão industrial (Fora do microfone.) como jamais se viu, e boa parte usando energia fóssil no acionamento das suas máquinas; somando-se a isso uma agricultura que cresceu, avançando sobre as florestas, desmatando e reduzindo a cobertura biológica do mundo; somando-se a isso uma série de outros fatores de descuidado - eu seria eufêmico se falasse descuidados -; somando-se a isso um processo agressivo à natureza, de 16 de julho de 1945 para cá, a ciência mundial estuda um fenômeno chamado antropoceno.

            O que é isso? É como o homem atua - antropho e -ceno - para desgastar, desequilibrar a natureza.

            Ocupo esta tribuna, Sra Presidente, Srªs e Srs. Senadores, para levar a minha solidariedade ao povo de Xanxerê e ao povo de Ponte Serrada.

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Eu sei da bravura do povo do oeste catarinense, que veio de regiões longínquas do Rio Grande do Sul para ali construir um celeiro alimentar, para fazer com que Santa Catarina seja o quinto produtor de alimentos, para estabelecer ali as cinco maiores agroindústrias do País na área do suíno e do frango, para estabelecer ali uma coletividade desenvolvida. Eu sei que o povo de Ponte Serrada e de Xanxerê saberá reconstruir, saberá refazer, mas deixo aqui um alerta.

(Soa a campainha.)

            O SR. LUIZ HENRIQUE (Bloco Maioria/PMDB - SC) - Outros povos, catarinenses e brasileiros, sofrerão outras tragédias se não parar, se não se detiver essa insanidade ambiental.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2015 - Página 142