Pela Liderança durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações aos envolvidos no programa de recuperação de nascentes do Rio Doce e seus afluentes.

Autor
Ricardo Ferraço (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Congratulações aos envolvidos no programa de recuperação de nascentes do Rio Doce e seus afluentes.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2015 - Página 433
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • CUMPRIMENTO, PESSOAS, LIDERANÇA, COMUNIDADE, ENGAJAMENTO, PROJETO, RESTAURAÇÃO, NASCENTE, AFLUENTE, RIO DOCE (MG), UTILIZAÇÃO, PLANTIO, ARVORE, COLETA, ESGOTO, SANITARIO, OBJETIVO, CONTENÇÃO, AGRESSÃO, MEIO AMBIENTE.

O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Maioria/PMDB - ES. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presi-

dente, Srªse Srs. Senadores, venho à tribuna para cumprimentar, e cumprimentar de maneira efusiva e sincera, pessoas, comunidades, lideranças comunitárias que, de forma voluntária, mas determinada, Senador Magno Malta, de forma a revelar todo o altruísmo em relação à acessibilidade e ao comprometimento que todoscole- tivamente precisamos ter para enfrentar uma crise anunciada que evidentemente necessita do envolvimento pessoal, do comprometimento de cada um, sobretudo em relação aos nossos modos e à forma com que nós estamosnosrelacionando com esse que é um desa o brasileiro, que é um desa o do meu Estado, o Estado do Espírito Santo, que está relacionado com a crise hídrica, que sinaliza consequências e prejuízos para a sobrevi- vência humana, para a atividade econômica, com re exos no dia a dia em nossas comunidades.

    Eu trago, como um bom exemplo, um caso de muito sucesso em função do envolvimento de uma bra- va gente que se engaja há anos para encontrar formas concretas e objetivas de defender e resgatar os nossos cursos d’água.

Chamo a atenção especial para a luta contra a degradação do nosso Rio Doce, um dosmaisimportantes

- se não o mais importante - elos de integração econômica, comunitária, social e cultural entre o Estado de Minas Gerais e o meu Estado, o Estado do Espírito Santo.

    Esta é a hora de defendermos o Rio Doce, que nasce em Ressaquinha, lá em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, que percorre, Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, 853km, 228 Municípios, sendo 26 Municípios capixabas, até chegar ao Oceano Atlântico em Regência, no Município de Linhares, Estado do Espírito Santo. Eu me re ro ao programa de recuperação de nascentes do Rio Doce e de seus a uentes, empreendido pelo Instituto Terra, liderado pelo casal Sebastião Salgado e Lélia, que começou há quatro anose já revela resultados absolutamente concretos quando você reúne o comprometimento, a perseverança, a determinação, aliados ao bom conhecimento técnico e cientí co, sinalizando a perspectiva efetiva de você reverter uma realidade.

    Écom alegria que, nosúltimosdias, inclusive, matériasdo jornal OGlobo, da jornalista Míriam Leitão, tra- zem osefeitosjá positivos, Senador Tasso Jereissati, desse projeto liderado pelo fotógrafo Sebastião Salgado e

pela Lélia, dando um sinal efetivo e claro de que as mudanças podem e devem acontecer.

OGlobo traz, inclusive, os primeiros resultados do projeto Olhos D’Água, do Instituto Terra, visando res-

taurar os pontos que recarregam o Rio Doce, com o plantio de árvores, além da contenção às agressões coti- dianas contra ele, coletando esgoto sanitário.

    Trata-se de uma iniciativa de desconcertantes simplicidade e objetividade, mas com um desa o enor- me e inadiável à frente. Com foco no saneamento e na retomada da cobertura vegetal, o projeto merece, faço questão de repetir, todo o nosso reconhecimento, mas não apenas o reconhecimento, o incentivo do Gover- no Federal, o incentivo do Governo do meu Estado, do Estado do Espírito Santo - e tenho certeza e convicção da sensibilidade do Governador Paulo Hartung, assim como do reconhecimento do Governador Fernando Pimentel, do Estado de Minas Gerais, em razão da união de esforços dos nossos Estados - para que possamos ver acelerarem, de forma intensa, as iniciativas para a recuperação do Rio Doce.

    Eum desses melhores exemplos é o projeto Olhos D’Água, que já protege na Região cerca de mil nas- centes e ataca de forma efetiva a devastação de forma direta.

    A iniciativa devolve a esperança ao propor a proteção de 375 mil olhosd’água ao longo de 30 anos.Tem orçamento, tem planejamento, tem consistência cientí ca e já tem resultados a demonstrar.

    Ostécnicosda organização fundada pelo fotógrafo Sebastião Salgado e sua esposa Lélia desempenham um trabalho que requer o apoio e patrocínio indispensável. Louvo, pois, as iniciativas do Instituto Terra para corrigir as omissões e os erros acumulados ao longo de décadas por empresas e por administrações públicas contra a saúde, o vigor e a importância do nosso Rio Doce. Éum esforço que conta até com a ajuda de técnicos para a elaboração do Cadastro Ambiental Rural daspropriedadesque devem aderir ao plantio em torno desse grande, importante e inadiável desa o.

    Portanto, Sr. Presidente, eu trago à tribuna do Senado esse reconhecimento a esse esforço extraordinário, e, nosúltimosdias, o jornal OGlobo trouxe, de maneira detalhada, osdesa ose osresultadosque nósjá estamos alcançando. Passosimportantesforam dados, masessespassossão absolutamente insu cientesdiante de um desa o que todosnósprecisamosenfrentar, um desa o que precisa reunir governos, de MinasGerais, Governo do Espírito Santo, um conjunto dos Municípios que são banhados por esse importante rio, que é o Rio Doce.

Muito obrigado, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2015 - Página 433