Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Lamento pela destruição provocada, na última segunda-feira, por um tornado que atingiu os municípios catarinenses de Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia.

Autor
Dário Berger (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Lamento pela destruição provocada, na última segunda-feira, por um tornado que atingiu os municípios catarinenses de Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2015 - Página 441
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • REGISTRO, EVENTO, NATUREZA, EFEITO, CALAMIDADE PUBLICA, MUNICIPIOS, XANXERE (SC), PONTE SERRADA (SC), PASSOS MAIA (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), CRITICA, MOTIVO, INEXISTENCIA, PAIS, PROGRAMA, COMBATE, DESASTRE, ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, REFERENCIA, AGILIZAÇÃO, AUXILIO, VITIMA.

            O SR. DÁRIO BERGER (Bloco Maioria/PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras e Srs. Senadores, profundamente sensibilizado e consternado, dirijo-me a V. Exas para registrar nos Anais desta Casa Legislativa que o meu Estado, o Estado de Santa Catarina, mais uma vez foi atingido por mais uma grande tragédia. Desta vez, o desastre atingiu o oeste catarinense, o celeiro do agronegócio de Santa Catarina. Os Municípios atingidos foram Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia. Refiro-me, Excelências, ao tornado que atingiu aquela região na segunda-feira passada, por volta das 15h, com ventos que chegaram a 250km/h, deixando um rastro de destruição jamais visto em Santa Catarina. Em pouco mais de dois minutos, Xanxerê, Presidente, uma cidade com 44 mil habitantes, se transformou em um cenário assustador.

            O Prefeito Ademir José Gasparino, o popular Prefeito Miri, desolado, através de quem expresso a minha mais ampla solidariedade - a ele e ao povo de Xanxerê - declarou: “O Cenário é de guerra, é assustador. Há casas onde não sobrou nada em pé, tudo foi destruído”.

           Como resultado, dados atualizados apresentam, Senador Benedito de Lira: 2 mortes confirmadas; 2,5 mil casas atingidas; 120 pessoas feridas; 20 pessoas hospitalizadas em estado grave; 191 mil casas sem energia e sem comunicação; milhares de pessoas desabrigadas e desassistidas.

           Para se ter uma ideia do tamanho da tragédia, 14 torres de alta tensão foram destruídas e mais de 500 postes de energia elétrica.

           Sr. Presidente, o Estado de Santa Catarina está localizado entre as regiões do País onde esses eventos ocorrem com maior frequência.

           No mês de janeiro de 2005, o Município de Criciúma, no sul do Estado, foi vítima de idêntica tragédia. Agora, o desastre atingiu o Oeste Catarinense.

           Esse triste e dramático episódio demonstra clara e absolutamente o quanto ainda estamos despreparados para enfrentar um sinistro climático de grande proporção como esse.

            Certamente, após anos de atraso, precisamos implantar um sistema de controle moderno e eficaz, capaz de prever com antecedência esse tipo de desastre, de tal forma de possamos proteger as nossas famílias, os nossos irmãos e prevenir a população em geral desse tipo de acontecimento.

            É preciso, no entanto, Excelências, reconhecer que, neste caso específico, os governos estaduais e federal agiram com a rapidez que deles se espera em situação como essa. O Governador Raimundo Colombo rapidamente mobilizou todas as forças do Estado para prestar assistência às vítimas. Igualmente, o Governo Federal encaminhou ao Estado de Santa Catarina o Ministro da Integração Nacional, Ministro Gilberto Occhi, que constatou a extensão do desastre in loco, como também o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, catarinense, que anunciou a liberação do FGTS para as famílias atingidas.

            Diante dessa triste realidade, Sr. Presidente, o tornado que arrasou as queridas cidades de Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia, causando dor, medo, destruição, ferimentos, mutilações e mortes - sem contar, efetivamente, o prejuízo financeiro de milhares e milhares de famílias - serve, mais uma vez, para unir Santa Catarina na já conhecida solidariedade dos catarinenses, um povo acostumado a se levantar, um povo acostumado a recomeçar, a começar de novo. Enquanto, Sr. Presidente, existir um gesto de solidariedade, uma palavra de estímulo, um abraço, um aperto de mão, um gesto de amor, existirá sempre uma oportunidade para recomeçar. E é isso que está acontecendo nas cidades de Xanxerê, Ponte Serrada e Passos Maia.

            Era isso, Sr. presidente. Obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2015 - Página 441