Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Agradecimento pela aprovação de requerimento de voto de censura e repúdio ao governo venezuelano, de autoria de S. Exª e outros Senadores.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Agradecimento pela aprovação de requerimento de voto de censura e repúdio ao governo venezuelano, de autoria de S. Exª e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2015 - Página 172
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • AGRADECIMENTO, APROVAÇÃO, PLENARIO, SENADO, REQUERIMENTO, SIGNATARIO, ORADOR, ASSUNTO, VOTO, CENSURA, REPUDIO, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, MOTIVO, PRISÃO, NATUREZA, POLITICA, DESCUMPRIMENTO, PROTOCOLO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), COMPROMISSO, LIBERDADE, ANUNCIO, APRESENTAÇÃO, PEDIDO, INFORMAÇÃO, ITAMARATI (MRE), RELAÇÃO, PROVIDENCIA, GOVERNO FEDERAL, PARLAMENTO, GRUPO, PAIS, AMERICA DO SUL, REFERENCIA, ESTADO, VIZINHO, DESRESPEITO, CLAUSULA, DEMOCRACIA.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Sem revisão do orador.) - Eu quero agradecer a aprovação do requerimento que nós acabamos de votar, Sr. Presidente, por grande maioria, porque efetivamente é uma posição que o Senado brasileiro toma de cobrança da democracia na América do Sul.

            Nós temos o Mercosul e temos uma cláusula democrática para que os países que integram o bloco sigam essas cláusulas.

            Quando eu ajudei a aprovar esse projeto aqui no Senado, referi-me a essas cláusulas como um direito e uma garantia dos opositores, na época do Presidente Hugo Chávez, de ter proteção dos países que formam o bloco no que diz respeito ao exercício pleno de qualquer atividade política no país.

            Portanto, cobro a posição não só da Venezuela, porque esse voto é um voto de protesto, um voto de repúdio pelo descumprimento da democracia e da liberdade na Venezuela. Sou parceiro da Venezuela, ninguém mais do que eu quer o futuro da Venezuela de forma construtiva, como vizinha do nosso Estado de Roraima, como um mercado promissor, mas o que a gente vê, infelizmente, lá é uma dificuldade muito grande, e o país se dissolvendo no que diz respeito aos direitos individuais e coletivos.

            Portanto, além do posicionamento que tomamos hoje, há um requerimento meu de pedido de informações ao Itamaraty para saber das providências que o Governo brasileiro, que o Parlamento do Mercosul, que os governos da Argentina, do Uruguai e do Paraguai estão tomando para cobrar do país Venezuela, membro do Mercosul, um posicionamento quanto ao cumprimento da cláusula democrática.

            Portanto, fico feliz, fico satisfeito com o posicionamento altivo do Senado Federal, que cobra essa posição em defesa da democracia no nosso continente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2015 - Página 172