Pela ordem durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Congratulações pela aprovação do requerimento de voto de repúdio ao governo da Venezuela, de autoria do Senador Romero Jucá e outros Senadores.

Autor
José Serra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Serra
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Congratulações pela aprovação do requerimento de voto de repúdio ao governo da Venezuela, de autoria do Senador Romero Jucá e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2015 - Página 175
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, MOTIVO, APROVAÇÃO, REQUERIMENTO, ASSUNTO, REPUDIO, GOVERNO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, PRISÃO, NATUREZA, POLITICA, DESCUMPRIMENTO, PROTOCOLO, COMPROMISSO, DEMOCRACIA, LIBERDADE, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ENFASE, IMPORTANCIA, LUTA, DIREITOS HUMANOS, SOLICITAÇÃO, REALIZAÇÃO, VISITA, MISSÃO OFICIAL, GRUPO, REPRESENTANTE, SENADO, PAIS, VIZINHO, ATENDIMENTO, REQUERENTE, RICARDO FERRAÇO, SENADOR.

            O SR. JOSÉ SERRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na linha do que dizia o nosso Senador Aécio Neves, queria aqui expressar o meu apoio e me congratular com o Senado pela aprovação do requerimento de autoria do Senador Romero Jucá.

            Mesmo que não houvesse Mercosul nem cláusula democrática, Senador, nós deveríamos assumir essa posição, porque luta por direitos humanos e por democracia é uma luta internacional.

            Eu me lembro muito bem da importância dessa luta no plano internacional, na época pior da nossa ditadura, e da importância que foi a solidariedade que obtivemos, na época, por parte de vários países latino-americanos, incluindo, entre eles, a Venezuela e suas principais forças políticas.

            Portanto, quero me congratular. Fico feliz de estar aqui no Senado votando a favor de um requerimento como esse.

            E queria, Sr. Presidente, nobre Senador Flexa, voltar aqui a um requerimento já aprovado, de autoria do Senador Ferraço, que previa o envio de uma missão de Senadores à Venezuela para observarem in loco aquilo que está acontecendo e, inclusive, solicitarem visita aos presos políticos, que são democratas; não são pessoas que desafiaram a ordem constituída com violência, com ilegalidades.

            Queria, portanto, Sr. Presidente, retomar essa questão e pedir que V. Exª e o Senador Aloysio Nunes, Presidente da Comissão de Relações Exteriores, procurassem operacionalizar esse requerimento, que já foi aprovado, com o envio dessa missão.

            Queria aproveitar para sugerir aos meus caros amigos, o Senador Jorge Viana e o Senador Humberto Costa, que manifestaram, de alguma maneira, sua inconformidade com o requerimento do Senador Jucá, que integrassem essa missão, conjuntamente; que também fossem conosco, com aqueles que vão numa missão de quatro ou cinco Senadores, porque eu tenho convicção de que também são defensores dos direitos humanos. Eles terão a oportunidade de verificar lá o que está acontecendo e de se somar à nossa luta em prol da Venezuela, em prol dos direitos humanos e da democracia nesse país amigo.

            Realmente, quero insistir com o Senador Viana e o Senador Humberto que integrem essa comissão. Isso fica como sugestão a V. Exª e ao meu caro Presidente da CRE, Senador Aloysio Nunes.

            Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2015 - Página 175