Pela ordem durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a atual situação da Venezuela.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre a atual situação da Venezuela.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2015 - Página 176
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, SITUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, CRITICA, PRONUNCIAMENTO, JOSE SERRA, SENADOR, REFERENCIA, DEFINIÇÃO, DEFENSOR, DEMOCRACIA, LIDER, OPOSIÇÃO, PAIS, VIZINHO.

            O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Governo brasileiro, nesse caso da Venezuela, o Itamaraty tem tido posições da busca do entendimento, de uma saída política negociada, de uma saída política legal. Nós temos que ter uma grande preocupação, no Brasil, de haver aqui, em um país da América Latina vizinho, uma guerra civil.

            E aqui - desculpe, Senador Serra - não tem santo nessa história. Tratar Leopoldo López e Ledezma como democratas?! Eu não estou dizendo que não haja exageros por parte do governo Maduro. Mas tratar como democratas? Eles participaram ativamente de um golpe, que sequestrou um presidente, na época, eleito! Então, não venham com essa aqui. É preciso mais equilíbrio. É uma postura equivocada tomar um lado. O lado é o do diálogo; o lado é o da negociação. Sinceramente, aqui não estou defendendo posições das prisões, não.

            Agora, é que doeu escutar, Senador Serra, falar do Leopoldo López e Ledezma como democratas. Participaram ativamente, sujaram as mãos em um golpe que sequestrou um presidente eleito. Então, vamos com calma, vamos ter uma postura de equilíbrio. Eu espero essa postura também da oposição, aqui, no Senado brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2015 - Página 176