Pela ordem durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apresentação de requerimento de voto de aplauso à Sociedade Esportiva do Gama pela conquista do 11º título do Campeonato Brasiliense de Futebol.

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DESPORTO E LAZER:
  • Apresentação de requerimento de voto de aplauso à Sociedade Esportiva do Gama pela conquista do 11º título do Campeonato Brasiliense de Futebol.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2015 - Página 178
Assunto
Outros > DESPORTO E LAZER
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, SOLICITAÇÃO, PUBLICAÇÃO, ANAIS DO SENADO, VOTO DE APLAUSO, TIME, FUTEBOL, GAMA, MOTIVO, CONQUISTA (MG), CAMPEONATO REGIONAL, DISTRITO FEDERAL (DF).

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, quero registrar que os direitos democráticos temos que defende-los em todos os lugares. Então, concordo com o requerimento apresentado pelo Senador Jucá. Acho que não estamos discutindo aqui regime de país nenhum, estamos discutindo a questão da democracia, direito de ir e vir. Então, acho bastante interessante acompanhar e saber o que está acontecendo. Não vejo nenhuma dificuldade nisso.

            Mudando de assunto, Sr. Presidente, fiz um requerimento, e registrei na Mesa, nos seguintes termos:

Requeiro, nos termos do art. 222 do Regimento Interno do Senado Federal, que seja consignado nos Anais da Casa e encaminhado à Sociedade Esportiva do Gama, ao Presidente, Sr. Antônio Alves do Nascimento Neto, aos dirigentes do clube, assim como ao técnico Gilson Granzotto e sua equipe de assistentes e à imensa torcida de futebol do Distrito Federal, voto de aplauso pela conquista do time do Gama do 11º título do Campeonato Brasiliense de Futebol.

            As justificativas, Sr. Presidente.

            Com muita satisfação, apresento este requerimento de voto de aplauso à Sociedade Esportiva do Gama pela conquista, no último sábado, dia 2 de maio, do 11º título do Campeonato do Distrito Federal. Com o resultado de sábado, o Gama volta à Série D do Campeonato Brasileiro, que disputou em 2011, e será o único representante do Distrito Federal nesse torneio. O Gama também garantiu presença na Copa Verde e na Copa do Brasil 2015.

            O retorno ao Campeonato Brasileiro faz justiça à história desse time tão guerreiro. Fundado em 1975, o Gama é o maior campeão de títulos brasilienses. O primeiro deles foi em 1979, apenas quatro anos após sua fundação. Em 1981, conquistou o Torneio do Centro-Oeste, seu primeiro título regional. E, em dezembro de 1998, no Estádio Mané Garrincha, frente a 40 mil torcedores, o Gama venceu o Londrina por 3 a 0 e levou o Campeonato Brasileiro Série B. Participou de quatro temporadas na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

            Sras e Srs. Senadores, não há limites para a paixão pelo futebol. O amor pela camisa une torcedores que divergem em política e religião, que defendem causas opostas em todos os aspectos da vida, mas que se abraçam, que vibram, que se emocionam pelo time do coração. Assistir a um jogo de futebol é confirmar que as diferenças humanas podem ser superadas quando existe um objetivo comum.

            Além do seu imenso apelo social, o futebol gera divisas para sua cidade, para seu Estado. Os clubes pagam impostos, geram empregos diretos e indiretos, movimentam um grande setor especializado da mídia, atraem crianças desde os primeiros anos da infância, que têm ali, muitas vezes, a única possibilidade de desenvolvimento físico, intelectual e moral.

            O Gama orgulha o Distrito Federal não só pela longa coleção de títulos. O Centro de Treinamento Ninho do Periquito possui quatro campos de futebol, uma academia e tem espaço para construção de um ginásio poliesportivo, piscinas e quadras de areia e futsal. Planeja, ainda, construir acomodações para até oitenta atletas, para que eles possam morar no CT e se dedicar integralmente à sua preparação.

           A Escolinha de Futebol do Gama tem turmas para atletas de quatro a 16 anos, pois acredita que só o investimento sério nas crianças e adolescentes pode formar atletas profissionais de qualidade e dedicação.

           O Distrito Federal tem muito a agradecer ao Gama pela bela festa que proporcionou à torcida no sábado e pelo constante incentivo aos atletas locais. É preciso investir muito mais no esporte como política pública capaz de atenuar problemas sociais, como a violência, a evasão escolar, a marginalização de nossas crianças e adolescentes.

           Sr. Presidente, como lá no seu Estado há o Remo, o Paissandu, o Tunaluso, que são bons times, aqui em Brasília temos o Gama, que levou 25 mil torcedores ao estádio neste sábado passado. Eu tive o prazer de estar lá.

           Por isso, que fizemos esse requerimento de voto de aplauso a esta importante equipe do Distrito Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2015 - Página 178