Discurso durante a 67ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à decisão da Presidente Dilma Rousseff de criar, através do Ministério do Meio Ambiente, reserva ecológica no território Estado do Amazonas.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Crítica à decisão da Presidente Dilma Rousseff de criar, através do Ministério do Meio Ambiente, reserva ecológica no território Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2015 - Página 242
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • CRITICA, DECISÃO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA), CRIAÇÃO, TERRITORIO, RESERVA ECOLOGICA, LOCAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), DEFESA, NECESSIDADE, VISITA, REGIÃO, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, ESTUDO TECNICO, VIABILIDADE, CONSTRUÇÃO, RESERVA.

            O SR. OMAR AZIZ (Bloco Maioria/PSD - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, vou fazer uma comunicação e, ao mesmo tempo, um apelo à Presidenta Dilma Rousseff.

            No mês que vem, na semana do dia 5, será a Semana do Meio Ambiente. A Ministra do Meio Ambiente, açodada do jeito que é, manda técnicos para o meu Estado. Em uma área de quatro milhões de hectares, estão querendo fazer uma reserva para dar uma satisfação à comunidade científica ou mundial em relação à preocupação do Brasil com o meio ambiente. Quero fazer um apelo à Ministra para que não faça isso de forma açodada.

            Lá há pessoas morando. Há Municípios que já tem 73% de sua área preservada, e eles estão aumentando para 85%. Onde há investimento de anos, feito por homens e por mulheres que ali estão trabalhando, o Ministério do Meio Ambiente, de forma açodada, volto a repetir, com desrespeito à autonomia dos Estados, entra no meu Estado, o Amazonas, querendo fazer uma área de preservação, sem fazer antecipadamente um estudo socioeconômico da área. Eles o fazem, sim, para que, no dia 5 de junho, na época da Semana do Meio Ambiente, a Presidenta Dilma possa dar uma satisfação.

            Essa política ambiental que a Presidenta Dilma executa com a Srª Ministra não funcionou nos últimos quatro anos, pelo contrário. E, neste momento em que a Presidenta Dilma pede para que o Congresso vote um ajuste fiscal, o que vemos? Vemos os ministérios trabalhando para que aqueles que estão produzindo no Brasil deixem de produzir com essas medidas.

            É esse o comunicado que quero fazer aqui, no Senado. O Senado tem de ficar atento. Essa onda de fazer média com recursos minerais, com recursos da nossa natureza, não cabe mais no mundo moderno em que vivemos. Há formas de explorar sustentavelmente nossas florestas, e isso o Amazonas vem fazendo há muito tempo.

            Ministra do Meio Ambiente, vá ao Amazonas! A senhora é Ministra há cinco anos e pisou somente uma vez lá. Como uma Ministra do Meio Ambiente não visita o Estado onde há a maior preservação da Floresta Amazônica, com seus 98% preservados? Não tem respeito! Não podemos admitir que ela, de forma irresponsável, entre em áreas onde se produz, onde há homens e mulheres trabalhando para viver uma vida digna.

            Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2015 - Página 242