Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao ex-Presidente Lula pela tentativa de desvincular a sua imagem da gestão do atual Governo Federal.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Críticas ao ex-Presidente Lula pela tentativa de desvincular a sua imagem da gestão do atual Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2015 - Página 520
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, RETIRADA, APOIO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, INICIO, CORRUPÇÃO, ENFASE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), PERIODO, MANDATO ELETIVO, EX PRESIDENTE.

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, tenho vindo a esta tribuna sempre discutir, de forma técnica, com números e dados, diversos temas relevantes para o nosso País: o caso da farsa do desemprego; o erro do Pronatec, o erro na condução e na administração do Fies; a questão da corrupção no País; a reforma política; o aumento dos juros e a queda da poupança; dentre tantos outros. Mas, hoje, o que me traz aqui é o inconformismo com a hipocrisia do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

            No último dia 14 de abril, em evento da CUT, o Lula disse - aspas: "Nenhum daqueles que criticam a Presidente Dilma chega aos pés dela do ponto de vista de caráter, de honestidade e de competência". Observem o que ele disse no dia 14 de abril! No entanto, dez dias depois, ele resolveu se juntar aos críticos da Presidente Dilma dizendo - aspas: “Ela precisa deixar claro o motivo de ter sido eleita para o segundo mandato" e "Ela não deve ficar falando de bandeiras de governos passados, como o Bolsa Família, o Luz para Todos e a política de valorização do salário mínimo", segundo o Valor Econômico. Vejam só que contradição do ex-Presidente Lula: dias antes, disse que ninguém - os críticos - chegaria aos pés dela; dez dias depois, ele estava criticando a Presidente Dilma.

            Ex-Presidente Lula, não faça isso com a Presidente Dilma! Você está sendo injusto, ingrato e covarde com a criatura que você criou. Aliás, esta tem sido, desde sempre, a sua postura: deixar pelo caminho os seus companheiros caídos. Eu não me esqueço daquela vergonhosa entrevista em que você disse que os mensaleiros José Dirceu e José Genoíno, que sempre estiveram ao seu lado, como unha e carne, não eram gente de sua confiança e de seu convívio.

            Eu só espero e torço para que o Vaccari Neto, o Renato Duque, o Léo Pinheiro e todos os seus companheiros se lembrem disso. Lembrem-se de que, no fim das contas, para tentar se salvar, você vai abandoná-los, como fez com tantos outros.

            Agora, você quer fazer o mesmo com a Presidente Dilma? Mas parece se esquecer de que tudo o que ela fez de forma errada, destruindo a economia, colocando o País em plena recessão, elevando a taxa de juros, aumentando impostos e tirando direito de trabalhadores, tudo isso foi por sua culpa, Lula, tão somente por sua culpa. Evidentemente, a Presidente Dilma é culpada também.

            Foi no seu governo que os cofres públicos começaram a ser saqueados de forma sistemática, no intuito de perpetuar seu grupo no poder. Dos sete Ministros demitidos pela Presidente Dilma por suspeita de irregularidades, cinco ela herdou do seu governo.

            O roubo descarado à Petrobras também começou em seu mandato. Eu não me esqueço de que, em 2009, Lula disse que o que interessava a ele era fazer Dilma a Presidente e que ele só queria a Petrobras. A Petrobras, hoje, Lula, é sua. Só peço que fique atento, porque o Juiz - tão competente - Sérgio Moro e esses jovens doutores do Ministério Público Federal, a quem eu admiro tanto, podem, qualquer dia, querer tomar um cafezinho com você.

            Foi no seu governo que começou esta política desastrosa de se gastar mais do que se tem.

            Foi no seu governo que teve início esta tentativa tola de dividir os brasileiros, os nordestinos dos sulistas.

            A Presidente Dilma simplesmente está lendo e aplicando sua cartilha, Lula. É como diz o ditado: "Quem sai aos seus não degenera" - fecha aspas.

            Eu entendo, Lula, a sua verdadeira intenção e acredito que os milhões de brasileiros hoje indignados com o PT também entendem: você sabe que, depois de tantos desastres econômicos, políticos e sociais, a Presidente Dilma não conseguirá ser eleita nem mesmo para síndica de prédio! E aqui eu peço perdão aos milhares de síndicos de prédio, porque não quero, de forma alguma, menosprezá-los. Pelo contrário, admiro síndicos de prédios que são honestos.

            Sabendo disso, ex-Presidente, você agora quer jogar a sua companheira, a sua criatura no fogo, na toca dos leões, para tentar sair como mocinho desse filme triste. Nós sabemos disso. Você agora quer descolar sua imagem da Presidente Dilma para tentar voltar, em 2018, como o salvador da pátria. Mas você não é Sassá Mutema - não sei se alguém se lembra do Sassá Mutema. Você está mais para Odorico Paraguaçu. Isso, sim!

            Dessa vez, ex-Presidente Lula, seu plano não vai funcionar! Você não vai enganar o povo brasileiro! Quem instalou o poste que não ilumina foi você, Lula, que pegou o Brasil com as dívidas interna e externa, em 2003, em algo em torno de R$1 trilhão e que hoje estão batendo a casa dos R$5 trilhões. Acabou com a nossa economia! Dessa vez, Presidente, seu plano não vai funcionar - quero repetir.

            No fim das contas, nós todos sabemos - e o povo sabe - que a culpa do desastre em que o Brasil se encontra é sua, porque foi você quem inventou a Presidente Dilma. Esse verdadeiro presente de grego foi você quem deu aos brasileiros, que agora, sabiamente, querem devolvê-lo a você.

            Se hoje temos uma Presidente, que é do Partido dos Trabalhadores, que não pode sequer falar em rede nacional no Dia do Trabalho por medo do panelaço; se hoje temos uma Presidente que evita solenidades públicas por medo de ser vaiada; se hoje temos uma Presidente da República que amarga os índices mais baixos de popularidade da história; se hoje temos uma Presidente que produz, ao mesmo tempo, inflação...

(Interrupção do som.)

            O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB - TO) - ... e estagnação, que deixou os empresários (Fora do microfone.) desmotivados para produzir e gerar empregos e renda; se hoje temos, enfim, uma Presidente que cometeu o maior estelionato eleitoral da história, que já não consegue atender minimamente aos anseios e às necessidades da população e que vê seus companheiros pulando do barco que naufraga; tudo isso se deve a você, ex-Presidente Lula.

            A Presidente Dilma e seus desastres em série são culpa sua, Lula, e dessa culpa você não vai conseguir se livrar. Não adianta, ex-Presidente Lula. Acredito até que você venha a deixar o PT. Tudo se encaminha - eu percebo nos seus discursos - para que tão logo você esteja em outro partido.

            Resumindo, Srª Presidente, é esse desastre, essa situação que hoje o povo brasileiro está vivendo, tirando dinheiro da saúde, da educação, com os nossos empresários desmotivados. Aqui, no seu discurso e também no discurso do Raupp, falaram de parceria público-privada (PPP) com o Governo, mas nossos empresários estão desmotivados, estão sem ânimo para continuar gerando renda e emprego neste País. Este barco chamado Brasil, como eu disse, está à deriva e muito perto das pedras. Nós precisamos mudar esse timoneiro. Mas não há mal que perdure nem bem que dure.

            Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2015 - Página 520