Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*Registro de presença de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO:
  • *Registro de presença de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2015 - Página 521
Assunto
Outros > RELIGIÃO
Indexação
  • REGISTRO, PRESENÇA, ARCEBISPO, ARACAJU (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), MOTIVO, REUNIÃO, PRESIDENTE, INSTITUTO DO PATRIMONIO HISTORICO E ARTISTICO NACIONAL (IPHAN), OBJETIVO, INCLUSÃO, CATEDRAL, SISTEMA, TOMBAMENTO, MUNICIPIO.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Sem revisão do orador.) - Srª Presidenta Ana Amélia, eu tenho o grande prazer e a grande honra de registrar a presença de Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju, neste plenário, acompanhado de Dom João José Costa, Arcebispo Coadjutor de Aracaju, e do Padre Cláudio Dionísio.

            Eles vieram aqui a Brasília, no dia de hoje, ao encontro com a Drª Jurema, Presidenta do Iphan, com a incumbência de, em nome de Sergipe, em nome de nossa capital Aracaju, pedir ao Ministério da Cultura, através do IPHAN, a inclusão da Catedral Metropolitana de Aracaju no sistema de tombamento nacional. É uma igreja que tem uma história e uma vida religiosa que foi edificada com a presença de padres, de bispos, de religiosos que honraram a Igreja Católica do nosso Estado, a exemplo de Dom José Palmeira Lessa, que é um homem identificado com as conquistas sociais do homem da capital e do interior de Sergipe. É um homem que demonstrou, ao longo de sua vida, a sua identificação e a sua harmonia com as conquistas sociais e com os direitos dos trabalhadores, dos mais pobres, de uma sociedade mais livre, mais consciente de seus direitos.

            Por isso, a minha palavra nesse instante é de reconhecimento ao seu trabalho edificante no Estado do Sergipe. Marcou história a sua passagem.

            Daqui a um ano e oito meses, ele estará se aposentando, com essa jovial fisionomia e esse espírito de homem avançado na história religiosa do nosso Estado e do nosso Brasil.

            Agradeço a V. Exª essa oportunidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2015 - Página 521