Pronunciamento de Cássio Cunha Lima em 28/04/2015
Pela ordem durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro de apresentação de requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos fundos de pensão.
- Autor
- Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
- Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA:
- Registro de apresentação de requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos fundos de pensão.
- Publicação
- Publicação no DSF de 29/04/2015 - Página 558
- Assunto
- Outros > CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
- Indexação
-
- REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, OBJETIVO, INSTALAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ASSUNTO, DESVIO, DINHEIRO, FUNDO DE PREVIDENCIA, ENFASE, EMPRESA ESTATAL, CORREIO.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, apenas para dar conhecimento ao Plenário e a V. Exa de que, neste exato momento, nós estamos protocolizando igualmente a CPI para o fundo de pensões.
Em um primeiro momento, nós havíamos alcançado 29 assinaturas para a instalação da referida Comissão Parlamentar de Inquérito, mas por uma decisão da Bancada do PSB, à exceção do Senador Romário, que manteve a assinatura, nós tivemos que coletar novamente a subscrição de Senadores e Senadoras para atingirmos o número regimental, que foi alcançado com o Senador Aloysio Nunes, que foi o primeiro signatário da proposta original, ao lado da Senadora Ana Amélia.
E agora estamos também protocolizando e, desde já, requeremos, tão logo chegue à Mesa, a leitura do requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito dos fundos de pensão, diante dos escândalos que o Brasil tem acompanhado.
Apenas, Sr. Presidente, para citar um único exemplo. No Postalis, fundo de pensões dos Correios, já se constata um rombo de R$5,4 bilhões. Eu já disse em outras oportunidades que, no atual Governo, bilhão está desmoralizado. São R$5,4 bilhões do rombo do Postalis, em que até mesmo títulos no Governo da Venezuela foram adquiridos por esse fundo.
A partir deste mês de abril, os funcionários dos Correios, pelos próximos 15 anos - pelos próximos 15 anos! -, terão que descontar, em alguns casos, até 26% dos seus salários para cobrir este rombo.
Então, acredito que o Senado Federal oferecerá, mais uma vez, ao Brasil, uma grande contribuição com a instalação imediata da CPI dos Fundos de Pensões.