Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem aos servidores do Senado Federal, em especial à Sra. Cláudia Lyra, ex-Secretária Geral da Mesa .

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem aos servidores do Senado Federal, em especial à Sra. Cláudia Lyra, ex-Secretária Geral da Mesa .
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 15/05/2015 - Página 186
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO, ENFASE, EX SERVIDOR, APOSENTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, CRIAÇÃO, PROGRAMA, ADOLESCENTE, ASSUNTO, REALIZAÇÃO, REDAÇÃO, FERRAMENTA, INTERNET, OBJETIVO, ENGAJAMENTO, POPULAÇÃO, PROCESSO LEGISLATIVO, COMENTARIO, HISTORIA, VIDA, ORADOR.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Randolfe, é com muita alegria que vou proferir algumas palavras sob a sua presidência honrosa em nosso Senado Federal.

            Eu queria cumprimentar as Srªs e os Srs. Senadores e dizer que hoje quero falar aqui em homenagem aos nossos queridos servidores de carreira, aos concursados do Senado Federal, aos outros servidores que aqui trabalham e que nos ajudam no dia a dia, que são os nossos queridos terceirizados e aos contratados, como o pessoal do Senac. Gostaria de homenagear muito todos os servidores desta Casa, para que os ouvintes da Rádio Senado e telespectadores da TV Senado saibam da competência e do trabalho digno que esses servidores realizam nesta Casa.

            Eu queria citar o trabalho importante do Secretário-Geral da Mesa, nosso querido Fernando Bandeira, dos assessores de plenário, o Zé Antônio, o Dr. José Roberto, o Dr. João Pedro, que, no dia a dia, fazem a nossa retaguarda com todos os demais servidores desta Casa.

            Eu queria citar o trabalho importante dos consultores, dos assistentes legislativos, das secretárias e de todo este quadro que faz do Senado Federal um orgulho para todos nós, Senadores desta Casa.

            Faço esta homenagem, Srªs e Srs. Senadores, Sr. Presidente Randolfe Rodrigues, lembrando uma servidora de longa data nesta Casa, que é a nossa querida Claudia Lyra.

            Na semana passada, foi publicada no Diário Oficial da União sua aposentadoria. A servidora Claudia Lyra, que tão bem desempenhou sua tarefa nesta Casa, aqui trabalhou por 33 anos da sua vida profissional.

            Hoje, a servidora Claudia Lyra é assessora do Ministro Joaquim Levy, continuando sua tarefa como uma pessoa que está aí para defender os ideais do servidor público do Brasil e da boa gestão.

            Claudia Lyra, carioca, filha do advogado Rui Rosas Nascimento, chegou a Brasília em 1969. Antes de se tornar servidora desta Casa, onde entrou por aprovação em concurso público - eu, como concursado público federal, considero isso de altíssima relevância e homenageio todos os concursados públicos brasileiros -, foi professora de francês, teve um berçário para crianças, atuou como psicóloga e trabalhou como secretária parlamentar.

            Como servidora do Senado, Claudia Lyra exerceu por 17 anos o cargo de Secretária-Geral Adjunta da Mesa. Por fim, em 2007, tornou-se Secretária-Geral da Mesa, onde permaneceu até o ano passado, quando foi substituída por Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, esse brilhante jovem pernambucano que atualmente está à frente do órgão que é o coração das atividades legislativas desenvolvidas nesta Casa.

            É com muita honra também que eu, agora, sob a Presidência do nosso querido Senador pelo Tocantins Donizete Nogueira, continuo esta homenagem aos nossos servidores desta Casa.

            Ainda falando da Claudia Lyra, Sr. Presidente, eu gostaria de ressaltar duas de suas realizações, que se destacam pela importância para o Parlamento brasileiro e para a nossa sociedade. Quando Secretária-Geral da Mesa, Claudia implantou o programa Senado Jovem, que se inicia com um concurso anual de redação realizado nas escolas públicas de ensino médio dos 26 Estados e do Distrito Federal. Os 27 ganhadores participam, em Brasília, dos trabalhos legislativos durante três dias do mês de novembro. Trata-se de uma iniciativa inovadora, que busca incentivar o jovem a exercer a cidadania, conhecer e participar do Poder Legislativo do seu País.

            Também por iniciativa de Claudia Lyra foi implantado o programa e-Cidadania, com o fito de estimular maior participação e engajamento mais direto e efetivo dos cidadãos no processo legislativo. Por meio desse importante recurso. qualquer um pode dar sua contribuição em relação aos temas em debate no Senado e na sociedade.

            Sr. Presidente, Senador Donizete Nogueira, Sr. Senador Paulo Paim, tão entusiasta na defesa dos trabalhadores brasileiros, aqueles que tiveram a satisfação de conviver com a servidora Claudia Lyra neste Senado dão testemunho de que ela é uma profissional dedicada, competente, responsável e eficiente, além de ser uma pessoa humana com enorme coração e sentimento de solidariedade, cheia de vontade de fazer o bem e de ajudar o País.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Senador Hélio José.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF) - Pois não, Senador Paulo Paim.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu vou tomar a liberdade de fazer um aparte a V. Exª.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF) - Com muito prazer.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - V. Exª está falando de forma muito correta, adequada, de uma servidora, Martha Lyra, que marcou época nesta Casa. Sempre teve uma postura de auxiliar, colaborar com toda Mesa. Se eu pudesse citar aqui, eu citaria um por um da Mesa, tanto da Mesa anterior, como desta Mesa, como da Mesa do período dela. São funcionários excelentes, que só merecem o nosso carinho, o nosso abraço, a nossa consideração. Eles estão ali para instruir, ajudar o Presidente a coordenar os trabalhos. E não é fácil coordenar os trabalhos de um plenário de 81 Senadores, onde estão ex-presidentes da República, ex-governadores, muitos senadores de três, quatro mandatos, deputados federais, prefeitos, enfim, são autoridades do País que estão aqui ocupando uma das 81 cadeiras. E claro que o Senador da Presidência precisa do auxílio dos funcionários, funcionários competentes, preparados. E a Martha Lyra é um exemplo desses funcionários. Assim, ao cumprimentá-la, eu cumprimento todos os funcionários aqui do Senado, e especialmente aqui, claro, não posso deixar de cumprimentar o time muito bom da Taquigrafia e o time da Mesa. Todos estão aí sempre, sempre a colaborar com a gente. Às vezes até, a gente leva umas propostas para eles, e eles dizem: “Senador, isto aqui não dá, mas o senhor consulte o Plenário”. Às vezes é um requerimento e tal, e eles são muito precisos, muito afirmativos, muito, eu diria, sábios no encaminhamento. Por isso, na figura da Martha Lyra, a quem V. Exª faz essa justa homenagem, eu me rendo às suas homenagens. E que a Martha Lyra saiba que esse carinho que V. Exª demonstrou aí da tribuna, e que eu estou demonstrando daqui, é o carinho dos 81 Senadores. Parabéns a V. Exª.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF) - Muito obrigado, Senador Paulo Paim. É com muita satisfação que acolho o seu aparte, na íntegra, só lembrando que a nossa querida Martha Lyra é servidora lá do meu Ministério, o Ministério de Minas e Energia...

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Desculpe, estamos cometendo... É tanta liberdade com a Claudia Lyra que nós hoje a chamamos de Martha. (Risos.) V. Exª estava no discurso certo, mas, como eu entrei falando em Martha, V. Exª enganchou também e falou Martha. (Risos.)

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF) - É.

            O Sr. Paulo Paim (Bloco Apoio Governo/PT - RS) - E me deu oportunidade de eu reafirmar o carinho à nossa querida Claudia Lyra.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF) - Com certeza.

           A nossa querida irmã da Claudia, a Martha, é assessora parlamentar do Ministério de Minas e Energia ao longo dos tempos, tem feito um trabalho excelente no Ministério de Minas e Energia. Eu trabalhei lá por 10 anos e sou testemunha. Mas a Claudinha, como todo mundo a chama aqui, aquele braço direito de muito anos aqui da Mesa, a Claudia Lyra se aposenta como servidora do Senado, mas continua disposta a servir à sociedade, agora, inclusive, na assessoria do nosso Ministro Joaquim Levy, da Fazenda.

            Claudia Lyra abraçou a vida pública ao lançar sua candidatura ao cargo de Deputada Federal, nas eleições do ano passado. Mesmo não tendo sido eleita, segue firme em sua decisão de encampar bandeiras como a criação de creches e escolas em tempo integral; a ampliação de projetos para melhorar a mobilidade urbana, com transporte público de qualidade e que atenda a todas as Regiões Administrativas do DF; e a construção de ciclovias em todas as RAs, além da busca de mais segurança para todos os moradores do Distrito Federal.

            Aqui, numa pausa, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores presentes, gostaria de saudar aqui a presença dos nossos visitantes, nas nossas galerias, deixar um abraço.

            Como Senador do Distrito Federal que sou, gostaria de dizer que nossa Brasília orgulha-se muito da visita de cada um de vocês, e, para o Senado Federal, é muito prazeroso quando recebemos a visita de mulheres e homens deste Brasil tão preocupados com a melhora, cada vez mais, da nossa política, da nossa qualidade de vida e da gestão pública.

            Claudia Lyra, Srs. Senadores, é exemplo de servidora dedicada e qualificada, como tantos outros que temos aqui neste Congresso Nacional, em especial, no Senado.

            Eu já citei aqui alguns, e faço a lembrança dos nossos queridos servidores da Taquigrafia, que nos ouvem o tempo inteiro, que fazem com que os nossos discursos não contenham erros, e que registram tudo nos anais da história, como pessoas símbolo desse trabalho do dia a dia nosso, no Senado Federal.

            E também cito, Senador Paim, os nossos queridos terceirizados e terceirizadas, nossos porteiros, nossas recepcionistas, nossos vigilantes; nosso pessoal do Senac, que dá o apoio, que nos serve, no dia a dia, no nosso restaurante, aqui no cafezinho, que sempre nos alegra muito pela simpatia.

            Sr. Presidente, como é de conhecimento geral, os quadros do Senado Federal são preenchidos por meio de concursos públicos de altíssimo nível, compostos por sucessivas baterias de provas, além da avaliação de títulos. Não por outra razão, os servidores que aqui trabalham têm elevada escolaridade e são extremamente bem capacitados para exercer suas atividades.

            Muito obrigado, pessoal. Vão com Deus.

            A prestação do serviço público está entre as mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade e de uma Nação. Nenhum País, Estado ou Município funciona sem seu quadro de servidores públicos, responsáveis pelos diversos serviços colocados à disposição dos cidadãos.

            E digo isso com muito prazer, como servidor público a minha vida inteira, Senador Randolfe, eu que fui concursado, no início da minha vida profissional, pela Eletronorte. Vi aqui o Senador Acir e V. Exª falando das dificuldades do nosso norte do País. Eu tive o prazer, ainda muito jovem, de implantar e recepcionar o sistema energético do Estado do Maranhão. Um Estado que, naquela época, tinha, quando a Eletronorte encampou o sistema da Chesf, 85% da sua população ainda às escuras. Hoje, graças ao Luz para Todos e graças a uma série de investimentos, praticamente já não existem pessoas sem essa inclusão, com relação à universalização da distribuição da energia, essa questão tão importante.

            Depois fui concursado público da CEB (Companhia Energética de Brasília), onde tive o prazer de trabalhar por 28 anos, exercendo a engenharia nas várias áreas da empresa, procurando atender o Distrito Federal. A CEB foi reconhecida, em várias oportunidades, como empresa exemplo para o nosso País.

            Depois, fui aprovado em concurso público do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão), como Analista de Infraestrutura. Trabalho há quase nove anos no MPOG, no monitoramento do Sistema Elétrico Nacional, no Ministério de Minas e Energia.

            E o meu Líder do Governo, meu querido Senador Delcídio do Amaral, quando eu entrei na Eletronorte, era nosso diretor da regional de Tucuruí, tão importante usina hidrelétrica do nosso País, e fez um trabalho maravilhoso naquela oportunidade, na construção de Tucuruí.

            A prestação do serviço público está entre as mais importantes atividades de uma comunidade, de uma sociedade e de uma nação. Nenhum País, Estado ou Município funciona sem o seu quadro de servidores públicos, responsável por diversos serviços colocados à disposição dos cidadãos.

            Não se constrói uma democracia e um país organizado, que atenda às necessidades e aos anseios da população de forma digna, sem o servidor público competente, bem remunerado, tratado com respeito e dignidade e, ao mesmo tempo, compromissado com sua missão de servir bem ao público indistintamente.

            O servidor público é aquele ente que está entre a iniciativa privada e o Estado, entre o capital e o Estado, fazendo a interface necessária para que o nosso cidadão, para que o nosso contribuinte de imposto seja bem atendido nas políticas públicas e tenha condição de bem encaminhar seus pleitos perante o Estado. Por isso, o servidor público é essencial. O servidor público qualificado, capacitado e dedicado é o melhor investimento que a sociedade pode fazer, pois garante uma gestão pública eficiente e eficaz, trabalhando exclusivamente em prol do cidadão e longe das corrupções.

            Finalizando, Sr. Presidente, Senador Donizeti Nogueira, quero desejar os melhores votos de sucesso à nossa querida Claudia Lyra - que me permite fazer esta homenagem aqui aos servidores públicos, aos servidores do Senado Federal neste momento - na nova etapa de sua vida profissional, certo de que ela ainda tem muito a oferecer à comunidade de que faz parte, tendo em vista sua larga experiência na Administração Pública. Hoje ela está lá ao lado do nosso querido Ministro Joaquim Levy, discutindo as importantes medidas econômicas para tirar o nosso País da pequena crise, das pequenas intempéries por que hoje estamos passando.

            Igualmente, quero expressar meu apoio aos servidores públicos de modo geral, visto que, sem a valiosa contribuição de cada um deles, torna-se inviável a construção da sociedade que todos almejamos.

            Por fim, Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, quero homenagear os meus servidores de carreira que me ajudam no dia a dia no meu gabinete: meu querido José Carlos, advogado concursado do Senado Federal, uma pessoa que faz um trabalho extraordinário nesta Casa e que me apoia lá no meu gabinete; a minha querida chefe de gabinete, Regina, que não tem medido esforços para me ajudar a conduzir meus passos nesta Casa, sempre com muita presteza, com muito carinho; o meu querido Rafael, que me dá apoio nas comissões, que está no dia a dia contribuindo e colaborando no meu andar nesta Casa; o meu querido Betão, que está sempre me ajudando com a infraestrutura, trazendo para mim o apoio da Gráfica do Senado e dos outros trabalhos daqui desta Casa.

            Para fechar as homenagens, cito o meu assessor, aquele ferroviário, aquele filho de Senador pelo Mato Grosso que foi tão importante, o Senador Vicente Vuolo. Eu estava ouvindo, neste instante, o nosso querido Senador Acir Gurgacz homenageando aqui, falando das ferrovias, e eu não podia deixar de citar o competente Vicente Vuolo, meu assessor de plenário, que tem colaborado, de forma muito grande, para meu caminhar nesta Casa. É com muita consideração que eu o homenageio, porque ontem foi o dia do aniversário do meu querido Vicente.

            Nós sempre nos lembraremos, com muito carinho, de todos os servidores desta Casa. E mando um abraço a todos.

            Concluindo este pronunciamento, agradeço a esta Casa pela oportunidade de trabalhar aqui, procurando construir um Brasil, uma Brasília, Municípios e Estados mais bem governados, mais bem informados e geridos com responsabilidade

            Mando o meu abraço aos servidores da TV Senado, aos servidores da Rádio Senado, aos servidores da Gráfica, a todos os servidores do Senado Federal e aos servidores públicos em geral.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/05/2015 - Página 186