Fala da Presidência durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta à questão de ordem suscitada pelo Senador Lindbergh Farias, com base no art. 8º do Regimento do Congresso Nacional, em razão da devolução da Medida Provisória nº 669/2015 sem apreciação preliminar do plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL:
  • Resposta à questão de ordem suscitada pelo Senador Lindbergh Farias, com base no art. 8º do Regimento do Congresso Nacional, em razão da devolução da Medida Provisória nº 669/2015 sem apreciação preliminar do plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 04/03/2015 - Página 448
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL
Indexação
  • RESPOSTA, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, LINDBERGH FARIAS, SENADOR, REFERENCIA, DECISÃO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, DEVOLUÇÃO, MEDIDA PROVISORIA (MPV), PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ASSUNTO, AUMENTO, ALIQUOTA, CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIARIA.

     O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Eu agradeço a ponderação de V. Exª e renovo o apelo que já fiz em várias oportunidades à Presidência da República: por favor, não exclua o Congresso Nacional.

     O meu dever, como Presidente do Congresso Nacional, é zelar por suas prerrogativas. Aliás, é prerrogativa do Senado Federal fazer o acompanhamento do sistema tributário. E o pior sinal que podemos passar do Brasil para os agentes econômicos como destino do investimento é deixarmos claro, através deste Congresso Nacional, que aqui não há regras claras, não há previsibilidade, não há segurança jurídica. O meu papel, como Presidente do Congresso Nacional, é zelar por essa competência da Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/03/2015 - Página 448