Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre as ações da bancada feminina do Congresso Nacional relacionadas à reforma política.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Comentários sobre as ações da bancada feminina do Congresso Nacional relacionadas à reforma política.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2015 - Página 115
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • COMENTARIO, ATUAÇÃO, BANCADA, INTERESSE, FEMINISMO, CONGRESSO NACIONAL, REFERENCIA, MODELO POLITICO, REGISTRO, VISITA, ESTADOS, BRASIL, MOTIVO, LANÇAMENTO, CAMPANHA, OBJETIVO, AUMENTO, NUMERO, MULHER, POLITICA, REUNIÃO, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, PARTICIPAÇÃO, GRUPO, DEPUTADO FEDERAL, SENADOR, OBJETO, DISCUSSÃO, ASSUNTO, ANUNCIO, AUDIENCIA, MARCELO CASTRO, RELATOR, COMISSÃO ESPECIAL, REFORMA POLITICA, LOCAL, CAMARA DOS DEPUTADOS, RELAÇÃO, LUTA, REPRESENTANTE, SEXO.

            A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente.

            Aproveito este momento em que a votação transcorre, Sr. Presidente, para fazer algumas observações, alguns comunicados em relação à movimentação da Bancada Feminina no Congresso Nacional. Mas, antes disso, registro a presença aqui, em nosso plenário, da Deputada Simone Morgado, que é Deputada Federal do PMDB pelo Estado do Pará.

            Sr. Presidente, V. Exª sabe, mesmo porque participou conosco e lhe somos muito gratas por isso, do lançamento, no Estado de São Paulo, de nossa campanha, no bojo da reforma política, por uma maior participação das mulheres. No Estado de São Paulo, foram muitas, como V. Exª pode verificar, as Senadoras e Deputadas que estiveram presentes. E estamos andando pelo Brasil, Sr. Presidente, e, no próximo dia 18, no mesmo dia, faremos um ato no Estado do Amazonas, na Assembleia Legislativa pela manhã, e, à tarde, no Estado de Roraima, que, aliás, é um evento organizado pela Senadora Ângela Portela, que é o único Estado brasileiro, atualmente, que tem uma governadora, mulher.

            E, ontem, fizemos uma reunião muito importante, também com a presença de Deputadas e Senadoras com o Vice-Presidente Michel Temer, que também é Presidente licenciado do PMDB, de seu Partido, Sr. Presidente. Estamos buscando a conversa com todos os Líderes partidários, porque entendemos que a questão de gênero tem que estar presente no debate da reforma política.

            Daqui a pouco, e por isso a minha fala, Sr. Presidente, logo mais às 18h30, teremos uma conversa na Câmara dos Deputados com o Deputado Marcelo, que é o Relator da Comissão Especial que trata da reforma política na Câmara dos Deputados. O Deputado Marcelo conversará com todas as mulheres, Senadoras e Deputadas, e nós vamos expor ao nobre Deputado Marcelo Castro o porquê do nosso pleito. Isso, porque, na realidade, a cota que temos hoje no Brasil não tem sido capaz de elevar a presença da mulher no Parlamento brasileiro.

            Hoje, nós estamos efetivamente sub-representadas. Em termos de participação em todos os países americanos, Sr. Presidente, só ganhamos em representação numérica de quatro outras nações: Belize, Panamá, Saint Kitts e Haiti - apenas desses países. A média brasileira é de 10% de presença de mulheres no Parlamento, o que depõe contra a nossa democracia, depõe, se comparado ao protagonismo que o Brasil tem no mundo e ao protagonismo que as mulheres têm no Brasil.

            Então, esse é o comunicado que faço a V. Exª. E, ao mesmo tempo, registro que V. Exª, como Presidente do Senado Federal, tem apoiado muito não só a Procuradoria, mas a Bancada Feminina nessa luta. E esperamos que, Presidente Renan, quando nós votarmos aqui no plenário medidas relativas à reforma política, também as propostas relativas a gênero sejam postas para apreciação, porque isso é fundamental. Sabemos que temos a sua palavra e contamos com ela para que esse encaminhamento siga e seja efetivamente dado aqui no plenário.

            Era o que tinha a dizer.

            Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2015 - Página 115