Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a carta lida pelo Presidente Renan Calheiros durante reunião de Líderes.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Comentário sobre a carta lida pelo Presidente Renan Calheiros durante reunião de Líderes.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2015 - Página 117
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, RENAN CALHEIROS, SENADOR, PRESIDENTE, MOTIVO, AUTORIA, CARTA, DESTINO, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, INDEPENDENCIA, PODERES CONSTITUCIONAIS, REGISTRO, LEITURA, LOCAL, REUNIÃO, GRUPO, LIDER, SENADO.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Sr. Presidente...

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senador Antonio Carlos Valadares.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, tomei conhecimento de que V. Exª, na Reunião de Líderes, leu uma carta que hoje está publicada no Jornal do Senado... Eu aguardo que o Presidente atenda o telefone. Depois eu falo.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Senador Valadares, é que eu consegui, como eu havia dito, falar com o Senador Pedro Simon.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Fora do microfone.) - Daqui a pouco, Presidente.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Eu quero, mais uma vez, convidar o Senador Pedro Simon, que foi o autor, o primeiro subscritor dessa importante Emenda Constitucional (Pausa.)

            Senador Antonio Carlos Valadares, com a palavra, V. Exª.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE) - Sr. Presidente, como eu estava dizendo, V. Exª, ontem, na Reunião de Líderes, leu uma carta que eu considero histórica. Essa carta diz que V. Exª, na condição de Presidente do Senado, tem a obrigação, tem o dever de agir com independência.

            Logicamente, os Poderes são harmônicos e independentes. V. Exª está reafirmando uma condição que já existe na Constituição, mas vai além, quando diz ao Vice-Presidente da República, que é do seu Partido, que, na relação com o Poder Executivo, V. Exª descarta a indicação de qualquer cargo para o Poder Executivo.

            Então, eu quero realçar que essa condição que V. Exª estabelece na relação com o Poder Executivo, efetivamente, configura o desejo de todos nós que participamos do Congresso Nacional de que V. Exª continue com essa atuação que enaltece, exalta o Poder Legislativo, que é o Poder por excelência, porque emana do povo, diretamente do povo. Nós fomos eleitos para defender os Estados, e V. Exª com essa postura engrandece, sem dúvida alguma, a sua vida pública, e é por isso que eu peço que conste dos Anais desta Casa a íntegra dessa carta histórica que V. Exª entregou aos Líderes na tarde de ontem.

            Agradeço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2015 - Página 117