Discurso durante a 62ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a importância da visita ao Brasil da oposição venezuelana e do recebimento dos seus representantes por parte do Governo Federal, a fim de tornar a política externa brasileira mais democrática.

Autor
José Serra (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: José Serra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre a importância da visita ao Brasil da oposição venezuelana e do recebimento dos seus representantes por parte do Governo Federal, a fim de tornar a política externa brasileira mais democrática.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2015 - Página 141
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • APOIO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, REFERENCIA, SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RECEBIMENTO, REPRESENTANTE, OPOSIÇÃO, GOVERNO, VENEZUELA, COMENTARIO, IMPORTANCIA, CONHECIMENTO, SITUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, OBJETIVO, MELHORIA, POLITICA EXTERNA, BRASIL.

            O SR. JOSÉ SERRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria aqui, da mesma maneira que o Senador Aécio, cumprimentar V. Exª por essa conclamação que faz.

            Hoje, tive oportunidade de receber a esposa do ex-Prefeito ou do Prefeito Ledezma, Mitzy Ledezma, em meu gabinete, uma vez que ele sugeriu a ela que me procurasse, porque nos conhecemos há alguns anos, em São Paulo.

            Através do relato feito por ela, nós tivemos não apenas a noção macro do que está acontecendo, mas a noção dos dramas familiares. São mais de cem pessoas detidas por motivos políticos. Essa é que é a verdade. Não há acusações de outra natureza, nem mesmo convincentes do ponto de vista de quebrar a ordem estabelecida, embora essa ordem seja uma ordem, do ponto de vista democrático, ilegal.

            Eu creio que o apelo de V. Exª, se for atendido pelo Governo, será um ponto positivo até para o Governo, que pelo menos abrirá um canal para ouvir forças da oposição venezuelana, inclusive de familiares - no caso, ela veio com sua filha, e há esposas também de outros dirigentes presos, as mulheres -, e atuar como representante do nosso País. A política externa no Brasil tem sido a política externa de um partido, não a da Nação.

            Assim, eu quero me associar ao apelo de V. Exª e cumprimentar o nosso Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e o Senador Aécio pela iniciativa desta reunião no dia de amanhã.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2015 - Página 141