Discurso durante a 77ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar os 20 anos da Rede Vida de Televisão Televisão, nos termos dos Requerimentos nºs 171 e 498/2015, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Senadores.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar os 20 anos da Rede Vida de Televisão Televisão, nos termos dos Requerimentos nºs 171 e 498/2015, de autoria do Senador Paulo Paim e outros Senadores.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2015 - Página 322
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • PRONUNCIAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, EMISSORA, TELEVISÃO, VINCULAÇÃO, IGREJA CATOLICA.

            A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Caro Senador Paulo Paim, caros amigos, Deputado Carimbão, amigo de grandes batalhas, caro Deputado Marcos Reategui, caro fundador da REDEVIDA de televisão, João Monteiro de Barros Filho, Presidente da REDEVIDA de televisão, Cardeal Dom Orani Tempesta, como jornalista por quase 40 anos, não iria deixar de pelo menos brevemente ocupar esta tribuna para apresentar meus cumprimentos, minha solidariedade, minha admiração e meu respeito por um grupo de comunicação que tem o compromisso com aquele bem maior que é a verdade, o respeito, a pluralidade e a defesa de valores essenciais à vida. Esse é o motivo principal.

            Serei muito breve, breve como é uma reportagem na televisão, que tem um espaço muito curto, e como é o rádio.

            Eu queria, Senador Paulo Paim, cumprimentá-lo pela iniciativa, com os demais Deputados e Senadores que me antecederam. Quando vi o vídeo que apareceu ali, contando um pouquinho da história, aquele menininho que é o projeto de um sacerdote, de um padre, porque estava ali parecendo que estava na frente de um altar para oficiar uma missa, achei, quando ele pretendia ser papa, que Dom Orani Tempesta havia arrumado um concorrente. Porque antes de o Papa Francisco ser escolhido, Dom Orani Tempesta teve o nome citado, entre tantos outros prelados brasileiros, para essa nobilíssima missão, em que o Papa Francisco está dando um norte conciliador para o mundo, que está hoje extremamente convulsionado pela radicalização, especialmente no Oriente Médio. As pessoas matam por causa da sua crença. Por serem católicas ou de outra religião, as pessoas estão sendo assassinadas. Nós não imaginávamos que, no século 21, viveríamos essa dura, dramática, insensível e selvagem realidade. Não é isso que o ser humano espera da humanidade. Humanidade é outra coisa: é o entendimento, a concórdia, a solidariedade, o humanismo.

            E a REDEVIDA, em seus 20 anos, nada mais tem feito do que exaltar exatamente os valores humanos e este valor fundamental que é o respeito à vida, o respeito à crença, a crença de todos que pensam. Todos, enfim, acreditam em Deus, e esse talvez seja o maior valor. (Palmas.)

            Eu queria, então, dizer que a audiência dos canais 16 e 17 da REDEVIDA lá no nosso Estado, Senador Paulo Paim, é muito alta. Seja por meio da TV aberta (VHF ou UHF), por antenas parabólicas ou mesmo por meio da TV por assinatura, muitos gaúchos e gaúchas se informam com a REDEVIDA, o canal da família, especialmente os jovens e as pessoas que já estão com cabelos brancos. Não é o seu caso, porque você é muito jovem, e o cabelo deve ser pintado.

            Por causa das 24 horas de programação diária, muitos têm a oportunidade de aprender mais sobre o Brasil, sobre a realidade local - isso é muito importante - e sobre o mundo, com um olhar diferente: o da notícia comprometida com a verdade.

            É, portanto, um importante canal de comunicação, pelo simples fato de levar informação e conhecimento a cada um dos telespectadores das capitais brasileiras. São mais de 500 grandes e médias cidades do nosso País, num total de mais de 1,5 mil Municípios, com acesso a essa transmissão que, até o final de 2016, ano que vem, deverá estar completamente digitalizada.

            Parabenizo, por isso, a REDEVIDA pelos seus 20 anos de atuação dedicada à comunidade brasileira e cada um dos gestores e colaboradores que têm atuado no desenvolvimento e na ampliação desse canal de comunicação, que orgulha todos os jornalistas, colegas de vocês, que trabalham com tanta responsabilidade.

            Queria também cumprimentar o Diretor da REDEVIDA de Televisão, Luiz Antonio Monteiro de Barros; o Diretor da REDEVIDA em Porto Alegre, Wilton Giozza; os Coordenadores de Jornalismo na nossa capital, Porto Alegre, José Antônio Zanandréa, e de Comercialização, Júlio César Pacheco.

            Muito obrigada a todos vocês. (Palmas.) São vocês, com os demais gestores da TV no Brasil, acompanhados do trabalho dedicado e voluntário da comunidade, dioceses, paróquias e congregações, que fazem desse canal uma importante fonte de informação para muitos brasileiros.

            E como eu estou falando para comunicadores, para jornalistas, quero dizer que, também, já me manifestei aqui sobre a Medida Provisória que ontem começamos a votar, a 665, que trata exatamente de questões relacionadas aos direitos dos trabalhadores, como o seguro-desemprego.

            Já me manifestei, sou contrária a essa Medida Provisória, contrária à Medida nº 664, que trata, também, de questões relacionadas ao interesse da classe trabalhadora. Apenas a informação do dia, na mesma hora em que dou parabéns, felicidades, vida longa à REDEVIDA, que outros 20 anos, muitos mais, a gente possa aqui, Senador Paim, comemorar na nossa REDEVIDA.

            Parabéns a todos vocês. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2015 - Página 322