Pronunciamento de Ana Amélia em 07/05/2015
Discurso durante a 12ª Sessão Solene, no Congresso Nacional
Sessão solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 88, de 2015, que altera o art. 40 da Constituição Federal, relativamente ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
PREVIDENCIA SOCIAL:
- Sessão solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 88, de 2015, que altera o art. 40 da Constituição Federal, relativamente ao limite de idade para a aposentadoria compulsória do servidor público em geral, e acrescenta dispositivo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.
- Publicação
- Publicação no DCN de 08/05/2015 - Página 10
- Assunto
- Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
- Indexação
-
- CUMPRIMENTO, PEDRO SIMON, MOTIVO, AUTOR, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, OBJETO, PROMULGAÇÃO, ASSUNTO, AMPLIAÇÃO, LIMITAÇÃO, IDADE, APOSENTADORIA COMPULSORIA, FUNCIONARIO PUBLICO, JUSTIFICAÇÃO, IMPOSSIBILIDADE, PRESENÇA, EX SENADOR, PLENARIO.
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Apoio Governo/PP-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da orado-
ra.) - Permita, Sr. Presidente, Renan Calheiros, sair do Regimento, em uma cerimônia dessas, por uma questão de justiça. Primeiro, quero cumprimentá-lo pela iniciativa da cerimônia, pela relevância do que estamos aqui promulgando.
Segundo, quero cumprimentar também o Presidente da Câmara dos Deputados, o Presidente do Supre- mo Tribunal Federal, o Presidente do STJ, as demais autoridades que compõem o Poder Judiciário brasileiro.
Como Senadora do Rio Grande do Sul, faço com muita honra, em nome dos Senadores Paulo Paim e La- sier Martins, a reverência e a lembrança de que esta iniciativa que estamos promulgando agora, chamada PEC da Bengala, tem um autor que deixou esta Casa, recentemente, o Senador Pedro Simon, que ficou bastante sensibilizado com o seu gesto, Senador Renan Calheiros, de ter ligado para ele, convidando-o para que aqui estivesse presente para receber o reconhecimento dessa iniciativa de 2003.
O Senador Pedro Simon só não está aqui participando desta cerimônia tão importante por um problema
de saúde na família. Por isso, ele justifica a sua ausência.
Então, de muito bom grado, muito honradamente, tomo esta inciativa, em nome dos Senadores do Rio
Grande do Sul, porque penso que o Estado é legalista, democrático, não é um país amigo, é um Estado inte- grado à Federação brasileira que hoje tem o orgulho de saber que o seu autor, Senador Pedro Simon, é o res- ponsável pelo ato a que nós estamos assistindo neste momento.
Cumprimento o Poder Judiciário brasileiro.
Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)