Discurso durante a 81ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2015 - Página 18
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO, ENTREGA, DIPLOMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES, HOMENAGEM, RECONHECIMENTO, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, MELHORAMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Renan Calheiros; Sr. Senador Douglas Cintra, Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes; demais componentes ilustres da Mesa; Srs. Senadores, Srªs Senadoras; empresários agraciado, familiares e amigos, eu trouxe uma folha de papel, apenas para me lembrar de alguns nomes, e não para assustá-los com a longevidade de um discurso.

            Eu queria, em primeiro lugar, dizer que esta solenidade, vivenciada por todos nós, faz justiça a tantos homens ilustres do empresariado nacional, que tanto contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, com responsabilidade social, sustentabilidade, preocupação com os valores culturais e éticos do nosso País. E, entre eles, os agraciados, eu tive a iniciativa, justa e prazerosa, de indicar um dos maiores homens públicos de Sergipe e do Brasil para receber esta homenagem do Senado Federal. Trata-se do ex-governador, do ex-senador e ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, ex-deputado estadual e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, em cujos cargos, funções ou missões que lhe foram delegados, cumpriu com brilhantismo, com rara eficiência e, acima de tudo, comprometimento com os destinos do seu Estado, da sua Região Nordeste e do Brasil.

            O Senador Albano Franco é uma dessas figuras magistrais da vida social do Estado de Sergipe, da vida empresarial e da vida política, que tem como guia, como padrão de sua conduta a cordialidade, a preocupação com o seu semelhante, com o desenvolvimento do Estado. Aliás, realizando um histórico daquele que foi o patrono de sua família, o saudoso ex-governador e ex-senador Augusto Franco, que, pelas qualidades que expressava, ao longo de sua vida, deixou exemplos, deixou trabalho, deixou uma história que dignifica o Estado de Sergipe e o Brasil.

            O Dr. Augusto Franco tinha um espírito de visão tão grande que o slogan do seu governo era “O futuro é agora”. Tanto que, na última crise hídrica que Sergipe passou com o rompimento da Adutora do São Francisco, que abastece 70% do nosso Sergipe, da nossa grande Aracaju, ninguém se lembrou mais de Augusto Franco do que o povo da nossa terra, porque, há tantos anos, há mais de 30 anos, essa adutora foi construída, naturalmente com a ajuda da Petrobras, do Governo Federal, mas foi a sua luta diuturna que promoveu esta grande obra que, até hoje, significa um padrão de desenvolvimento e de preocupação com o social.

            Aqui se encontram presentes, nesta solenidade, além de tantas pessoas ilustres, familiares de Albano Franco: Walter Franco, meu querido amigo, Presidente, Diretor da TV Atalaia, um homem público identificado com o social, com a política e que tem a coragem de dizer a verdade na televisão, lutou na Assembleia Legislativa pelas Diretas, e todo o Sergipe agradece a sua coragem cívica; Ricardo, Oswaldo, Marcos e Maria Clara; Amélia, de que eu já falei; o saudoso Antônio Carlos, também um dos empresários mais dinâmicos da vida econômica de Sergipe; e o meu amigo e saudoso César Franco. E também estão presentes Eduardo Prado, Presidente da Fies; Luciano Bispo, Presidente da Alese - Assembleia Legislativa de Sergipe; Deputados Federais, Deputados Estaduais; o empresário Roberto Constâncio Vieira; a grande jornalista Thaís Bezerra; e tantos e tantos amigos que encheram ontem um avião e hoje estão aqui para homenagear este homem público a quem Sergipe muito deve.

            A sua frase que retrata a filosofia de um homem pacífico e também de ar filosofal é: "Em Sergipe, todo mundo se conhece." Toda vez que se fala mal de alguém, como diz Albano Franco, em Sergipe, todo mundo se conhece. Em política, muitas vezes, a gente fala mal, e, nem sempre, o que a gente fala mal é toda a verdade, porque todo mundo se conhece em Sergipe. (Palmas.)

            Alguém que seja criticado num determinado momento, seja por interesse político, por despeito ou por inveja, merece essa frase lá em Sergipe: “Em Sergipe, todo mundo se conhece”, porque Sergipe conhece quem é bom na classe empresarial, quem é bom na classe política, quem promove emprego e desenvolvimento. E, entre eles, há essa figura monumental que tive a felicidade de, vivo ainda aqui, participando do Senado Federal, indicar o seu nome para ser agraciado com o diploma desse inesquecível empresário José Ermírio de Moraes. As minhas homenagens aos demais que foram agraciados nesta manhã e tarde no Senado Federal.

            Muito obrigado, Sr. Presidente. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2015 - Página 18