Discurso durante a 81ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada à entrega do Diploma José Ermírio de Moraes aos agraciados em sua 6ª Premiação, conforme a Resolução nº 35/2009.
Publicação
Publicação no DSF de 27/05/2015 - Página 23
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO, ENTREGA, DIPLOMA, JOSE ERMIRIO DE MORAES, HOMENAGEM, RECONHECIMENTO, PESSOAS, CONTRIBUIÇÃO, MELHORAMENTO, EFICIENCIA, GESTÃO, INSTITUIÇÃO EMPRESARIAL.

            O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Maioria/PSD - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Eu quero cumprimentar V. Exª, Senador Renan Calheiros, Presidente desta Casa, pela sempre oportuna direção dos trabalhos, de forma sempre bastante cordata e solícita com seus pares aqui.

            Quero cumprimentar o Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Sr. Senador Douglas Cintra, do Estado de Pernambuco; o Vice-Presidente do Conselho do Diploma José Ermírio de Moraes, Sr. Senador José Agripino, nosso colega do Rio Grande do Norte; o Ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Sr. Humberto Martins; o Ministro do Tribunal de Contas do DF, Sr. José Múcio Monteiro Filho, de quem tive a honra de ser uma pessoa sempre amiga - o trabalho no TCU é muito importante; o Ministro do Tribunal de Contas da União, Sr. Walton Alencar Rodrigues, importante Ministro; o Senador, no período de 1991 a 1999, do Estado de Alagoas, Guilherme Palmeira; o Prefeito do Município de Aracaju e Governador no período de 1983 a 2006, Sr. João Alves Filho, esposo da nossa querida amiga Maria do Carmo, Senadora desta Casa; o Prefeito do Município de Maceió, Sr. Rui Palmeira; o Governador do Estado de Alagoas no período de 2007 a 2014, meu querido filho do menestrel das Alagoas, que muito admiro, Teotônio Vilela, que está lá no céu nos abençoando; e as demais autoridades aqui presentes, que, para ganhar tempo, não vou aqui nominar, todas pessoas de altíssima relevância para o setor produtivo nacional.

            Sr. Presidente, Srs. Senadores, demais presentes, eu, como Senador da República do PSD do Distrito Federal, representando Brasília, a Capital de todos os brasileiros, não poderia deixar de passar por aqui, por este seleto Plenário, para saudar este importante e relevante momento de homenagens e de entrega, para eminentes homens e líderes do setor produtivo brasileiro, deste importante Diploma José Ermírio de Moraes, um visionário, pai de um homem rico, simples e de bem, que viveu de forma intensa, sempre no desejo do bom desenvolvimento de nosso imenso Brasil, do setor produtivo nacional, também aqui agraciado com esse diploma, um dos meus ídolos, o Engenheiro Antônio Ermírio de Moraes.

            Sou engenheiro eletricista de formação pela UnB, e não poderia deixar de estar aqui saudando esse importante engenheiro, Antônio Ermírio de Moraes, pela sua história.

            Como Sub-Relator da CMO, em 2015, na área da indústria, do comércio e da micro e pequena empresa, o maior setor de inclusão social, porque gera oportunidades como o emprego tão desejado pelas brasileiras e pelos brasileiros, setor importante para o desenvolvimento econômico e empresarial para o nosso País, eu não posso deixar de homenagear essas eminentes pessoas.

            Também gostaria de homenagear nosso querido amigo, o Sr. Armando Queiroz Monteiro Filho, pai de nosso querido Ministro da Indústria e do Comércio e Senador desta Casa, Armando Monteiro, também engenheiro como eu, e ex-ministro de João Goulart. Então, um homem que eu admirei muito. Acho muito importante a entrega desse diploma a este cidadão pernambucano também, que é o pai do nosso querido Ministro Armando Monteiro.

            Homenageio também o João Evangelista Tenório, também engenheiro químico, colega de profissão.

            Quero homenagear também o Ex-Senador por Sergipe, irmão do meu amigo de curso de engenharia, Osvaldo Franco, com quem tive o prazer de estudar por quatro anos, o nosso querido Albano Franco, ex-presidente da CNI.

            E também o Nevaldo, das lojas Riachuelo e Midway Mall.

            Gente, essas rápidas palavras foram no sentido de não deixar passar em branco este importante evento aqui colocado.

            Senador Renan, ao senhor e aos demais colegas desta Casa, é com muita alegria, como novato - estou aqui apenas há quatro meses e meio -, que participo deste importante momento. Então, quero parabenizar V. Exª pela direção dos trabalhos, parabenizar todos os colegas aqui e dizer que estamos juntos por um Brasil melhor, mais evoluído.

            Quero saudar meu amigo, meu colega, nosso Presidente da República, Senador Collor, e todos os demais aqui presentes.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/05/2015 - Página 23